Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ola amigos do forum

Eu possuo uma casa de 1950, a minha dúvida é: é necessário solicitar uma licença de habitabilidade a câmara municipal??????

Obrigada
  2.  # 2

tem de pedir na junta de freguesia um documento que comprove que a construção é anterior a 1951, e nesse caso está isenta de licença de utilização /habitabilidade.
    Concordam com este comentário: 1976, CIVILPRIME
    Estas pessoas agradeceram este comentário: johnny1984
  3.  # 3

Quando pedir a licença na junta, ja posso pedir luz, água??????
  4.  # 4

Quem lhe pediu licença de utilização para pedir água e luz ?
    • 1255
    • 5 outubro 2013

# 5

Conheço câmaras que pedem a licença de habitabilidade para fornecerem a água.
    O que me parece uma treta. Querem ser mais papistas que o papa. Em casas que foram construídas há mais de 70 ou 80 anos?????
    Na altura nem sequer projectos ou licenças de construção quanto mais licenças de habitabilkidade.
  5.  # 6

a mim ainda ninguem me pediu nada, eu estou a antecipar para estar prevenido e começar tratar da burocracia
  6.  # 7

Primeiro passo que deveria ter feito era contactar os fornecedores e as entidades. Conforme lançou a questão parecia que já tinha alguma informação em concreto por parte das entidades sobre a sua questão. Para quê complicar ?
  7.  # 8

Boas,

Terá de facto solicitar essa prova na junta, no entanto com essa prova terá de solicitar na câmara municipal e emissão de uma certidão para dispensar a autorização de utilização, é a certidão da câmara que lhe vai permitir fazer tudo com a casa mesmo vender.

Atenção se a casa tiver obras posteriores mesmo que não licenciadas a câmara dificilmente passará essa certidão.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: 1976
  8.  # 9

Johnny1984....ve no meu post em como estou a dar a volta a uma questao parecida....

https://forumdacasa.com/discussion/31003/3/mais-um-a-procura-do-seu-sonho/#Item_2
  9.  # 10

Quanto tempo precisa a junta para fazer o certificado?
    Vai algum técnico da junta ou câmara para ver a casa ?
    Ja estou 3 semanas a espera e nada
  10.  # 11

Colocado por: sancardosoVai algum técnico da junta ou câmara para ver a casa ?

veja se na câmara há registo/planta geral onde se identifique a sua casa antes da entrada do rgeu, se for uma câmara grande"" ou que tenha levantamento dessa data poderá até ter, vale a pena tentar, com essa planta já pode tratar da isenção.
    se não - o que já foi falado - testemunho
    o técnico se for preciso será da câmara municipal.
  11.  # 12

No meu caso fiz um pedido a camara e foi la um tecnico atestar em como a casa era anterior a 1976, penso que demorou aproximadamente 1 mes.

No caso da actualização da caderneta predial (finanças) demorou aproximadamente 9 meses....(vergonha) e porque eu andava constantemente a enviar mais a chefe da repartição das finanças.

Abraço
  12.  # 13

a casa foi registada em 1956 para reconstrução foi feita planta e tudo para os novos aumentos, tudo direitnho, so que ouve uma inundação no chamado arquivo antigo da camra e desapareceu a planta o que sobrou( pequenos aumentos licenciados) encontrei misturado junto com outras plantas em que o nome da pessoa era igual ao do proprietario

0.0149 seg. NEW