Iniciar sessão ou registar-se
    • ARB83
    • 19 setembro 2013 editado

# 1

Bom dia,desde já e antes demais quero agradecer a iniciativa na criação deste forum é sem dúvida de grande utilidade. Venho assim, solicitar a vossa ajuda com a seguinte questão,estou numa casa alugada há mais de 5 anos,nunca entrei em incumprimento com as rendas, no entanto surgiram alguns imprevistos a nivel económico e não tenho possibilidades de continuar a pagar o valor da renda que pago, por isso, encontrei um imóvel de valor mais baixo e quero mudar já no final do próximo mês de Outubro.O problema é que não tenho possibilidades de dar os 120 dias de aviso prévio ao senhorio estipulado por lei porque é de todo impossivel estar a pagar 2 rendas em simultâneo!Falar com o senhorio não me parece ser opção,pois logo de inicio tentou fazer um contrato que não era válido, alterou dados no mesmo depois de assinado sem o meu consentimento, tenho arranjos na casa para serem feitos desde início que nunca fez...enfim...Quando celebrei o contrato paguei 2meses de renda, um relativo ao mês em que entrei e o segundo,ao mês de caução, no entanto, não tenho nenhum comprovativo em relação a este segundo. O meu problema é, como redigir uma denuncia de contrato numa situação destas?Posso não pagar já a renda do próximo mês de Outubro?Por ser tão certa com os pagamentos das rendas já tenho o recibo relativo a esse mês,terei de o devolver? Agradecia que me podessem dar alguma orientação.
    •  
      FD
    • 19 setembro 2013

# 2

Colocado por: ARB83O meu problema é, como redigir uma denuncia de contrato numa situação destas?

Avise-o por carta registada, não mencione nada em relação ao prazo e reze para que ele não a chateie com os 120 dias de pré-aviso.

Colocado por: ARB83Posso não pagar já a renda do próximo mês de Outubro?

Se entregou caução, diga isso mesmo na carta de denúncia, que a caução serve para pagar o mês de Outubro.
    Não é assim que funciona mas, normalmente, passa.

Colocado por: ARB83Por ser tão certa com os pagamentos das rendas já tenho o recibo relativo a esse mês,terei de o devolver?

Se não o pagou, claro que sim.

Convém que antes de enviar a carta registada, ligue para o senhorio a explicar a situação mas, sem muita conversa.
    Diga simplesmente que não consegue pagar a renda que está a pagar e que tem que sair para uma casa mais barata, e que nos próximos dias ele vai receber a carta a formalizar a denúncia.
    Se ele falar no pré-aviso, diga que não consegue mesmo pagar nem tem forma de o conseguir, talvez ele "esqueça" esse facto...

Mas, fique a saber que, se o senhorio quiser, terá mesmo que pagar o que estiver em falta do pré-aviso.
    Poderá demorar algum tempo mas, a razão está do lado dele.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARB83
  1.  # 3

Colocado por: ARB83Quando celebrei o contrato paguei 2meses de renda, um relativo ao mês em que entrei e o segundo,ao mês de caução, no entanto, não tenho nenhum comprovativo em relação a este segundo

Colocado por: ARB83Por ser tão certa com os pagamentos das rendas já tenho o recibo relativo a esse mês,terei de o devolver?

Você quando entrou pagou 2 meses; o mês em que estavam, e o mês seguinte. É isso que dizia e que diz a lei. As rendas pagam-se até ao primeiro dia do mês anterior. Andam "adiantadas" sempre um mês. Não era nenhuma caução, por isso tem já o recibo de Outubro que você terá pago até ao dia 1 de Setembro (depois há os tais "descontos" dos 8 dias após o dia 1, mas isso é outra conversa).

Relativamente ao período de pré-aviso para sair "legalmente", faça como diz o FD na 3ª parte do seu comentário.
    Concordam com este comentário: Silver Wolf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARB83
  2.  # 4

Colocado por: FD
    Avise-o por carta registada, não mencione nada em relação ao prazo e reze para que ele não a chateie com os 120 dias de pré-aviso.

Se entregou caução, diga isso mesmo na carta de denúncia, que a caução serve para pagar o mês de Outubro.
    Não é assim que funciona mas, normalmente, passa.

Se não o pagou, claro que sim.

Convém que antes de enviar a carta registada, ligue para o senhorio a explicar a situação mas, sem muita conversa.
    Diga simplesmente que não consegue pagar a renda que está a pagar e que tem que sair para uma casa mais barata, e que nos próximos dias ele vai receber a carta a formalizar a denúncia.
    Se ele falar no pré-aviso, diga que não consegue mesmo pagar nem tem forma de o conseguir, talvez ele "esqueça" esse facto...

Mas, fique a saber que, se o senhorio quiser, terá mesmo que pagar o que estiver em falta do pré-aviso.
    Poderá demorar algum tempo mas, a razão está do lado dele.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ARB83
  3.  # 5

Obrigada pela orientação, assim farei, enviarei a carta e vou "rezar" para que se feche os olhos a tudo o resto.
    Contudo é óbvio que a lei do arrendamento favorece muito mais o senhorio que o inquilino.É perfeitamente natural que, atravessando o periodo que atravessamos o senhorio queira salvaguardar os seus interesses, mas e os nossos?!Com os ordenados que se praticam em portugal o valor das rendas continuam a ultrapassar a taxa de esforço que é exigida! E para além disso ainda muitos exigem 3 meses de renda? Ter que dar 120 dias de aviso para denuncia de contrato? Onde se vais buscar tanto dinheiro para pagar estas rendas em simultâneo? a actual e a futura? Já se tem recorrido a empréstimo para alugar casa...e já agora pelas condições exigidas para denuncias de contratos...acho um absurdo!!
    Mais uma vez agradeço a vossa disponibilidade e orientação.

0.0073 seg. NEW