Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Sou novo neste forum, e porque achei muito completo, resolvi pedir ajuda para uma questão.

    Pretendo fazer uma instalação com 4 lampadas, agrupadas 2 a 2 e com possibilidade de serem comandadas de 3 pontos distintos com comutadores duplos.
    Pelo que já vi no forum, não é dificil.
    A minha questão é ao nivel dos interruptores intermediários, existem tambem na versão duplos??
    Já proqurei em algumas lojas e não encontro nada.
    Será material especifico, ou só existem simples???

    Se alguém puder ajudar ficarei grato.

    Obrigado.
  2.  # 2

    resumidamente o que pretende é fazer 2 comutações de escada em que o elemento intermédio é comum as duas,

    se for isto, tem em quase todas as marcas o comutador de escada duplo, por exemplo este da Efapel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcdesign
  3.  # 3

    Colocado por: jorgealvesresumidamente o que pretende é fazer 2 comutações de escada em que o elemento intermédio é comum as duas,

    se for isto, tem em quase todas as marcas o comutador de escada duplo, por exemploesteda Efapel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jcdesign



    Sim é isso que pretendo.

    Obrigado pela ajuda.
  4.  # 4

    Caro jorgealves

    Desculpe o abuso, mas pode dizer-me como ligo o intermediario nesta instalação.

    Obrigado
      Esq ESC DPL.jpg
  5.  # 5

    no esquema tem dois comutadores de escada duplos,
    o que pretende são dois comutadores de escada e um comutador de escada duplo,

    se seguir o esquema base da comutação de escada é mais fácil,
    Concordam com este comentário: Bender
      Com Esc.jpg
  6.  # 6

    é como se tivesse 2 comutações com 4 comutadores, a única diferença é que tem um com as mesmas funções num só corpo,
  7.  # 7

    Desculpe a minha ignorância.
    Mas isto de ser amador.... :)

    O intermédio não deve ter 4 contactos de ligação?
    No comutador de escada só tenho 3, isto está a baralhar-me um pouco.

    Se puder esclarecer-me agradeço.
  8.  # 8

    Pretende uma comutação de escada com inversor pelo meio, três pontos de comando.
      08%20-%20Ficha-Tecnica-Inversor-de-Grupo.jpg
  9.  # 9

    Sim é o que pretendo.
    Embora em duplicado.

    E esse inversor é o que me disse no inicio??
    O comutador de escada duplo?
  10.  # 10

    Tem de comprar um comutador de escada duplo, dois inversores(não sei se na gama que vai comprar existe duplo) e finaliza com outro comutador de escada duplo.
  11.  # 11

    veja lá se consegue perceber assim
      Com Esc d.jpg
  12.  # 12

    Colocado por: daniel.costaTem de comprar um comutador de escada duplo, dois inversores(não sei se na gama que vai comprar existe duplo) e finaliza com outro comutador de escada duplo

    como?!?!?!?!?!?!??!?!?
  13.  # 13

    Colocado por: jcdesignBoa tarde a todos,

    Sou novo neste forum, e porque achei muito completo, resolvi pedir ajuda para uma questão.

    Pretendo fazer uma instalação com 4 lampadas, agrupadas 2 a 2 e com possibilidade de serem comandadas de 3 pontos distintos com comutadores duplos.
    Pelo que já vi no forum, não é dificil.
    A minha questão é ao nivel dos interruptores intermediários, existem tambem na versão duplos??
    Já proqurei em algumas lojas e não encontro nada.
    Será material especifico, ou só existem simples???

    Se alguém puder ajudar ficarei grato.

    Obrigado.



    jorgealves, provavelmente não percebeu o que é pretendido por isso assinalei a bold
  14.  # 14

    Muito obrigado jorgealves,

    Percebi, e é exactamente isto que preciso.

    Um abraço.
  15.  # 15

    não percebi assim...
  16.  # 16

    Desculpe jorgealves,

    acho que me precipitei ao responder.

    Se analisar o esquema anterior verifico que cada lampada só é comandada de dois pontos.
    Estou certo??

    Eu quero comandar cada lampada de 3 pontos distintos.
  17.  # 17

    Eu quero comandar cada lampada de 3 pontos distintos.

    então o que precisa é aquilo que o daniel.costa postou aqui,
    usa 2 comutadores de escada simples e um inversor de grupo.
  18.  # 18

    Colocado por: daniel.costaprovavelmente não percebeu


    Colocado por: daniel.costanão percebi assim

    é fácil de explicar esta confusão,

    os users se soubessem tanto como os profissionais não vinham aqui colocar as questões,

    o difícil como se viu neste caso não é arranjar uma solução, é sim perceber exactamente aquilo que se pretende,



    a minha exclamação tem a ver com a "lista" de material, porque o esquema está correectissimo mas não usa nenhum comutador de escada duplo.
  19.  # 19

    Obrigado aos dois pelo empenho.

    Como tinha referido no meu primeiro post, a minha questão é mesmo com o inversor ou intermédio.

    Existe esse aparelho em versão dupla??

    A ideia é não ter que instalar 2 interrupotes (inversores) e sim 1 só com 2 teclas para que possa comanda os 2 circuitos de lampadas.

    Não sei se me fiz entender.
  20.  # 20

    Colocado por: jcdesignNão sei se me fiz entender.

    não, agora eu também fiquei confuso,

    1º quantos pontos precisa DE comandar
    2º a partir de quantos locais CADA.

    na solução de inversor, pode adicionar os inversores que quiser mas é sempre um UNICO ponto comandado independentemente do numero de lampadas,

    na solução de comutador duplo tem DOIS pontos a serem comandados independentes entre si a partir de DOIS locais distintos cada um.

    ps: não conheço nenhuma solução em nenhuma marca com inversor de grupo duplo.
 
0.0215 seg. NEW