Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite

Vou comecar uma vida independente e arrendei um apartamento atraves de uma agencia.
    Para garantir o apartamento paguei a primeira renda. Uma semana depois, na assinatura do contrato, paguei dois meses de caucao.
    O contrato inicia se a 1 de Outubro e ainda nao me deram as chaves. Queria pedir a agua, gas e luz e assim nao posso.

Esta situacao e normal?

Agradeco desde ja qualquer ajuda e esclarecimento.
  2.  # 2

Colocado por: fifernandesVou comecar uma vida independente e arrendei um apartamento atraves de uma agencia.

Parabéns e, felicidades nesta nova faze da sua vida.

Colocado por: fifernandesPara garantir o apartamento paguei a primeira renda. Uma semana depois, na assinatura do contrato, paguei dois meses de caucao

Fez mal. não faltam casas para arrendar...

Colocado por: fifernandesUma semana depois, na assinatura do contrato, paguei dois meses de caucao.
    O contrato inicia se a 1 de Outubro e ainda nao me deram as chaves. Queria pedir a agua, gas e luz e assim nao posso.

Deviam tê-lo feito! Ao assinar o contrato de arrendamento e pagar o valor acordado deviam entregar as chaves do apartamento. Se não o fizeram, não são pessoas cumpridoras. ou seja: não foram honestas.

Colocado por: fifernandesEsta situacao e normal?

Claro que não é normal. Normal é dar as chaves na assinatura do contrato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fifernandes
  3.  # 3

Se o contrato se inicia dia 1 de Outubro, se lhe derem as chaves dia 1 estão a cumprir tudo...
    Concordam com este comentário: bel99
  4.  # 4

Obrigada A.Madeira.

Pois, tb me parecia que algo nao esta bem...
    O que acontece e q o agente imobiliario disse q o senhorio queria ir mudar a fechadura do apartamento e resolver um problema dos estores e depois me dariam as chaves.. isto vai ha uma semana e ate agora nada...
  5.  # 5

Silver Wolf mas o normal nao e darem as chaves no momento de assinatura do contrato?
  6.  # 6

O mais comum, é.

Que razão lhe deram para a não entrega das chaves?
  7.  # 7

Refiro que ainda nao estive com o senhorio em momento algum nem tenho o seu contacto... foi tudo tratado com a agencia.

O que me foi dito foi que o senhorio queria mudar a fechadura e problemas menores do apartamento.
  8.  # 8

Mas o contrato estava assinado pelo senhorio?
  9.  # 9

Nao, eu e o meu fiador assinamos primeiro.
    O contrato foi me entregue posteriormente com todas as assinaturas porque eu pedi o mesmo para me candidatar ao porta 65. Foi ai que o agente imobliario me falou nas chaves.
    Talvez se eu nao pedisse o contrato me dessem as duas coisas ao mesmo tempo: contrato e chaves
  10.  # 10

Colocado por: fifernandesO contrato foi me entregue posteriormente com todas as assinaturas
    e carimbado nas finanças?
    Colocado por: fifernandesPara garantir o apartamento paguei a primeira renda. Uma semana depois, na assinatura do contrato, paguei dois meses de caucao

Tem recibos do que pagou?
    Tem a certeza que foi o proprietário que assinou o contrato?

Colocado por: fifernandesEsta situacao e normal?
    Não é normal. Mas, até ao momento também não é ilegal pois o contrato ainda não iniciou. O que o fifernandes fez mal foi pagar 2 meses de caução sem o contrato iniciar. Porque foi adiantar tanto dinheiro sem as chaves do imóvel? Pagava so na data do inicio do contrato, com a entrega das chaves (que normalmente é feita aquando da assinatura do contrato).

O que diz a imobiliária no meio disto tudo?
  11.  # 11

Bel99

Nunca vi os senhorios mas o contrato tem ambas as assinaturas e esta carimbado pelas financas.
    Eu paguei o que me foi pedido, disseram que era o normal. Como leiga no assunto nao estranhei.
    Recibos para ja ainda nao tenho, mas o valor que ja gastei vem descrito no contrato: uma renda e o restante de caucao.
    Quando eu fui buscar o contrato a agencia disse me q teria as chaves 2a ou 3a para fazer a mdanca e tratar das coisas.. ontem mandei uma msg ao agente mas nao tive resposta. Amanha ligo lhe sem falta. Posso exigir as chaves ou ate dia 1 resta me esperar?
  12.  # 12

Colocado por: fifernandesRecibos para ja ainda nao tenho
    Exija-os
    Colocado por: fifernandesPosso exigir as chaves ou ate dia 1 resta me esperar?
    Não me parece. Para já só pode exigir os recibos do que pagou.

Aproveite quando ligar ao mediador para pedir o contacto do senhorio, para facilitar futuras comunicações.
  13.  # 13

Aproveite e peça as chaves de imediato, não pela questão da mudança, mas por necessitar tratar dos contratos de água, luz e gás, e sem as chaves não pode agendar as ligações.

Só mau senso da parte do senhorio e/ou da agência é que não lhas dão...
    Concordam com este comentário: A. Madeira
  14.  # 14

Obrigada.
    Amanha ja espero ter novidades.
  15.  # 15

Boa tarde

Hoje de manha falei com o mediador e foi me dito que o proprietario entregaria as chaves esta tarde e que entraria em contacto comigo.
    Acontece que continua tudo igual e estou profundamente chateada com isto tudo.

No contrato diz que a entrega das chaves seria feita aquando da assinatura do mesmo.. assinei o mesmo dia 17 deste mes e ate agora nada, com a desculpa de que o senhorio queria fazer reparacoes pequenas de ultima hora no apartamento.
    Ha algo no ambito legal que eu possa fazer??
  16.  # 16

Mas no ambito legal, qual é o incumprimento, afinal ? A falta da entrega das chaves? Se sim, alegue incumprimento, anule o contrato e parta para outra...

Com tanta casa por arrendar, de norte a sul do país, não lhe será dificil encomntrar outra, certamente...

Porque não fala directamente com o senhorio em vez do mediador? No contrato constam os seus dados, não será dificil... Nem que seja por telegrama... O medidor até pode estar a reter ele próprio as chaves até receber a comissão. Será?
  17.  # 17

El_58

O problema e esse, a nao entrega das chaves.
    Ja pensei tambem que o proprietario pode estar de ma fe. Iniciando se o contrato dia 1, parece que so me esta a querer dar as chaves nessa altura!
    No contrato so consta a morada do senhorio, nada de mail ou tlm.
    Desculpe a ignorancia, mas como anulo o contrato? Se assim proceder, perco o adiantamento da renda e as caucoes?
    Estou tao chateada que so me apetece mesmo sair desta e partir para outra..
  18.  # 18

Se tem a morada, para que precisa de telemovel ou do mail?

Escreva.

Acho que há normas para o cancelamento ou anulação. Parece-me que a razão, a ser como diz, estará do seu lado. Assim sendo, não perde, nem a caução, nem o adiantamento. Mas a devolução por parte do senhorio pode demorar tempo.

No seu lugar, o que faria, era pressionar, pressionar, pressionar. Escrever uma carta registada com aviso de recepção dizendo que pretende cancelar e pedindo a devolução do dinheiro alegando que as chaves não lhe foram entregues conforme previsto no contrato, impossibilitando assim a mudança efectiva no dia 1 de Outubro com água, luz e gás devidamente contratadas.

Vai ver que terá, qui ça, a chave na hora e até um "desconto" por esse inconveniente...
  19.  # 19

Acho que vou fazer isso mesmo.
    Estive a pesquisar e nao encontrei nada sobre cancelamento de contrato de arrendamento. Como posso saber as normas e ter a certeza que nao perderei a renda e caucoes?

Agradeco desde ja a ajuda, El_58
  20.  # 20

Se é por esse caminho que quer levar a coisa, recomendo que se aconselhe com um advogado. Especialmente por já haver dinheiro envolvido.

Não sou jurista nem da área e não lhe sei explicar mais se efectivamente haverá normas ou não, mas se o seu começo já é com descontentamente, acho que de futuro a coisa vai andar sempre torcida... Fale com um advogado, é o que lhe aconselho...

0.0207 seg. NEW