Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito boa noite

    Estou em fase de compra de uma moradia que ainda está por acabar sendo que eu posso escolher os acabamentos dentro de determinados valores estabelecidos.
    Está quase tudo definido e o que ainda me está a causar duvidas é a escolha relativa ao aquecimento central e águas quentes sanitárias.
    O construtor propôs-e que colocaria recuperador de calor a lenha para aquecimento central (eu queria esta solução para o aquecimento) e que colocaria também uma caldeira Roca Mural para águas quentes sanitárias e que também faz aquecimento central. Isto está dentro dos valores acordados.
    Contudo eu não acho necessário estas duas soluções para aquecimento agora no inicio e basta-me o recuperador a lenha, assim sendo tenho 3 hipoteses:

    1 - Recuperador de calor a lenha para aquecimento central + caldeira Roca para águas quentes sanitárias e aquecimento central.

    2 - Recuperador de calor a lenha para aquecimento central + Pré-Instalação de Paineis solares + Esquentador a gás para águas quentes

    3 - Recuperador de calor a lenha para aquecimento central + Pré-Instalação de Paineis solares + Cilindro Eléctrico para águas quentes

    Como não quero sair do plafond acordado tenho que escolher uma destas opções. É importante dizer que o projecto da casa é anterior a 2008 pelo que não é obrigatório os paineis solares mas eu gostaria de os colocar futuramente.

    Posto isto pedia a ajuda de quem poder contribuir para tentar escolher entre estas opções tendo em conta a que será mais económica em termos de consumos futuros.

    Muito obrigado
  2.  # 2

    caldeira + paineis

    ab
  3.  # 3

    Se tiveres lenha a disposição e não se preocupar com o "trabalho" de andar atrás dela é um bom investimento porque depois não tens gastos de gás/eletricidade, tanto como uma caldeira dedicada a lenha como no recuperador a água. Mas junto com um cilindro que acho que deves meter logo de inicio nem que o pagues tu à parte!!

    isso somado à pré instalação dos painéis,fazer logo preparado para circulação forçada.

    e um esquentador a gás "fraquinho", dado que no verão não precisas de usar e no inverno tens o recuperador para aquecer as águas dos banhos. só usas o esquentador quando tiveres preguiça de fazer a fogueira :) tem é de ser um esquentador preparado para trabalhar com o cilindro.

    Penso que opção 2 então
  4.  # 4

    Colocado por: discovery1 - Recuperador de calor a lenha para aquecimento central + caldeira Roca para águas quentes sanitárias e aquecimento central.

    esta solução é das mais problemáticas e dispendiosa,

    para mim qualquer solução passa por solar termico (por enquanto o sol ainda é de borla) e se este for de circulação forçada basta o deposito ter a resistência eléctrica incorporada e uma serpentina adicional para ligar o recuperador,

    na falta de t€mpo a opção 2 é a mais correcta.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 29 setembro 2013

     # 5

    Para as AQS, de longe a melhor solução é o painel solar, com apoio elétrico ou por gás. Posso dizer-lhe que os meus painéis são dos mais reles do mercado, tenho apoio por resistência elétrica, e no último ano gastei apenas cerca de 60 euros em eletricidade de apoio.
  5.  # 6

    Neste momento não queria gastar mais dinheiro pelo que terei que optar por uma das soluções mencionadas? De entre a 2 e a 3 será melhor optar por um esquentador a gás (opção 2) ou por um cilindro electrico (opção 3) e neste caso não ter sequer gás em casa?

    Muito Obrigado
    • eu
    • 29 setembro 2013

     # 7

    Colocado por: discoveryDe entre a 2 e a 3 será melhor optar por um esquentador a gás (opção 2) ou por um cilindro electrico (opção 3) e neste caso não ter sequer gás em casa?

    O cilindro elétrico, com tarifa bi-horária e um temporizador, é neste momento muito mais económico que o gás.

    Colocado por: discoveryNeste momento não queria gastar mais dinheiro pelo que terei que optar por uma das soluções mencionadas

    Faça as contas. Se calhar, compensa pedir um empréstimo para adquirir um painel solar. Provavelmente, o que poupa no aquecimento da água dá para pagar os juros e parte da amortização do empréstimo...
  6.  # 8

    Ficando com pré-instalação dos paineis solares também os poderia colocar daqui a um tempo sem empréstimo. A questão é qual a melhor solução transitória. Para colocar um um cilindro ele seria inutil para quando tiver os paineis solares pois não serviria para os paineis solares. O esquentador tem a vantagem de depois poder funcionar como sistema de apoio mas obriga-me a ter gás em casa.....
  7.  # 9

    A questão é qual a melhor solução transitória

    um termo-acumulador com serpentina solar e resistência eléctrica como qaulquer termo-acumulador,

    quando desejar investir no solar é só comprar os paineis e o grupo hidráulico que aproveita todo o restante já instalado,
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 10

    Terá que ter 2 serpentinas pois é para ligar também ao recuperador a lenha. Com estas caracteristicas o preço não será já bastante alto?

    Obrigado
    Concordam com este comentário: jorgealves
  9.  # 11

    Colocado por: discoveryÉ importante dizer que o projecto da casa é anterior a 2008 pelo que não é obrigatório os paineis solares

    O Regulamento que obriga à instalação de colectores solares térmicos é o D.L. 80/2006, que entrou em vigor em julho de 2006.
 
0.0109 seg. NEW