Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

A minha filha está a pensar em comprar um Apartamento através de uma imobiliária (Remax), que lhe recomendou fazer uma nova proposta, através dum contrato-promessa de compra, propondo um valor X, mas com a aliciante de ser entregue uma percentagem de 20% - 30% sobre esse valor, antes de se pedir o financiamento e fazer a escritura.
    Se o fizermos, que riscos estaremos a correr e como nos devemos protejer?
    Obrigada pela vossa ajuda.
  2.  # 2

Colocado por: Assunque lhe recomendou fazer uma nova proposta

Na proposta que "está em cima da mesa" qual é o valor do sinal?
    Quem é o proprietário do apartamento? construtor ou particular?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Assun
  3.  # 3

Este imóvel já foi vendido, por aparecer comprador com dinheiro à vista e realizaram hoje o contrato de promessa de compra-venda.
    A imobiliária tinha recomendado à minha filha (compradora) uma entrega inicial de 20% do valor do imóvel. O dono do imóvel (vendedor) era uma pessoa singular.
    Por estarmos desconhecedoras destas práticas, ficamos receosas, de fazer essa entrega, sem antes tentar conhecer um pouco mais dos riscos e de como nos defendermos. E se...por algum motivo, o vendedor (dono do imóvel) não conclui o processo de venda? como assegurar que esse sinal não é perdido?
    Estou segura que a imobiliária nos iria ajudar a fazer tudo em segurança, mas .... pode o diabo tecê-las e hoje vemos tanta desonestidade que a desconfiança está mais presente, e, dinheiro, é dinheiro e custa a ganhar (pelo menos com honestidade).
    Por isso agradeço toda a ajuda que possam dar, para melhorar os meus conhecimentos e estar melhor preparada, para um futuro negócio destes.
    Muito obrigada!
  4.  # 4

Colocado por: AssunE se...por algum motivo, o vendedor (dono do imóvel) não conclui o processo de venda? como assegurar que esse sinal não é perdido?

Se o negócio não se realizar por responsabilidade do vendedor, o comprador tem direito a receber o sinal em dobro.

Regra geral não vejo qualquer problema em entregar 20% de sinal, eu com vendedor já recebi muito mais do que isso. Não pode é entregar sinais avultados a imóveis ainda em construção, se tiver dúvidas quanto à saúde financeira do construtor, se se tratar de imóveis já concluídos, não vejo problema nenhum. Deve sempre solicitar uma certidão permanente para confirmar quem é o proprietário e se existem ónus registados sobre o imóvel.
    Regra geral para um vendedor, receber 5% agora e 95% daqui a 2 meses é a mesma coisa que receber 20% agora e 80% daqui a 2 meses, as imobiliárias fazem pressão para pagarem sinais elevados, porque muitas vezes a comissão que recebem no momento do CPCV depende do valor do sinal.
    Se não tiver 100% de certeza que o banco lhe empresta o dinheiro que falta, exija uma cláusula que permita a devolução do sinal nesse caso.
    É muito importante saber quem é o vendedor, principalmente se se tratar de uma empresa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Assun
    • jlmfr
    • 18 outubro 2013 editado

# 5

Boa tarde,

Agradecia um esclarecimento relativamente aos Contratos promessa de compra e venda.

Estou interessado em compara uma moradia que está a ser construída mesmo atrás do meu apartamento atual. O construtor foi o que construiu o meu prédio/andar, sendo uma pessoa idónea, sem os riscos de "ficar com o dinheiro que der de sinal". Uma vez que o construtor irá ficar com o meu apartamento (permuta) esse facto irá também constar no CPCV que irei realizar proximamente. Uma vez que tenciona pedir empréstimo num prazo de 2 anos, necessitando apenas cerca de 60% do custo da moradia, gostaria de saber como poderei incluir no CPCV algumas clausulas relativas à possibilidade de não conseguir contrair o empréstimo por razões que não estejam dependentes de mim ,tais como desemprego, não concessão de crédito, etc....

Quando muito, poderia dar um sinal, por exemplo de 5000 € que poderia não ser devolvido pelo empreiteiro no caso de surgir alguma situação não prevista e não dependente apenas de mim??

Muito Obrigado.

0.0123 seg. NEW