Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos.
    Chamo-me Adriana, sou casada e mãe de 3 filhos. Sou doméstica, uma opção forçada motivada por problemas de saúde do meu filho de 13 anos. Costumo dizer por brincadeira quando me perguntam a profissão, que sou técnica superior de gestão familiar-vulgo,mãe a tempo inteiro.
    Faço esta pequena introdução para que entendam que todas as perguntas às quais busco respostas, são apenas para que um dos hobbies a que me dedico me traga conhecimentos suficientes para sonhar que um dia, talvez, consiga construir a minha casinha.É um projecto a muiiiito longo prazo, pois que sendo realista, nem agora nem nos anos mais próximos poderei ter o que desejo, a não ser, claro, um tiro de sorte na vida e consiga acertar em todos os numeros do euromilhões....aí, poderei seguir os vossos conselhos habituais e correctos, claro, de contratar uma equipe de profissionais para que executem o meu ideal de habitação.

O meu hobby: Tenho um software que sózinho, desenha casas, envolventes, tudo o que por aqui aprendi é da competência de um Arquitecto. Para quem não conhece, pode ver aqui o que é.

Neste programa, para o qual me sirvo apenas para brincar, tenho aprendido imensa coisa do que não devo fazer a nível de estrutura da casa, onde se devem abrir janelas e portas, etc,etc,etc.

É giro, acabar de fazer uns riscos, clicar num botão e aparece em 3d o que acabámos de riscar. Essa parte, é o que o programa permite fazer.
    Para melhor idealizar o que gostava de transmitir a um Arquitecto, preciso de o fazer a desenhar, é que por palavras, ainda nem o meu marido entendeu o que quero...

A porcaria das leis, por um lado, é lógico que têm de existir...há gente muito estúpida neste País!...mas, o problema é que para desenhar a minha ideia, gostava de o fazer sem asneiras do tipo, mais tarde, estou no alpendre da minha casa com vista para o estendal do vizinho, ou pior ainda para o estal de um 1º e 2º andar. Ou sou muito burra, ou isto deve ser de propósito...mas com tanta coisa diferente em tanto local diferente, fiquei à nora quando tentei perceber todas as regras, Como não sou profissional do meio, o que me importa saber é em que zona da minha área consigo encontrar O terreno.

Tenho visto alguns, mas os que mais gostei são inseridos em zonas rurais, que era exactamente onde gostava de vir a construir. Mas, não consigo perceber pelo que tenho lido, se posso construir, o quê e de que tamanho.
    Acho que não estou a procurar bem ou no sítio certo. Existe essa informação disponível para o cidadão comum?
    Se pegar numa localização retirada do google earth, posso aceder em algum lado (gratuito, claro) a informações sobre o terreno? Tipo, inclinação, área que posso utilizar (coberta e descoberta)?
    Desculpem o testamento, mas nunca tive capacidade de sintetização, daí preferir o desenho...
  2.  # 2

Também costumo brincar com esse software... Não se deixe iludir por ele, porque foi concebido para construção americana, e em madeira. Mas que dá para brincar dá!

Deve andar na versão X5 que já dá para brincar muito bem com os terrenos e daí querer "reproduzir" o landscaping heheheh

Gratuito que eu conheça não. Só se conseguir algumas cartas militares (aquelas plantas cartográficas do exército, nem sei bem como se chamam correctamente) que têm tudo referenciado.

Sobre as regras, pode encontrar essa informação nos sites de cama município. Acho que se poderá construir num terreno rústico até uma determinada percentagem. Se for um terreno com 5.000 metros quadrados, poderá construir, por exemplo 10 % o que daria para edificar 500 metros quadrados. Atenção que isto é só mesmo um exemplo, nada de real. Depois disso que acho que é genérico, temos as regras de cada município, PDM's e afins, que podem permitir mais ou menos em cada caso...

Bons sonhos adriana jules!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: adriana jules
  3.  # 3

Obrigada pela resposta. Não me deixo iludir de certezinha. Versão X3. O Landscaping pode ser reproduzido por imagem, transformado em background. Não se esqueça que isto é só brincadeira, não pretendo elaborar nenhum projecto só a precisar da assinatura de um Arquitecto, daí não me iludir, mas posso dizer-lhe que tenho procurado saber quais as espessuras das várias paredes, de que partes se compõe um telhado, tipos de revestimentos, enfim, tenho aprendido imensa coisa, tem sido um autentico curso! Mas, volto a frisar que é mesmo só para brincar.
  4.  # 4

Colocado por: adriana julesé mesmo só para brincar.

Não quer mostrar as suas brincadeiras ;))
  5.  # 5

adriana, essa forma do landscaping acaba por não ter piada nenhuma e nem dá para "curtir". É muito mais fixe criar o perímetro e marcar os pontos de elevação, gerar o terreno, construir em cima...

Acaba por ser mais "curtido", mas lá está, é brincadeira. Mas, uma brincadeira onde os curiosos (onde eu me incluo) quando chegar a hora de procurar arquitecto e companhia, já temos uma ideia básica do que queremos e eles que trabalhem depois para a nossa legislação. Você já reparou que os mínimos deles não têm nada a ver com os nossos, né? Uma sala terá de ter cerca de 20 metros quadrados e um quarto 15. Um Wc para os "cuzudos" dos americanos 5 metros. Aquele tipo de software depois só "responde" se respeitar isso. Mas dá para brincar, é lógico que dá!

Mas, como o Picareta sugere, mostre lá um pouco das suas brincadeiras. Eu tenho PC novo e ainda não instalei aqui a X5. Só tenho nos discos até à X1, e as minhas "brincadeiras" já não abrem nessas versões...

Se não sabe como fazer para "mostrar", faça a visualização em 3D e depois use por exemplo o programa PrintScreen para fazer um ficheiro de imagem que pode colocar.
  6.  # 6

Colocado por: adriana julesTenho visto alguns, mas os que mais gostei são inseridos em zonas rurais, que era exactamente onde gostava de vir a construir. Mas, não consigo perceber pelo que tenho lido, se posso construir, o quê e de que tamanho.
    Acho que não estou a procurar bem ou no sítio certo. Existe essa informação disponível para o cidadão comum?
    Se pegar numa localização retirada do google earth, posso aceder em algum lado (gratuito, claro) a informações sobre o terreno? Tipo, inclinação, área que posso utilizar (coberta e descoberta)?

Cara Adriana,

Essa informação, áreas máximas permitidas, nº de pisos permitidos, etc. poderá tentar decifrar através do PDM e do seu regulamento, no entanto não é tarefa fácil para quem não é da área.
    Muitos municípios têm uma ferramenta ( SIG ) em que a Adriana localiza o terreno que viu à venda, clica nele e essa ferramenta indica-lhe qual a classe de espaço a que esse terreno pertence e respectivas condicionantes, depois poderá consultar o regulamento do PDM em questão e ver para essa classe de espaço quais os parâmetros que tem de observar.

Aconselho-a a fazer de outra forma, escolhe vários terrenos que estejam à venda e que lhe agradem, quer pela sua localização, área, orientação solar, preço, etc. e imprime através do googlemaps / earth as respectivas localizações, vai com essas plantas à câmara e pede ao técnico do departamento de urbanismo responsável por essa zona que lhe diga o que pode ou não fazer nesses terrenos. Não leva é 10 de uma só vez :).

www.gabineteop.com
  7.  # 7

Obrigada a todos.
    Claro que mostro as brincadeiras, com todo o gosto, vai é demorar tempo porque está tudo num disco externo e vou precisar da ajuda do marido para recuperar tudo.
    EL_58 claro que tem muito mais piada criar o terreno e isso é o que faço habitualmente mas, tenho feito outra coisa ultimamente que é exportar o plano para o google earth.

Colocado por: El_58Você já reparou que os mínimos deles não têm nada a ver com os nossos, né? Uma sala terá de ter cerca de 20 metros quadrados e um quarto 15. Um Wc para os "cuzudos" dos americanos 5 metros. Aquele tipo de software depois só "responde" se respeitar isso. Mas dá para brincar, é lógico que dá!
    Olhe que não...o bom que este programa tem é que pode e está preprarado para ser manipulado...Começei com a versão 4, passei de repente para a 9 e vou na X3. Quase tudo o que a X5 faz, já se consegue fazer desde a versão X1. Já experimentei fazer uma casa inserida num lote de 500m2 na Areia, com tudo o qu encontrei no PDM Cascais (e tb tentei obedecer ao máxmo ao RGEU) e o programa permite tudo desde que insira os parâmetros necessários. É claro que o que não consigo (nem estou interessada)é preocupar-me com ligações de esgotos, redes electricas e de gás...para isso, matriculava-me num curso de Arquitectura e penava para viver disso:)
    OP (deve haver um nome próprio, não?) Muito grata pela útil informação. Talvez consiga saber o que pretendo que é essencialmente informações físicas do terreno.
    Vou tentar descobrir alguns "bonecos" que possa colocar aqui.
    Obrigada mais uma vez a todos.
  8.  # 8

Colocado por: adriana julesTenho visto alguns, mas os que mais gostei são inseridos em zonas rurais, que era exactamente onde gostava de vir a construir. Mas, não consigo perceber pelo que tenho lido, se posso construir, o quê e de que tamanho.

boa noite adriana

o poder construir e quanto se pode construir. principalmente nas zonas rurais depende geralmente da dimensão do terreno sim, da existência e da classificação do solo(PDM).
    não existe essa informação concreta para todos os terrenos, terá de ver caso a caso, ver tamanho do terreno e classificação do solo onde ele se encontra.
    Esta última parte em principio pode ver no site de cada município ou pedir para consultar o pdm pois algumas câmaras ainda não têm PDM online que se possa ler bem.

resumindo terá mesmo de vasculhar o que cada terreno lhe pode dar, ai é que se fazem bons ou maus negócios.
    Para a ajudar também poderá contratar alguém como um arquitecto, ou mesmo pedir essa ajuda. Escolhe os terrenos que mais lhe interessam e pede ajuda para a sua analise.
    cumps

0.0149 seg. NEW