Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!
    Pesquisei e não encontrei nada por aqui sobre este tema, e vai daí:

    O que é necessário? Cuidados a ter?
    •  
      imbs
    • 4 outubro 2013

     # 2

    Colocado por: ragdollO que é necessário? Cuidados a ter?


    Na minha opinião nunca se deve dar poder por completo a uma empresa de gestão de condomínio, a não ser que ao longo do tempo se venha a mostrar confiável. No meu prédio temos uma empresa externa que gere e trata de maior parte dos assuntos com autonomia. Mas, para decisões importantes e pagamentos, temos 2 moradores administradores.

    Alguns cuidados que me vêm agora à cabeça:
    Pedir lista de prédios clientes, ou alguns clientes, e falar com outros condomínios para saber se estão satisfeitos;
    Pedir para ler o contrato com alguma antecedência;
    Saber se no valor que o condomínio mensalmente está incluído algo mais do que o 'obrigatório'. Por exemplo: Há empresas de cobram um extra só por virem trocar uma lâmpada. Há empresas que só fazem uma 'vistoria' às áreas comuns uma vez por mês.
    Por aí fora...

    Aconselho a escolher empresas com algum portfólio, porque há algumas que estão 'contratadas' e não fazem nada!
  2.  # 3

    E quais devem ser as rotinas normais?
    Vistorias semana sim semana não, 1 vez/mês, etc?

    Mas na eventualidade de mudar, é preciso arranjar logo orçamentos de outras empresas? Chamar as outras empresas à reunião?
    • 1976
    • 5 outubro 2013

     # 4

    não. a assembleia aprova o orçamento que entender como mais vantajoso.
    não há ai ninguém com tempo que possa assumir a gestão? tipo reformado, etc.?
    eu se pudesse mandava a empresa que gere o meu à fava... mas eles nas reuniões têm procuração de condóminos e acabam por aprovar sempre o que muito bem entendem....
  3.  # 5

    >E quais devem ser as rotinas normais?
    Vistorias semana sim semana não, 1 vez/mês, etc?


    Isso cabe aos condóminos escolher. Em certos prédios quinzenal chega, noutros é melhor semanal. Mensal parece-me um bocado curto, mas depende...
    •  
      imbs
    • 6 outubro 2013

     # 6

    Colocado por: ragdollE quais devem ser as rotinas normais?
    Vistorias semana sim semana não, 1 vez/mês, etc?


    Depende dos prédios e dos condóminos claro. Um prédio com 50 fracções, elevadores e garagens não exige o mesmo que um prédio com 10 fracções, sem garagens nem elevadores.

    Normalmente as empresas ditam o preço para a rotina dita normal - a assembleia geral obrigatória anual, uma limpeza por semana e vistoria e pouco mais. Reuniões extraordinárias, limpezas a fundo, envio de correio e comunicações oficiosas entre condomínio e fracções estão por regra, excluídos.

    Para mim o normal seria limpeza 2 vezes por semana, 1 vistoria para verificar luzes e outras coisas que fossem de fácil resolução, a assembleia geral e mais duas reuniões. Mas esta última parte das reuniões, normalmente paga-se 'à peça'. Tudo depende do que o seu prédio necessita. E mais uma vez, acho que deve haver sempre alguém nomeado administrador para tratar de tudo com a empresa e o poder não estar apenas de um lado da balança.
 
0.0123 seg. NEW