Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Pelos gráficos apresentados só tiro uma conclusão: o sótão está mal isolado
  2.  # 22

    Mal isolado?

    Se estivesse mal isolado a temperatura interior iria acompanhar a temperatura exterior.

    Na minha óptica, sem conhecer o local, diria que pode estar mal ventilado.
    Concordam com este comentário: eu, jma, jorgealves, pedromdf
    • eu
    • 24 setembro 2013

     # 23

    Colocado por: ParamontePelos gráficos apresentados só tiro uma conclusão: o sótão está mal isolado

    Então porquê?
  3.  # 24

    Pois antes de responder: onde foi medida a temperatura exterio? sombra ou sol?
    • eu
    • 25 setembro 2013

     # 25

    Colocado por: ParamontePois antes de responder: onde foi medida a temperatura exterio? sombra ou sol?

    Então você primeiro tira conclusões e só depois faz as perguntas?

    Colocado por: euO sensor exterior, embora esteja à sombra, está num local onde fica vulnerável a correntes de ar aquecido nas telhas, reflexões e outras interferências. Aliás, a temperatura registada mostra-se um pouco mais elevada que a temperatura oficial deste local: não é problema do sensor (tem precisão de 0,5 graus), mas sim do local onde está.
  4.  # 26

    A minha modesta análise: a temperatura média (~24h) exterior (curva laranja) deverá andar por volta dos 23.

    A temperatura média no sótão (curva azul) está à volta dos 27.

    Portanto o o calor absorvido pelo sótão durante o dia não é totalmente libertado durante a noite, há uma acumulação. Se não tiver havido ventilação do sótão então, para se chegar a alguma conclusão é preciso dados de vários dias e não só um.

    estando o sensor exterior à sombra esta análise é mais validada
    • eu
    • 25 setembro 2013

     # 27

    Colocado por: ParamonteA minha modesta análise: a temperatura média (~24h) exterior (curva laranja) deverá andar por volta dos 23.

    A temperatura média no sótão (curva azul) está à volta dos 27.

    Foi a primeira coisa em que reparei: no mínimo, seria de esperar que a temperatura do sótão fosse igual à temperatura média do ar exterior. Porque é que é mais elevada? Algumas teorias:

    - A radiação solar tem sido extremamente forte, pelo que as telhas aquecem muito acima da temperatura do ar. Eu arriscaria a dizer que as telhas facilmente chegam aos 60 graus. Apesar do isolamento, parte deste calor passa para dentro do sótão;

    - O calor interior da casa sobe para o sótão. Isto nota-se bem: não tenho ainda dados concretos, mas sente-se bem a diferença das temperaturas entre cave, RC, 1º andar e sótão;

    - A ventilação noturna é insuficiente. Sim, pelo gráfico, é notório que o sótão pouco arrefece durante a noite. É isto que eu irei alterar no próximo verão. Terei que analisar duas alternativas: ventilação forçada, ou ventilação natural, abrindo outra janela no sótão...
    • dato
    • 25 setembro 2013

     # 28

    o melhor é mm abrir as janelas de noite caso as tenha..
    • eu
    • 25 setembro 2013

     # 29

    Colocado por: datoo melhor é mm abrir as janelas de noite caso as tenha..

    Sim, é óbvio que faço isso.
    • dato
    • 25 setembro 2013

     # 30

    Colocado por: eu
    Sim, é óbvio que faço isso.


    se abrir as janelas n precisa do ventilador..
    • hangas
    • 25 setembro 2013 editado

     # 31

    Colocado por: datose abrir as janelas n precisa do ventilador..


    Depende.. a convecção pode nao ser suficiente para eliminar todo o calor sensivel.
    Também depende do volume de ar existente no sotão.. se o sotao estiver cheio de "tralha" e caixotes e etc, não só "roubam" massa de ar preciosa para a convecção, como eles proprios acomulam calor que será dissipado para o ar envolvente.
    • eu
    • 25 setembro 2013

     # 32

    Colocado por: datose abrir as janelas n precisa do ventilador..

    Estamos a falar das temperaturas no sótão (não habitado) e não na zona habitada. Na zona habitada, não há problema, a ventilação natural funciona bem.

    Mas como é óbvio, a temperatura do sótão influencia a temperatura do primeiro andar. É por isso que quero melhorar a ventilação no sótão.
    • dato
    • 25 setembro 2013

     # 33

    Sou da opinião q havendo a possibilidade de ventilar com janelas(em paredes opostas) a necessidade de ventilação forcada é zero..

    Mas isso é apenas a minha opinião..(q neste fórum parece valer pouco..n sei pq continuo a insistir..lol)
  5.  # 34

    Teorizar sobre algo que nunca se viu é um exercício arriscado, mas o fascínio técnico que o gráfico causou em mim faz-me não resistir à tentação!

    Vou responder aos três pontos do "eu".

    a) Completamente de acordo. A massa de ar quente que ali fica vai funcionando como uma panela. Vai aquecendo, aquecendo, e se não for renovada não arrefece suficientemente rápido durante a noite de modo a resistir a um novo dia de sol.
    Arriscaria até dizer que o isolamento que colocou acaba por prejudicar o arrefecimento nocturno, pois acaba por isolar em ambos os sentidos.

    Não estou a dizer que não devia ter isolado, que fique claro! Apenas que, sem ventilação, o isolamento impede o arrefecimento nocturno, fazendo o que lhe compete.

    b) Aqui acho que se trata de um exagero. Está mais calor no piso superior porque o telhado está exposto ao sol durante todas essas horas. Não creio que o efeito de subida do ar quente seja significativo numa casa.
    Aliás, se colocasse mais sensores nos outros pisos, tenho a forte convicção que no Inverno e sem sol o sótão seria o piso mais frio da casa.

    c) Nem precisa de outra janela. Em tempos dei uma sugestão num sótão com cheio a mofo. Tinha uma pequena laje inclinada onde assentava o telhado. Sugeri fazerem dois furos na laje em pontos distantes do sótão e a circulação do ar por baixo das telhas fez o resto.
    Em poucos dias ficou sem cheiro e nunca mais houve cheiros.
    Se fizer uma abertura de pequena dimensão, a circulação de ar durante a noite fará o resto, retirando a massa de ar quente para o exterior.


    Algo do que escrevi pode vir a revelar-se incorrecto, pois estou a opinar sem ver, nem conhecer.

    Lanço o apelo que "chute" mais uns gráficos para a malta se entreter. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 25 setembro 2013

     # 35

    Colocado por: Silver WolfTeorizar sobre algo que nunca se viu é um exercício arriscado, mas o fascínio técnico que o gráfico causou em mim faz-me não resistir à tentação!

    Eu partilhei o gráfico para isso mesmo! ;)

    Colocado por: Silver WolfArriscaria até dizer que o isolamento que colocou acaba por prejudicar o arrefecimento nocturno, pois acaba por isolar em ambos os sentidos.

    Sem dúvida: é bom para evitar a entrada de calor, mas tem o reverso da medalha...

    Colocado por: Silver WolfNão creio que o efeito de subida do ar quente seja significativo numa casa.

    Não sei... olhe que se nota uma diferença grande de temperatura entre o rés do chão e o 1º andar. Mas brevemente terei sensores em todas as divisões: será interessante ver as diferenças de forma objetiva.
    • hangas
    • 25 setembro 2013 editado

     # 36

    Colocado por: euMas brevemente terei sensores em todas as divisões: será interessante ver as diferenças de forma objetiva.


    E voltando um bocado aos RPI, Arduinos e afins, o que eu gostava mesmo de conseguir era nao só a temperatura por divisão, mas a temperatura em vários pontos e alturas para perceber a estratificação. Acho que com 4 sensores dois junto ao tecto e 2 junto ao chao em cantos opostos ja se conseguia inferir grafico 3D da temperatura:)

    Uma vez por curiosidade, num inverno com o recuperador ligado, andei com um termopar a medir a temperatura junto ao chão, à altura da cabeça e junto ao tecto. Cheguei a ver um diferencial de 3ºC entre o chão e o tecto!
  6.  # 37

    tenho um problema semelhante, moradia de RC, 1º e sotão habitavel, Telhado em placa com telha preta e isolado por dentro com 6cm de EPS e Boltherm. A casa é aberta entre pisos e note-se bem a diferença de temperatura entre os pisos, mesmo antes de ter isolado o telhado. No inverno o aquecimento dos outros pisos serve bem para aquecer tambem o sotão.

    Claro que o efeito de convecção existe entre pisos (abertos)
  7.  # 38


    Não sei... olhe que se nota uma diferença grande de temperatura entre o rés do chão e o 1º andar. Mas brevemente terei sensores em todas as divisões: será interessante ver as diferenças de forma objetiva.


    É normal. O calor vai-se dissipando na proporção da distância da fonte, neste caso a cobertura.
    Nestes dias de verão, vai a uma cave no piso -3 ou -4 de um prédio e está bem fresquinho. ;)

    Não creio que a subida do calor seja um factor preponderante no calor do sótão.
    Arriscaria dizer que não deve contribuir nem com 10%...

    Existe uma fonte de calor e esse calor vai dissipando conforme se vai afastando.

    É o típico efeito de estufa. Ventile o sótão e vai ver como o Sótão e o primeiro piso irão arrefecer.

    Uns gráficos com o "antes" e o "depois" da ventilação, dava para uma tese de mestrado sobre ventilação! :D
    • eu
    • 29 setembro 2013 editado

     # 39

    Deixo aqui mais um gráfico, com a evolução das temperaturas nos últimos 9 dias. Os traços a verde separam os dias, pela meia-noite.

    Alguns comentários:
    -A temperatura média do sótão baixou dos 28 graus (nos dias quentes de há uma semana atrás) para os 23,5 graus (medidos agora).
    -Um facto que me surpreendeu: nestes últimos dias com chuva, apesar da temperatura exterior ser muito mais baixa que a temperatura interior do sótão, por vezes a temperatura interior sobre ligeiramente durante o dia! Alguém consegue explicar porquê? (eu tenho uma teoria...)
  8.  # 40

    Há sempre raios UV que fazem aquecer o telhado e propagar a temperatura para o interior.
 
0.0234 seg. NEW