Iniciar sessão ou registar-se
    • P
    • 19 setembro 2013

# 1

Boas,

Estou a pensar remodelar a casa de banho do meu apartamento. É uma casa de banho pequena que agora tem banheira, sanita e armário de lavatório.

Aquilo que eu estava a pensar era tirar a banheira e colocar um duche, com o chão no mosaico do chão a fazer de base e um vidro de resguardo. No mesmo espaço, onde estava a banheira, ficaria também a sanita, de modo a ter mais espaço no meio da divisão. Como está desenhado na figura anexa. O meu maior problema é se a sanita e o duche não ficam demasiado perto. A parede por trás tem um comprimento de 1.54 metros. A saída do duche deve ser para o lado da sanita, por causa da porta da divisão.

Agradecia que algum dos entendidos me dissesse se estou a pensar bem ou não fica bem assim.

Thanks!!

casa de banho
    • P
    • 19 setembro 2013

# 2

Figura:
      Captura de ecrã 2013-09-19, às 19.58.14.png
  1.  # 3

eu acho que está bom assim, apenas tem que ter algum cuidado para que a sanita fique funcional.
    Concordam com este comentário: Paulo Correia
  2.  # 4

A abertura da porta deveria ser ao contrário...uma porta esquerda.
    Concordam com este comentário: Paulo Correia
  3.  # 5

Colocado por: marco1eu acho que está bom assim, apenas tem que ter algum cuidado para que a sanita fique funcional.
    Concordam com este comentário:orcamentos.eu

Um pouco para direita, senão..... não há espaço para as pernas

Tenho visto algumas "bases de duche" em mosaico simples, e ficam fabulosas. Recentemente, vi uma feita numa única peça de Kerlite (têm chapas grandes), que fizeram a pendente na betonilha e assentaram o Kerlite.
    Para que ele acompanha-se a pendente, puseram-lhe pesos em cima durante a secagem da cola, e aquilo ficou um mimo. Quando mudar a minha casa de banho........
  4.  # 6

Boa tarde,
    Concordo que a sanita deva ser chegada um pouco mais para direita e acho que a entrada para o duche deva ser feita pela frente. Mesmo que tome duche com a porta da casa-de-banho entreaberta, tem sempre mais espaço para sair do que para cima da sanita... Já pensou em revestimentos e soluções de arrumação? Um bom planeamento é fundamental para o bom resultado de uma obra!
  5.  # 7

Colocado por: PicaretaA abertura da porta deveria ser ao contrário...uma porta esquerda.
    Concordam com este comentário:orcamentos.eu

no primeiro comentario ninguem falou em porta...........
  6.  # 8

Colocado por: trabalharmuitobemno primeiro comentario ninguem falou em porta...........

Falei eu. Qual é o o problema?
  7.  # 9

Picareta

penso que se a porta está bem representada ou seja com aquele afastamento todo á parede, então até acho preferível estar como está.
    Concordam com este comentário: trabalharmuitobem
  8.  # 10

"Ensina-se" que as portas das Wc devem ser abertas de forma a que a sanita seja a ultima coisa a se ver. Mas aqui tem de se ter cuidado com a distancia à porta do duche para não baterem os puxadores.
  9.  # 11

dedão

eheheh, também há a "teoria" de que se deve abrir a porta e ficar logo com a sanita acessível por causa das emergências.

para mim isso que diz tinha mais a ver com a questão de ficar de frente para o buraco da fechadura mesmo com a porta fechada.
    Concordam com este comentário: dedao, trabalharmuitobem
  10.  # 12

Colocado por: marco1Picareta

penso que se a porta está bem representada ou seja com aquele afastamento todo á parede, então até acho preferível estar como está.

era mexer onde não é necessario
  11.  # 13

Colocado por: marco1aquele afastamento todo á parede

Se o desenho estiver desenhado à escala tem razão, a porta a abrir para a esquerda desperdiçava esse espaço, eu é que parti do principio que era um esquema, sem escala e que a porta seria mesmo no canto (como é mais usual)...mas se calhar pensei mal.
  12.  # 14

Colocado por: Picareta
    Se o desenho estiver desenhado à escala tem razão, a porta a abrir para a esquerda desperdiçava esse espaço, eu é que parti do principio que era um esquema, sem escala e que a porta seria mesmo no canto (como é mais usual)...mas se calhar pensei mal.

foi mesmo isso que eu vi
    • VMV
    • 2 outubro 2013

# 15

Caro (a) P

Permita-me que sugira a consulta do seguinte Guia da Habitação, editado pelo IHRU:
    http://www.portaldahabitacao.pt/opencms/export/sites/portal/pt/portal/docs/GuiaHabitacao_versao_final.pdf

Se vai remodelar a casa de banho, aproveite para fazer bem feito (e isto não quer dizer mais caro), ou seja planeei muito bem a localização dos sanitários porque nem sempre é possível deslocar a sanita para outro local daquele onde se encontra instalada originalmente. Sugiro~lhe vivamente que opte por uma sanita suspensa assim como o móvel de casa de banho que irá suportar o lavatório. Ao fazer isto ficará com uma área mais fácil de limpar (sobretudo se vai instalar um duche sem base) e terá a sensação de um WC mais espaçoso.
    Procure averiguar se a parede onde pretende instalar a sanita tem espessura suficiente para embutir a estrutura de suporte da sanita suspensa e autoclismo.

Muito importante: Tenha especial atenção aquilo que depois de concluída a obra não se vai ver, mas que lhe evitará possíveis problemas com humidades, veja esta link que a vai ajudar a perceber a importância de isolar contra a humidade antes de revestir chão e paredes com o revestimento cerâmico.

http://www.wedi.pt/pdf/wedi_Broschuere_Overview_PT_2011_v1_rz_SCREEN.PDF

Por último, pondere a instalação de um extractor eléctrico.

0.0168 seg. NEW