Iniciar sessão ou registar-se
    • nribas
    • 1 outubro 2013 editado

# 1

Olá a todos,

A minha casa levou paineis termodinâmicos para aquecimento das águas sanitárias, não foi escolha, foi o que teve de ser por razões que nao vale a pena estar a explicar.

Agora e sem que antes me informassem, sou confrontado com a necessidade de estabelecernum contratonde mautençao solar onde me é pedido 120€ + IVA.

Gostaria de saber se este contrato é obrigatório por lei uma vez que voltona referir, os painéis sao termodinamicos com uma bomba de calor e nao painéis solares.

Obrigado
  1.  # 2

Colocado por: nribascontratonde mautençao solar

as bombas de calor com painéis termodinâmicos NÃO precisam do sol para nada, logo não são realmente soluções solares,

a manutenção nestes sistemas resume-se a trocar o ânodo de magnésio de 2 em 2 anos ou mais.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  2.  # 3

Se o tiver! Não tem ânodo?!
  3.  # 4

Colocado por: nribasAgora e sem que antes me informassem, sou confrontado com a necessidade de estabelecernum contratonde mautençao solar onde me é pedido 120€ + IVA.

e quem é que está a exigir esse contrato?
  4.  # 5

Colocado por: DOGMAE meteu os painéis onde?

No terraço, ou telhado da casa. Atençao que nao fui eu.

Colocado por: fernandoFerreira
    e quem é que está a exigir esse contrato?

Foi-me comunicado por email por uma funcionária do construtor.
  5.  # 6

O contrato de manutenção solar é necessário para emissão do certificado energético.
    Mas esse está carote ... Qq coisa a rondar os 80€ anuais seria mais razoável.
  6.  # 7

Colocado por: SchopferGottO contrato de manutenção solar é necessário para emissão do certificado energético.

pois era isso que eu estava a pensar... mas os paineis termodinamicos não são aceites como substituição de um sistema solar.
    portanto se a casa já está abrangida pelo Sistema de Certificação Energética, e é considerada edificio novo (licenciamento posterior a 1 de julho de 2008), o perito não pode aceitar os Termodinamicos como substituição ao Solar térmico.
  7.  # 8

Colocado por: jorgealvesas bombas de calor com painéis termodinâmicos NÃO precisam do sol para nada, logo não são realmente soluções solares,

ainda lembras-te deste a passear na fabrica da energie a vender os paineis como solução solar??
      1.jpg
  8.  # 9

Colocado por: fernandoFerreirapois era isso que eu estava a pensar... mas os paineis termodinamicos não são aceites como substituição de um sistema solar.
    portanto se a casa já está abrangida pelo Sistema de Certificação Energética, e é considerada edificio novo (licenciamento posterior a 1 de julho de 2008), o perito não pode aceitar os Termodinamicos como substituição ao Solar térmico.

não são agora... houve ali uns tempos em que eram aceites.... e há muita fracção com classe A+ á conta disso......
  9.  # 10

Colocado por: SchopferGottO contrato de manutenção solar é necessário para emissão do certificado energético.
    Mas esse está carote ... Qq coisa a rondar os 80€ anuais seria mais razoável.

Listo o que o contrato contempla para perceber se ainda assim acha "carote"

Identificação do Contrato:
    SISTEMA FORÇADO AQS

CONDIÇÕES GERAIS:
    A EMPRESA XPTO, Lda. através dos seus Instaladores Autorizados, levará a cabo as seguintes intervenções:
    Uma visita ao domicílio para a manutenção anual a realizar de acordo com agendamento entre as partes, com o custo de € 125,00. Às visitas de manutenção que por motivos alheios à EMPRESA XPTO, Lda. venham a ser realizadas para além desta será cobrada a taxa de € 10,00. Estes valores serão acrescidos de IVA à taxa em vigor.
    Em caso de avaria, toda e qualquer visita necessária para repor o correcto funcionamento do Produto.
    A visita para manutenção anual ao Sistema Solar inclui as seguintes operações:
    - Limpeza dos colectores;
    - Verificação do circulador;
    - Afinação do caudal e pressão do circuito solar;
    - Verificação do vaso de expansão;
    - Ajuste de pré-carga (se necessário);
    - Verificação da concentração de fluido anti-gelo;
    - Verificação do Ph do fluido anti-gelo;
    - Verificação do estado da estrutura;
    - Verificação dos elementos de segurança dos colectores e grupo de circulação;
    - Verificação das sondas da temperatura da instalação e do colector;
    - Verificação visual do depósito instalado (Água quente sanitária);
    - Verificação do ânodo de magnésio do depósito (Água quente sanitária), quando existente;
    - Verificação da válvula de segurança, (Água quente sanitária);
    - Verificação e regulação da válvula misturadora termostática, (Água quente sanitária);
    - Renovação, se necessário, do líquido solar no circuito ou reposição da pressão no circuito fechado (líquido não incluído no preço);
    - Purgar colectores e grupo de circulação;
    - Verificação do bom funcionamento de relógios, termóstatos e programadores;
    - Mão-de-obra necessária à substituição de peças;
    - Fornecimento de juntas, se for necessário devido às operações de manutenção;
    - Inspecção visual da instalação solar;

Não está incluída a substituição de componentes, salvo os que estão na garantia dada pelo fabricante.
    Qualquer reparação que não seja do âmbito da assistência (contrato de manutenção) ou da garantia do sistema, será debitada conforme orçamento que a EMPRESA XPTO, Lda. apresentará previamente.
    As intervenções deverão ser solicitadas através do nº de telefone 211234567 ou email: [email protected]. Estas serão agendadas com a brevidade possível, mediante as condições climatéricas que permitam o acesso aos painéis, caso seja necessário.
    O presente contrato tem a duração de 6 anos, salvo se qualquer das partes manifestar por escrito a sua vontade de resolução com pelo menos um mês de antecedência. Findo este período, o contrato poderá ser renovado por prazos a acordar entre as partes.
  10.  # 11

Colocado por: fernandoFerreira
    pois era isso que eu estava a pensar... mas os paineis termodinamicos não são aceites como substituição de um sistema solar.

O que é necessário para estar abrangida pelo Sistema de Certificação Energética. A moradia é nova, ainda está em construção.
    Desculpe a minha ignorância.

O meu objectivo é perceber o que realmente preciso e acima de tudo o que não preciso ;)
  11.  # 12

Colocado por: nribasO meu objectivo é perceber o que realmente preciso e acima de tudo o que não preciso ;)

Precisa de cumprir o que está no projecto.

Não tem um estudo térmico e uma declaração de conformidade regulamentar? se sim, cumpra o que lá está.
  12.  # 13

esse contrato é para colectores Solares Térmicos. Não serve para termodinamicos.

se a sua casa teve Projecto Térmico e DCR, tem de meter um sistema Solar Térmico, e apresentar o respectivo contracto de manutenção a quem lhe for fazer o Certificado Energético.
    (a não ser que a casa esteja à sombra...)
  13.  # 14

Colocado por: PicaretaPrecisa de cumprir o que está no projecto.

Não tem um estudo térmico e uma declaração de conformidade regulamentar? se sim, cumpra o que lá está.

Caro Picareta, eu trabalho na área da Informática, mais concretamente programação. Se me falar em tópicos da minha área, facilmente entenderei e saberei do que fala. Relativamente a construir uma casa e mais concretamente à forma como a minha está a ser feita, sou bastante leigo. Na área da construção civil constato 2 tristes factos. Quem manda fazer percebe pouco e quem está a fazer regra geral é um chico esperto.

Dúvido que tenha sido feito um estudo térmico, muito menos essa declaração que fala.
  14.  # 15

Colocado por: fernandoFerreiraesse contrato é para colectores Solares Térmicos. Não serve para termodinamicos.

se a sua casa teve Projecto Térmico e DCR, tem de meter um sistema Solar Térmico, e apresentar o respectivo contracto de manutenção a quem lhe for fazer o Certificado Energético.
    (a não ser que a casa esteja à sombra...)

Caro fernandoFerreira, eu não fazia ideia que teria de existir um Projecto térmico.
    Se reparar na resposta que dei ao Picareta, vai perceber porquê.
  15.  # 16

Dúvido que tenha sido feito um estudo térmico, muito menos essa declaração que fala.

obrigatoriamente foi feita uma DCR (Declaração de Conformidade Regulamentar), é mais um dos documentos que compõem o processo a entregar na câmara municipal e necessario para obter a licença de construção.

Obrigatoriamente vai ter que colocar uma qualquer solução SOLAR térmica,

a bomba de calor com absorvedor externo (vulgo painel termo-dinâmico) não é elegível para efeitos de conformidade regulamentar,

0.0200 seg. NEW