Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Comprei casa em Dezemebro é usada mas com obras acabadas de fazer. Hoje ao solicitar a deslocação de um tecnico de gás ao local para instalação do esquentador e verificar se existia alguma fuga, deparei-me com uma fuga de gás. Perante esta situação nada feito à cerca do esquetador.

O que queria saber é de quem é a responsabilidade? Quem deve reparar a fuga eu o vendedor?

Pelo que já li parece-me que a casa tem garantia mesmo sendo usada estou certa? Ao mesmo tempo que quando a compramos à partida deve estar em condições para ser habitada, ou estarei enganada?

Cumpts,
    •  
      FD
    • 4 fevereiro 2009 editado

# 2

A não ser que haja dolo ou que quem lhe vendeu a casa faça disso profissão, você é que deve reparar.

Código Civil

Artigo 914.º
    (Reparação ou substituição da coisa)
    O comprador tem o direito de exigir do vendedor a reparação da coisa ou, se for necessário e esta tiver natureza fungível, a substituição dela; mas esta obrigação não existe, se o vendedor desconhecia sem culpa o vício ou a falta de qualidade de que a coisa padece.

Por outro lado, se foram efectuadas reparações à canalização do gás, quem fez as obras tem a obrigação de reparar o defeito - o direito é transmissível de proprietário para proprietário.
    À margem da lei, fale com quem lhe vendeu a casa e negoceie/proponha uma divisão dos custos.

0.0085 seg. NEW