Iniciar sessão ou registar-se
    • dato
    • 23 setembro 2013

     # 61

    Qd fizer o projecto de térmica vai saber qual a energia necessária para aquecer a casa..
    Depois é q é feito o dimensionamento para a sua casa
  1.  # 62

    Colocado por: zetovoçe não me vai dizer que uma bomba de calor gasta 14 kw

    a potencia das bombas de calor é a potencia FORNECIDA e isto é igual para todas,


    a potencia instantânea consumida é dada por uma tabela em função da produção e da utilização, mas dá em média 4 a 6,5 vezes menos a potencia instantânea debitada (isto depende muito do modelo e das temperaturas),
  2.  # 63

    Colocado por: eu
    olhe entao com 22 graus segundo essa tabela estaria na zona d conforto tanto no inverno como no verao
  3.  # 64

    quando se fala em consumos de kw é sempre kwh, é impossivél essa bomba consumir 14 kw por hora, deus me livre gastava 350 kw por dia, como é que é então


    atenção que energia é a potencia no tempo,

    e estas maquinas usam uma tecnologia que varia a potencia debitada de forma modulante, por isso não temos uma potencia nominal mas sim uma potencia máxima e uma potencia mínima em funcionamento ou potencia nula em paragem.
    • zeto
    • 23 setembro 2013

     # 65

    Jorgealves e voce a bater outra vez na mesma tecla,
    Voçe pode ser instalador de bombas e ser profissional nisso não digo o contrário mas acho que voce de voltagem, KW,Watts etc, não deve entender muito, como é possivél essa bomba consumir 14.000W voce sabe o que é isso
    Tinha de ter em sua casa monofásico com 60 Amperes só para alimentar essa bomba( visto que ela funciona com monofásico) diga me agora voce tem 60 Amperes em sua casa??
  4.  # 66

    fogo os 14.000W são aquilo que a bomba FAZ\PRODUZ,

    não aquilo que ela consome.

    veja lá se consegue perceber assim:
      Cons.jpg
    • zeto
    • 23 setembro 2013 editado

     # 67

    Assim já é diferente neste caso essa consome para aquecer 3420W, mesmo assim já é um bocado mas essa é de 14kw
    Há mais pequenas penso eu de 8kw, ou só de 11kw?
  5.  # 68

    Assim já diferente neste caso essa consome para aquecer 3420W

    consumo NOMINAL, como é inverter o consumo é modulante tal como a potencia DEBITADA,


    Há mais pequenas penso eu de 8kw, ou só de 11kw?

    existem de 4Kw, 6Kw, 8Kw, 11Kw, 14Kw e 16Kw na gama Altherma,
    sendo que as unidades 11,14 e 16 podem ser monofásicas ou trifásicas enquanto que as outras só existem em monofasico,

    na gama Flex type existem 22,4Kw, 28Kw, 33,6Kw, 39,2Kw e 44,8Kw.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeto
  6.  # 69

    Colocado por: zetoe vai ficar muito bem isolada, com bloco térmico 30cm, capoto e ainda por dentro talvês pladur ou gesso projetado, e o telhado tb vai ser bem isolado


    Colocado por: jorgealvesmuito francamente acho que numa casa nova e não querendo ter chatice alguma com carregar e\ou limpar o que quer que seja, o melhor mesmo é bomba de calor que pode ser só aquecimento ou também de arrefecimento,

    ligada num piso radiante hidráulico, já existem soluções bem em conta,


    para esta solução o idela seria uma bomba de calor 8Kw com um deposito ligado a sistema solar a auxiliar quando existir radiação solar em abundacia e ao mesmo tempo a bomba de calor fazer apoio ao solar,

    tem soluções para isto a rondar os
    4600€ para o solar térmico a dar apoio ao PRH, poupando desta forma até 30% nos custos energéticos,
    ou 2500 somente para AQS a ser apoiado pela bomba de calor
    4100€ para a bomba de calor
    7000€ para o Piso radiante hidráulico
  7.  # 70

    Colocado por: jorgealves
    atenção que eu não disse que a casa estava a 18º, o que disse foi:



    o que é muito diferente,

    Certo, mas qual foi o sistema que instalou para arrefecimento?
  8.  # 71

    Colocado por: jorgealvespara esta solução o idela seria uma bomba de calor 8Kw com um deposito ligado a sistema solar a auxiliar quando existir radiação solar em abundacia e ao mesmo tempo a bomba de calor fazer apoio ao solar,

    Estou a pensar em optar por esta situação, mas com pré-instalação de ventiloconvectores para fazer frio no caso da casa aquecer muito no verão.
    A potência da bomba que indica acha que é suficiente para aquecer 220 m2?
  9.  # 72

    Colocado por: jorgealvestem soluções para isto a rondar os
    4600€ para o solar térmico a dar apoio ao PRH, poupando desta forma até 30% nos custos energéticos,
    ou 2500 somente para AQS a ser apoiado pela bomba de calor
    4100€ para a bomba de calor
    7000€ para o Piso radiante hidráulico

    Isto já inclui IVA?
  10.  # 73

    Colocado por: sergio_pintas
    Certo, mas qual foi o sistema que instalou para arrefecimento?

    foi piso radiante. quer para aquecimento quer para arrefecimento,
  11.  # 74

    Colocado por: sergio_pintas
    Isto já inclui IVA?

    nao,

    Colocado por: sergio_pintas
    Estou a pensar em optar por esta situação, mas com pré-instalação de ventiloconvectores para fazer frio no caso da casa aquecer muito no verão.
    A potência da bomba que indica acha que é suficiente para aquecer 220 m2?

    depende da casa e da solucao de radiante que instalar,

    para algumas solucoes de piso radiante nao chega,

    e claro que a localizacao da moradia tambem influencia e muito.
  12.  # 75

    Colocado por: jorgealvesdepende da casa e da solucao de radiante que instalar,

    para algumas solucoes de piso radiante nao chega,

    e claro que a localizacao da moradia tambem influencia e muito.

    Vou-lhe dar alguns dados:
    - Isolamento pelo exterior (Capotto - 6cm), bloco térmico 30cm, estuque projectado no interior;
    - Caixilharia aluminio com corte térmico e vidro duplo;
    - Localização em viseu;
    - O piso radiante será instalado juntamente com a bomba...

    Já agora quais são as diferentes soluções de piso radiante? Há assim tanta variação? O que aconselha?

    É para moradia a construir.
  13.  # 76

    Em que concelho?
  14.  # 77

    Colocado por: jorgealvesEm que concelho?

    Viseu
  15.  # 78

    quais são as diferentes soluções de piso radiante? Há assim tanta variação?

    na pratica e mais coisa menos coisa, todas usam o mesmo tipo de tubo, o mesmo tipo de isolamento termico nas palcas e o mesmo tipo de colectores,

    a diferença está no controle e na forma como este comunica com os restantes elementos do sistema (este capitulo é um bocado caro nalgumas marcas e é aqui que se "poupa" muito dinheiro e se perdem ou ganham obras),

    e na camada de material inerte que a recobre, sendo comummente aceite que uma maior espessura de betonilha dá uma maior inercia podendo ser vantajoso num sistema de grande capacidade como sejam as caldeiras ou recuperadores, um avez que a maior inercia permite que depois de aquecido , o mesmo se mantenha quente durante muito tempo, com o reverso de demorar muito tempo a atingir a temperatura de conforto,

    por outro lado se tiver uma fonte de energia de baixa potencia como pode ser o caso de bomba de calor com integração de solução solar, já convém ter uma menor espessura de betonilha para diminuir o tempo que demora atingir a temperatura de conforto,

    soluções existem muitas, só é problema quando se pensa em separado e em todos estes sistemas as coisas têm que ser encaixadas umas nas outras,

    pode ter o melhor material do mundo junto com os melhores equipamentos, mas se os mesmos não forem minimamente compatíveis não consegue ter resultados satisfatórios, assim como se o executante não souber daquilo que está a fazer,

    aliás este capitulo no meu ponto de vista é o principal porque se o executante souber trabalhar bem com os materiais e souber calcular bem a solução ele tanto faz bem com materiais fracos como com materiais de maior qualidade, sendo que no final o cliente nem sabe distinguir um bom de um menor material\equipamento,

    claro que ao fim de alguns anos as diferenças acabam por sobressair,

    O que aconselha?


    quem por aqui anda sabe que eu comercializo Daikin em bombas de calor e sou agente da Schluter em piso radiante,

    logo sou suspeito a recomendar estas ou outras.
  16.  # 79

    Colocado por: jorgealvese na camada de material inerte que a recobre, sendo comummente aceite que uma maior espessura de betonilha dá uma maior inercia podendo ser vantajoso num sistema de grande capacidade como sejam as caldeiras ou recuperadores, um avez que a maior inercia permite que depois de aquecido , o mesmo se mantenha quente durante muito tempo, com o reverso de demorar muito tempo a atingir a temperatura de conforto,

    por outro lado se tiver uma fonte de energia de baixa potencia como pode ser o caso de bomba de calor com integração de solução solar, já convém ter uma menor espessura de betonilha para diminuir o tempo que demora atingir a temperatura de conforto,

    E para quem quer o recuperador de calor e a bomba de calor, o melhor será ter também uma camada mais espessa, pois segundo a lógica, o piso depois de estar quente a bomba de calor também irá trabalhar menos. Certo?

    Colocado por: jorgealvesquem por aqui anda sabe que eu comercializo Daikin em bombas de calor e sou agente da Schluter em piso radiante,

    De onde é você?

    Também faz instalação?
  17.  # 80

    E para quem quer o recuperador de calor e a bomba de calor, o melhor será ter também uma camada mais espessa

    não é linear, mas sim pode ser vantajoso ou não, depende ainda de como será o resto da envolvente e daquilo que entenda como conforto termico,

    De onde é você?

    sou de Loures, mas a localização é irrelevante, porque trabalho em todo o pais, e até tenho aí bem perto um cliente em Coimbrões desde 1996.

    Também faz instalação?

    sim, de ambas as soluções assim como de outras,
 
0.0322 seg. NEW