Boa tarde, Eu vou morar sozinho (sem contrato ou alteração de contratos "da casa")mas para uma casa que pertence ao meu pai (mas ele não mora lá, e tem morada em outro local). Fico sozinho no meu agregado familiar, ou "oficialmente" terei que o juntar? Abraço
Obrigado pela resposta e peço desculpa, possivelmente expliquei-me mal. Para efeitos legais, pergunto (sendo a casa do meu pai) se o tenho que adicionar para efeitos de segurança social e finanças ao meu agregado familiar. Irei morar sozinho, mas como a casa é dele fiquei com essa dúvida, e procurei por um fórum onde me pudessem ajudar a ficar esclarecido. Cumprimentos
Você, à partida, não tem de juntar nada nem ninguém. Vai viver sózinho e mais nada. O seu agregado familiar passa a ser só de uma pessoa.
Segurança Social e Finanças não são para aqui chamadas nem têm nada a ver com isso.
Por outro lado, terá o problema de Água, Luz, Comunicações e Gás. Aí, irão pedir-lhe prova para celebrar os contratos em seu nome. Nada que o seu pai não possa resolver. Ou via contrato de arrendamento, ou via contrato de comodato. Nestas opções entra-se no âmbito familiar e há que saber se, por exemplo, é filho único? Se não for há hipotese de oposição de outros eventuais herdeiros?
Estou a abordar estas situações, para que fique 100% legal. Você pode argumentar que a casa já tem água e luz em nome do seu pai. Mas você quererá internet. Para subscrever isso em seu nome, tem de fazer a tal prova com contratos de arrendamento ou comodato, ou com ostras facturas/recibos em seu nome. Poderá fazê-lo em nome do seu pai, como é lógico.
Agora sendo pessimista. Suponha que a vidinha lhe corre mal e você deixa de poder pagar as suas contas. Já reflectiu que essas contas estão em nome do seu pai?
Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipe Santos
Muito obrigado pela resposta. A questão é que será temporário, e porque a "vidinha já corre mal" (financeiramente), tive que sair de casa (da minha mãe) e o meu pai me cedeu esta até encontrar emprego. Ficarei com as despesas, mas não vamos alterar contratos. Se por acaso ficar definitivamente por lá, irei seguir o conselho de meter, pelo menos, as contas em meu nome. A minha questão, seria mesmo por causa das finanças e segurança social, pois tenho umas papeladas para preencher onde me fazem essas questões, e tentei esclarecer com eles, e nunca me dão a mesma resposta. Mais uma vez, muito obrigado.