Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos os membros do forum.
    Encontrei este forum e penso que talvez me possam ajudar.

    Sou proprietária de um imóvel que pretendo vender neste momento. Esse imovel tem neste momento uma inquilina com menos de 50 anos, o contracto de arrendamento foi celebrado à 25 anos atrás. Escrevi à inquilina a informar que iria vender o imovel dando-lhe assim o direito de preferencia. A inquilina respondeu-me por escrito afirmando que não está interessada em adquirir o imovel. Entretanto surgiu um possivel comprador, no entanto, não sei qual o valor de indeminização a pagar à inquilina. A inquilina paga 100€ mensais, nunca houve qualquer aumento de renda durante os 25 anos. O contracto de arrendamento não tem qualquer prazo, ou seja é como se fosse sem termo.

    A inquilina pede me 8000€ para deixar o imovel.
    Gostaria se possivel que me dissessem qual o valor que tenho que pagar de indeminização e o tempo que tenho que dar á inquilina para sair.

    Desde já agradeço,
    Cumprimentos a todos
  2.  # 2

    8000 euros para sair?

    Dependendo do valor porque o vai vender, 8.000 euros pode ser um excelente negócio para si. Não sei se esse valor é correcto ou não, mas se equacionar o valor da venda, lhe subtrair os 8.000 euros, e, ainda subtrair o IRS sobre a mais valia, conclua se o negócio é bom para si ou não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: claudiasequeirasanto
  3.  # 3

    o imovel irá ser vendido por 43000€. muito sinceramente acho que pagar 8000€ é muito. a inquilina paga 100€ de renda mensais, bem sei que o contracto é antigo mas quer 8000€ e ainda quer partir todas as obras que fez em 25 anos. mais um bocadinho e ofereco lhe a casa. :/ gostava de saber legalmente o que lhe devo dar.
  4.  # 4

    Olhe que para "partir" todas as obras que fez, tem de repor como estava. Isso compensa-lhe? Se calhar não...

    Mas como lhe disse antes, não lhe sei dizer se é muito ou pouco legalmente. Só lhe dei a dica de como fazer as suas contas imediatas para concluir se seria bom ou não para si.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: claudiasequeirasanto
  5.  # 5

    Penso que a inquilina na realidade não quer chegar a um acordo e assim torna-se dificil negociar com ela. Possivelmente perderei a oportunidade de negocio porque a cada dia que passa a inquilina aumenta o valor de indeminização que quer.
  6.  # 6

    Colocado por: claudiasequeirasantoGostaria se possivel que me dissessem qual o valor que tenho que pagar de indeminização

    Tem de pagar ZERO euros. Por aquilo que a cláudia diz, ficam algumas dúvidas.

    Qual é o Valor Patrimonial do imóvel? Tem licença de utilização? Para habitação?

    Colocado por: claudiasequeirasantoEscrevi à inquilina a informar que iria vender o imovel dando-lhe assim o direito de preferencia. A inquilina respondeu-me por escrito afirmando que não está interessada em adquirir o imovel.

    Não é assim que se dá o direito de preferência. Tem de comunicar à inquilina qual a importância EXACTA por que vai vender (e respectivas condições de pagamento) e só depois dessas informações dadas é que a inquilina se pronuncia. Claro que depois, os documentos (escritura) devem condizer com aquilo que comunicou à inquilina.
    E a inquilina não precisa de sair só pelo facto de o imóvel mudar de dono.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: claudiasequeirasanto
  7.  # 7

    Colocado por: claudiasequeirasantoPossivelmente perderei a oportunidade de negocio

    O candidato a comprador só quer comprar se o imóvel ficar vazio? Pode ser ele a "tratar" das coisas depois de comprar o imóvel. Inquilina com 50 anos ... 100 euros de renda ... Diga qual é o Valor Patrimonial do imóvel para sabermos para quanto poderá aumentar a renda ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: claudiasequeirasanto
  8.  # 8

    Boa noite,
    O valor patrimonial sao 39000 , tem licença de utilizacao para habitacao.

    Na carta pedi à inquilina 39000€ que respondeu por carta afirmando nao estar interessada na compra. Afirmou nao querer comprar por qualquer valor. Nem fez nenhuma oferta pois nao estava interessada.

    Agora que encontrei um comprador com o qual negociei o imovel por 43000€, a inquilina exige o pagamento de 8000€ e dois meses para sair. Afirmando ainda que vai retirar tudo o que fez no imovel de obras durante estes anos (telhado, wc e cozinha). A renda nunca foi aumentada para compensar as obras que eram realizadas.
  9.  # 9

    O candidato a comprador apenas quer o imovel sem inquilina
  10.  # 10

    Colocado por: claudiasequeirasantoA renda nunca foi aumentada para compensar as obras que eram realizadas.

    Mas isso foi acordado entre senhorio e inquilino?
    Onde fica o imóvel e qual é a área ? Quantos quartos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: claudiasequeirasanto
  11.  # 11

    Sim foi acordado entre ambos. O imovel tem dois andares. O primeiro andar tem 4 quartos, sala ,cozinha e wc. O rc tem apenas um espaco amplo que pode ser utilizado para fins comerciais. Esse espaco esta vvazio.o imovel esta localizado em loures na freguesia de lousa. Os m2 nao lhe sei dizer de momento.
  12.  # 12

    Colocado por: claudiasequeirasantoSim foi acordado entre ambos

    Então e foi acordado para valer (a renda não ser aumentada) durante quanto tempo? E as obras aconteceram há quantos anos?

    Esse imóvel é grande; se não estiver em mau local, poderá valer bom dinheiro. Mas se acordaram algo, o acordo deve ser cumprido.
  13.  # 13

    Eu coloquei um anuncio para venda e não esperava vir a ter tantas objecções por parte da inquilina visto que ela afirmou nao querer a casa. Fiz lhe uma proposta inferior ao que coloquei no anuncio por ter em consideração a relação que haviamos estabelecido. Afinal são 25 anos. Existem duas pessoas interessadas que me fizeram propostas diferentes mas nenhum dos interessqdos quer a inquilina.
  14.  # 14

    Colocado por: JOCOREntão e foi acordado para valer (a renda não ser aumentada) durante quanto tempo?
  15.  # 15

    Foi acordado a 25 anos. As obras tem sido feitas ao longo dos tempos para que possam habitar a casa. Sei q repararam parte do telhado e remodelaram a cozinha e wc. A casa é antiga nao vale muito dinheiro mas têm aparecido pessoas interessadas. Duas fizeram propostas concretas. Mas penso que o valor pedido pela inquilina é demasiado alto. Os dois meses para deixar o imovel ate compreendo mas os 8000€ acho um exagero.
  16.  # 16

    O que eu perguntei era se quando a inquilina ia fazer as obras de beneficiação, senhorio e inquilina combinaram que a renda se manteria em 100 euros durante xis anos, ou se não disseram nada e portanto ela entende/entendeu que era para sempre.
  17.  # 17

    100€ ate ela decidir sair da casa ou em caso de falecer.
  18.  # 18

    Colocado por: claudiasequeirasanto100€ ate ela decidir sair da casa ou em caso de falecer.

    Então assim, tem de aguentar, ou então entrar em acordo com ela. Foi um negócio da China para ela.
  19.  # 19

    Acordamos que eu nao aumentaria a renda. Mas a questao é que quero vender o imovel e quero que ela saia. Ela nao pode impedir me de vende lo. Ou pedir um valor exorbitante de indeminizacao. Mas legalmente nao sei quanto é justo pagar. Se for os 8000€ pagarei mas penso que nao será. Nunca agi de má fé e agora sinto que a inquilina o faz inclusive impedindo visitas ao imovel.
  20.  # 20

    Colocado por: claudiasequeirasantoinclusive impedindo visitas ao imovel.

    Ela tem que facultar as visitas ao imóvel ao senhorio ou a quem o senhorio lá queira levar para eventual venda; fale com um advogado sobre isto.


    Colocado por: claudiasequeirasantoAcordamos que eu nao aumentaria a renda. Mas a questao é que quero vender o imovel e quero que ela saia. Ela nao pode impedir me de vende lo. Ou pedir um valor exorbitante de indeminizacao.

    Sendo assim, você está a roer a corda. É verdade que era um contrato leonino favorável à inquilina, mas acordos são acordos.

    Colocado por: claudiasequeirasantolegalmente nao sei quanto é justo pagar

    Há avaliadores que facilmente avaliarão os trabalhos feitos; assim a inquilina esteja pelos ajustes de vir a sair da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SPedro, claudiasequeirasanto
 
0.0224 seg. NEW