Iniciar sessão ou registar-se
    • Filip3
    • 3 outubro 2013 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Estou em fase terminal a finalizar a planta / projecto para minha moradia,

    Deixo a planta da forma em que se encontra neste momento,

    Aceito opiniões, criticas (especialmente) construtivas que possam ajudar a melhorar (corrigir) alguma falha.


    Neste momento já fizemos uma alteração da zona de entrada (quadro eléctrico), cozinha e WC.

    Como não tenho a planta actualizada, anexo um pequeno esboço:


    Obrigado por todos os comentários
  1.  # 2

    Pode colocar a planta com melhor resolução?
    Assim como está é difícil perceber algo.

    Indique também as condicionantes, orientação solar e localização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filip3
    • Filip3
    • 4 outubro 2013 editado

     # 3

    A resolução está anexa.

    Orientação Nascente (quartos) Poente (sala) Sul.

    Localização Vila Nova de Gaia, condicionantes relevantes, afastamento de vão de 5 metros.

    Estes 3Ds já não estão actualizados, mas dá para perceber melhor a ideia:4
    http://img96.imageshack.us/img96/7586/2g4e.jpg

    http://img33.imageshack.us/img33/2575/bmvf.jpg
  2.  # 4

    Meus comentários:

    - pensava que o limite entre vizinhos para ter janela era de 3m e não de 5m. Porque são os 5m?
    - sendo o terreno estreito, não ponderou ter os quartos num 1º andar?
    - cadê a entrada/hall? É essa porta a sul na sala? Ok.... vai quase sempre entrar pela garagem.... :-)
    - a cozinha "é na sala" tipo kitchenet? Atenção aos cheiros/barulhos e arrumação. Tenha atenção na escolha dos móveis, vão estar sempre visíveis da sala...
    - pessoalmente, em vivendas para o dia-a-dia, não gosto de abrir a porta de casa e dar-se de caras com a sala/cozinha.... ponderava criar aí algo tipo uma antecâmara....
    - escolha o chão de modo a que não condicione o trabalho na cozinha
    - estando limitado em espaço, aquela área junto ás escadas e entrada para a IS é desperdício (pouco eu sei...)
    - closet, se a entrada fosse central, teria mais arrumação
    - a cave é enorme, vai deixar estar assim a nível de projeto? Atenção que essa área vai contar para efeitos de IMI e afins...
    - para que é aquela rampa que vai dar à janela da suite?
    - onde será a sala de máquinas para a piscina?
    - quem estiver na piscina, terá de passar pela sala para ir a uma IS... pode ser chato.... molhar/sujar o chão....
    - na IS social/quartos, trocava a loiça sanitária com o lavatório, de modo a reduzir barulhos no quarto adjacente.
    Concordam com este comentário: CIVILPRIME
  3.  # 5

    um comentário meu é que acho sinceramente pouco ter apenas 1 wc para banhos dos dois quartos mais social.... Acho que deveria ter mais um wc, mesmo para a situação que mafgod disse, se estiver na piscina e quer ir ao wc tem de passar sala, cozinha, e aquele corredor até ao wc... acho pouco funcional
    Concordam com este comentário: Filip3
    • Filip3
    • 5 outubro 2013 editado

     # 6

    Colocado por: mafgodMeus comentários:

    - pensava que o limite entre vizinhos para ter janela era de 3m e não de 5m. Porque são os 5m?
    PDM Vila Nova de Gaia - 5 metros para vãos.
    - sendo o terreno estreito, não ponderou ter os quartos num 1º andar?
    O terreno estava loteado R/C + 1 - foi alterado para R/C E Cava propositadamente devido á inclinação e e altura.
    - cadê a entrada/hall? É essa porta a sul na sala? Ok.... vai quase sempre entrar pela garagem.... :-)
    As entradas serão quase a 100% pela garagem como se passa actualmente no apartamento. A Caixa eléctrica na entrada será para funcionar como quebra para a cozinha. - esta é a Area que tive mais dificuldade definir. ;-)
    - a cozinha "é na sala" tipo kitchenet? Atenção aos cheiros/barulhos e arrumação. Tenha atenção na escolha dos móveis, vão estar sempre visíveis da sala...
    - pessoalmente, em vivendas para o dia-a-dia, não gosto de abrir a porta de casa e dar-se de caras com a sala/cozinha.... ponderava criar aí algo tipo uma antecâmara....
    O kitchenet foi defenido de inicio. A ideia é aproveitar a luminosidade para poente. A longo prazo talvez venha a ser um erro!
    - escolha o chão de modo a que não condicione o trabalho na cozinha
    - estando limitado em espaço, aquela área junto ás escadas e entrada para a IS é desperdício (pouco eu sei...)
    - closet, se a entrada fosse central, teria mais arrumação.
    Também acho, mas não conseguimos melhor localização, para a disposição do quarto, estou aberto a sugestões
    - a cave é enorme, vai deixar estar assim a nível de projeto? Atenção que essa área vai contar para efeitos de IMI e afins...
    A ideia é ficar assim como garagem, privilegio essa area e a mesma vai conta como 25% no IMI! Se fosse hoje.. Não a teria feito tão grande... por questoes de custos de obra. O terreno e a alteração de loteamento estão prontos, não há grande volta a dar...
    - para que é aquela rampa que vai dar à janela da suite?
    Na frente da casa a mesma tem de estar junto ao solo até 1,20 metros para ser considerada R/C.
    - onde será a sala de máquinas para a piscina?
    A piscina será secundário, ser houver €€€, provavelmente enterrada na parte traseira..
    - quem estiver na piscina, terá de passar pela sala para ir a uma IS... pode ser chato.... molhar/sujar o chão....
    - na IS social/quartos, trocava a loiça sanitária com o lavatório, de modo a reduzir barulhos no quarto adjacente.
    Excelente ideia! temos um vão na IS grande, vamos ver como trabalhar melhor aquela zona!


    Obrigado por todas as dicas!

    Só uma nota, esta moradia vai ter um orçamento muito controldo e reduzido, pelo que algumas soluções tem de ser o mais simples possivéis...

    Já se vai gastar um pouco mais na estrutura para não haver vigas e pilares á vista, vamos tentar apontar para um pouco mais que o valor "magico" sem arranjos exteriores, licenças, muros, etc...

  4.  # 7

    Colocado por: lfvmagalhaesum comentário meu é que acho sinceramente pouco ter apenas 1 wc para banhos dos dois quartos mais social.... Acho que deveria ter mais um wc, mesmo para a situação que mafgod disse, se estiver na piscina e quer ir ao wc tem de passar sala, cozinha, e aquele corredor até ao wc... acho pouco funcional
    Concordam com este comentário:Filip3


    Também sou da mesma opinião, mas a questão do espaço e o controlo de custos, não permitem os dois.

    de facto o corredor é uma situação que não me agrada a 100% por desperdício de espaço.

    Obrigado!
  5.  # 8

  6.  # 9

    Boa tarde,

    Gostava de ouvir mais opiniões sobre a planta.

    Obrigado
  7.  # 10

    Olá Filip3!

    Parabéns pela sua casa :)

    Estive a olhar para a planta e tenho um reparo a fazer.

    A grande moda de agora é fazer as cozinhas tipo kitchenette juntamente com a sala à americana. É muito giro nas revistas e quando as coisas estão arrumadinhas, ou quando a família, por hábito não cozinha muito em casa.
    No entanto, a cozinha é um sitio de trabalho, com barulho, cheiros e por norma, se muito utilizada, nunca está muito arrumadinha como o desejado, além de que, quer queiramos, quer não, tem gordura.
    A minha opinião é de que as cozinhas devem estar "confinadas" a 4 paredes, para que tudo aquilo que descrevi acima não se propague para a sala.
    Há lá coisa mais prática do que chegar alguém a nossa casa e podermos fechar a porta da cozinha para que ninguém veja o que lá está?
    Uma sala de 40 m2 pode bem ter 30m2, para dar mais espaço à cozinha.

    :)
  8.  # 11

    Colocado por: mafgod- pensava que o limite entre vizinhos para ter janela era de 3m e não de 5m. Porque são os 5m?

    é obrigatorio em Vila nova de Gaia.
    Colocado por: mafgod- cadê a entrada/hall? É essa porta a sul na sala? Ok.... vai quase sempre entrar pela garagem.... :-)

    exacto
    Colocado por: mafgod- pessoalmente, em vivendas para o dia-a-dia, não gosto de abrir a porta de casa e dar-se de caras com a sala/cozinha.... ponderava criar aí algo tipo uma antecâmara....

    a ideia é essa, com a colocação daquele armário(quadro eléctrico/roupeiro)
    Colocado por: mafgod- estando limitado em espaço, aquela área junto ás escadas e entrada para a IS é desperdício (pouco eu sei...)

    é resultante da organização e desafoga o corredor, se reparar ao fechar esse espaço o corredor seria pronunciado.
    Colocado por: mafgod- para que é aquela rampa que vai dar à janela da suite?

    é modelação de terreno, não é rampa, é indicação de inclinação. acaba abaixo da lage
    Colocado por: mafgod- na IS social/quartos, trocava a loiça sanitária com o lavatório, de modo a reduzir barulhos no quarto adjacente.

    questões de pratica na disposição de peças, acessibilidades e movimento em wc. o barulho resolve-se caso necessário com dupla parede e isolamento.

    Colocado por: Elise C.A minha opinião é de que as cozinhas devem estar "confinadas" a 4 paredes, para que tudo aquilo que descrevi acima não se propague para a sala.

    Elise, neste caso são opções das pessoas, pessoalmente não vejo problemas na ligação de sala/cozinha, isto claro desde que bem executada em termos de ligação, e principalmente quando há área para isso. Os fumos resolvem-se ena maior parte pela extracção adequada.

    sou eu o autor do estudo,
    cumps
    e abraço ao Filipe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filip3
  9.  # 12

    Colocado por: Fernando Gabrielsou eu o autor do estudo,


    podem ver aqui mais informação
    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.530331853673302.126668.249551441751346&type=3

    cumps
  10.  # 13

    Colocado por: Fernando Gabriel

    podem ver aqui mais informação
    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.530331853673302.126668.249551441751346&type=3

    cumps


    Isto é das tais coisas: Cada um sabe como vive e gosta de viver. Respondi apenas ao apelo do Filip3, quanto a opiniões sobre a planta :)
    Eu no meu caso, estou a remodelar uma casa por inteiro que adquiri recentemente, e uma das situações que não me agrada na minha casa é facto de a cozinha ser o local de passagem para os quartos e SI. Mas como a casa já está construída e o orçamento neste momento é escasso, resta-me adaptar-me e um dia mais tarde, mudar aquela situação.
  11.  # 14

    Colocado por: Fernando Gabrielsou eu o autor do estudo,
    :-)

    Colocado por: Fernando GabrielOs fumos resolvem-se
    Não querendo contrariar mas... os fumos podem-se resolver, agora os cheiros/vapor, sei não....
    Se tiver uma panela de pressão a deitar vapor pelo pipo durante uns minutos no fogão, se estiver a fritar batatas/peixe ou a grelhar carne/peixe... não sei até que ponto não vai ter cheiros e eventualmente vapor na cozinha/sala.... mas...
    Colocado por: Fernando Gabrielneste caso são opções das pessoas
    se sendo assim, desde que estejam alertadas e aceitem, quem sou eu para contrariar :-)

    Colocado por: Filip3Estou em fase terminal a finalizar a planta / projecto para minha moradia,
    Visto que o projeto é alguém da "casa", vai também criar uma discussão com o evoluir da construção?
  12.  # 15

    Colocado por: Elise C.Respondi apenas ao apelo do Filip3, quanto a opiniões sobre a planta :)
    Eu no meu caso, estou a remodelar uma casa por inteiro que adquiri recentemente, e uma das situações que não me agrada na minha casa é facto de a cozinha ser o local de passagem para os quartos e SI. Mas como a casa já está construída e o orçamento neste momento é escasso, resta-me adaptar-me e um dia mais tarde, mudar aquela situação.

    e respondeu bem, como autor tentei elucidar o que levou a esse resultado
    já estudou essa situação da cozinha bem?
    a minha experiência têm me vindo a dizer que muitas vezes há solução e que possa cumprir orçamento. é mesmo caso de estudar, pedir a um profissional para a estudar.
    cumps
  13.  # 16

    Colocado por: Fernando Gabriel
    e respondeu bem, como autor tentei elucidar o que levou a esse resultado
    já estudou essa situação da cozinha bem?
    a minha experiência têm me vindo a dizer que muitas vezes há solução e que possa cumprir orçamento. é mesmo caso de estudar, pedir a um profissional para a estudar.
    cumps


    Felizmente tenho uma amiga e arquitecta (que trabalha todos os dias na área), que me tem estado a aconselhar. Por enquanto, e foi a conclusão a que chegamos, a cozinha fica ali. Mais tarde, quando houver mais dinheiro, vamos mudá-la de sitio. A casa principal não é enorme. Mas como é uma moradia com vários anexos com paredes para a casa principal, uma das soluções passa por fazer a cozinha numa dessas partes.

    Por enquanto, tem de ser como está :)
  14.  # 17

    Colocado por: Fernando GabrielOs fumos resolvem-se na maior parte pela extracção adequada.

    Colocado por: mafgodNão querendo contrariar mas... os fumos podem-se resolver, agora os cheiros/vapor, sei não....
    Se tiver uma panela de pressão a deitar vapor pelo pipo durante uns minutos no fogão, se estiver a fritar batatas/peixe ou a grelhar carne/peixe... não sei até que ponto não vai ter cheiros e eventualmente vapor na cozinha/sala.... mas...

    como disse depende muito da extracção e da área disponível (área de ligação entre espaços).
    cá em casa a distância entre sala e cozinha é a mesma, tirando a parte das paredes e portas, e se tiver de cozinhar algo mais requintado"" tenho sempre de fechar as portas.
    agora se resulta totalmente fechar portas(além do incomodo)? não, o cheiro passa sempre para a sala, apesar de duas paredes e duas portas, para resultar teria de viver fechado - ter as portas fechadas muito tempo e mesmo arejando.
    por isso a minha ideia passa muito pela extracção, por uma boa extracção e circulação de ar.
    mas é a minha ideia, cada um...
    cumps
    Concordam com este comentário: mafgod
  15.  # 18

    Colocado por: Elise C.Felizmente tenho uma amiga e arquitecta (que trabalha todos os dias na área), que me tem estado a aconselhar. Por enquanto, e foi a conclusão a que chegamos, a cozinha fica ali. Mais tarde, quando houver mais dinheiro, vamos mudá-la de sitio. A casa principal não é enorme. Mas como é uma moradia com vários anexos com paredes para a casa principal, uma das soluções passa por fazer a cozinha numa dessas partes.

    Por enquanto, tem de ser como está :)


    há casos que não dá mesmo não, mas primeiro, para ter a certeza "dê nas orelhas" à sua amiga, "esprema-a" ;) (brinco)
    não digo que seja o caso, mas por vezes a solução está ali à nossa frente à nossa espera
    nesta profissão a diferença entre o mau/bom/melhor é pensar e pensar, questionar soluções e saber escolher. Já me aconteceu muitas vezes encontrar solução onde não a via, mas para isso é preciso deixar fintar e voltar a amassar.
  16.  # 19

    Colocado por: mafgodisto que o projeto é alguém da "casa", vai também criar uma discussão com o evoluir da construção?

    vamos ver, se andar eu próprio abro tópico, isto com a concordância do cliente sempre, claro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  17.  # 20

    Colocado por: Fernando Gabriel

    há casos que não dá mesmo não, mas primeiro, para ter a certeza "dê nas orelhas" à sua amiga, "esprema-a" ;) (brinco)
    não digo que seja o caso, mas por vezes a solução está ali à nossa frente à nossa espera
    nesta profissão a diferença entre o mau/bom/melhor é pensar e pensar, questionar soluções e saber escolher. Já me aconteceu muitas vezes encontrar solução onde não a via, mas para isso é preciso deixar fintar e voltar a amassar.



    Vou enviar-lhe por mensagem privada as fotos da casa.
 
0.0273 seg. NEW