Iniciar sessão ou registar-se
    • Neon
    • 8 outubro 2013

# 61

Colocado por: luisvvDuvida mal. A divida dos EUA foi rebaixada em 2011

Sim, tem razão, foi reduzida para AA+, exclusivamente pela S&P e foi por isso mesmo que foi levada para tribunal.

Já em junho deste ano já veio assim dar o dito por não dito. que mantinha em AA+ mas passava de uma perspectiva negativa para perspectiva estável.

Mas o mais curioso é que os EUA estão a menos de 2 semana de potencialmente poder entrar em default pela 1.º vez e não vejo grande alarido. Se fosse na europa, já andava tudo à beira de lixo
    Concordam com este comentário: eu, maria rodrigues
  1.  # 62

ja o ano passado os USA estiveram á beira do Default.... mas á ultima da hora, foi aprovado o aumento do tecto do endividamento...

o mesmo vai acontecer.... vao andar a marinar, enquanto isso os mercados externos vao tremer, taxas mais altas etc etc etc..... e plim no ultimo dia horas antes do default é aprovada a lei que permite o endividamento...tudo volta ao normal...

So uma curiosidade: só este ano a Goldman Sachs ja informou que os seus lucros cresceram 60% face ao ano anterior.....precisam mesmo que seja dito mais alguma coisa?
    Concordam com este comentário: eu, Neon
    • eu
    • 8 outubro 2013 editado

# 63

Colocado por: loverscoutSo uma curiosidade: só este ano a Goldman Sachs ja informou que os seus lucros cresceram 60% face ao ano anterior.....precisam mesmo que seja dito mais alguma coisa?

Isto só significa que eles são muito competentes a manipular interpretar os mercados financeiros internacionais.
  2.  # 64

isto só significa quem realmente lucra com toda esta pseudo crise mundial!

Em portugal existe corrupção sim senhora e nao os estou a desculpar, mas é importante que as pessoas percebam quem realmente nos está a roubar......o governo é uma mera marioneta!
  3.  # 65

Obviamente que se amanha todos os bancos estiverem falidos não existe "garantia" para ninguém. ponto final. parágrafo.
    Nem em Portugal, nem na maioria dos países ditos "civilizados".

Não é preciso serem todos os bancos. Para todos os efeitos, um banco como o Banif tem cerca de 5 mil milhões em risco em depósitos garantidos.

No entanto a possibilidade de isso acontecer é ínfima (apesar de nos quererem fazer crer a todos que não). o Luis sabe melhor do que eu que há BANCOS e há bancos. Por esse mundo fora existem falências de bancos e ainda não vi que tenha sido decretado o fim do sistema bancário.

Mas quem falou no fim do sistema bancário ? O que eu disse foi que a garantia dos depósitos é uma ficção.

Agora se me demonstrar que o fundo de garantia não cobre o caso de falência do Banif, ai tiro-lhe o chapéu seu guruzão da desgraça :)

O FGD tem activos de 1, qualquer coisa, o capital "garantido" no Banif deve superar os 5. Claro que o Banif tem activos para liquidar, mas estes são, genericamente: a) créditos (cujas imparidades, em parte, levaram o banco à necessidade de recapitalizar) b) títulos de dívida c) participações sociais;

Mas os passivos dos bancos não se limitam aos depósitos.. ;-)
  4.  # 66

Mas o mais curioso é que os EUA estão a menos de 2 semana de potencialmente poder entrar em default pela 1.º vez e não vejo grande alarido. Se fosse na europa, já andava tudo à beira de lixo

As diferenças:
    a) Quando os EUA colocam dívida, a procura aparece, e a preços aceitáveis.
    b) O "risco" de default não decorre de dificuldades para obter fundos, mas meramente de decisões políticas, pelo que não é percebido da mesma forma.

Filme já muitas vezes visto, com final mais ou menos conhecido.
  5.  # 67

Colocado por: eu
    O verdadeiro governo... mundial?
    Concordam com este comentário:Neon,loverscout

Mas é que não tenho duvidas nenhumas ...

http://en.wikipedia.org/wiki/Goldman%E2%80%93Sachs_family
  6.  # 68

Colocado por: luisvva) Quando os EUA colocam dívida, a procura aparece, e a preços aceitáveis.

Não é o banco federal que compra a dívida?
    • eu
    • 8 outubro 2013

# 69

Colocado por: luisvva) Quando os EUA colocam dívida, a procura aparece, e a preços aceitáveis.

Mas tudo isto pode mudar... e de um dia para o outro.
  7.  # 70

Colocado por: alexp

Mas é que não tenho duvidas nenhumas ...

http://en.wikipedia.org/wiki/Goldman%E2%80%93Sachs_family

esta é fresquinha, mas na linha habitual

Goldmand Sachs contrata ex-presidente do Banco Mundial Robert Zoellick
    http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=87408
    • Neon
    • 8 outubro 2013

# 71

Colocado por: luisvvNão é preciso serem todos os bancos. Para todos os efeitos, um banco como o Banif tem cerca de 5 mil milhões em risco em depósitos garantidos.

Não querendo dizer já que esse valor é correcto ou incorrecto.
    5 mil milhoes …como chegou a esse valor?

O luísvv procura desmistificar o FGD, na minha opinião com pressupostos errados.
    Concerteza terá melhor formação do que eu nesta área, que claramente não é a minha praia. Mas mesmo correndo o risco de dizer disparates, penso que você está a misturar alhos com bugalhos, e não o faz de forma inocente.

Como eu já disse aqui há bancos e bancos, como tal existem bancos cujo colapso é um cenário irreal.
    Eu não sei qual o peso de depositantes nem o valor dos depósitos desses bancos, digamos que saudáveis, o luís sabe?
    O Banif, não parece ser um dos bancos saudáveis…..mas era importante perceber onde obteve esses dados dos 5 mil milhões.

Pessoalmente não gosto de percentagens nem de estatísticas….sabe porque? Sempre as considerei (tirando raras excepções) como uma ferramenta para ludibriar e manipular dados.
    É que seria interessante perceber se aqueles valores de depósitos e depositantes indicados pelo diário económico, na sua totalidade estão ou não abrangidos pelo FGD.

É que além do tecto limite dos 100.000 existem muitos mais motivos de exclusão, que eu tenho duvidas que tenham sido levados em consideração, pela colagem que agora se faz aos 1 ponto qualquer coisa que consta do tal relatório do FGD.
    Por exemplo, depósitos captados por entidades com sede noutros países, quem paga? Depósitos correspondentes á maioria das caixas de crédito agrícola mutuo, quem paga?
    E isto para não falar de situações de exclusão, que estão claramente exaradas na lei e que pessoalmente acredito representem um bolo considerável.

Seria interessante perceber como o Luís ou mesmo o jornalista do diário económico processa todos estes dados. Quer explicar?

Colocado por: luisvvO que eu disse foi que a garantia dos depósitos é uma ficção.

Bom, então partindo desse referencial, e da perspectiva como vê as coisas...não faz sentido nem se justifica fazer seguros uma vez que se todos tivermos acidentes ao mesmo tempo ou uma grande percentagem da população tiver acidentes ao mesmo tempo, as seguradoras não vão ter dinheiro para honrar os seus compromissos.
    É tudo uma falácia e uma ilusão….ou melhor uma ficção.

Colocado por: luisvvO FGD tem activos de 1, qualquer coisa, o capital "garantido" no Banif deve superar os 5. Claro que o Banif tem activos para liquidar, mas estes são, genericamente: a) créditos (cujas imparidades, em parte, levaram o banco à necessidade de recapitalizar) b) títulos de dívida c) participações sociais;

Mas os passivos dos bancos não se limitam aos depósitos.. ;-)

Sim sim já todos sabemos quem são os que comem o pudim, e quem são os que lambem a taça. De qualquer forma isso não explica o porquê o FGD ser uma ficção.
    Por contrário também posso alegar que neste caso do Banif, o estado de agonia se arrasta há já tanto tempo, que provavelmente uma boa percentagem dos depósitos já voaram de lá para outras paragens.
    E já agora um caso prático, o do BPP, se não estou em erro em 2010 foram pagos cerca de 90 milhões aos depositantes e em 2011 o próprio relatório do FGD que o Luís aqui postou refere mais um pagamento de 7 milhões. Vá 100 milhões contas redondas.
    Acha que o FGD foi uma ficção? Não chegou? Não sobrou?

Colocado por: luisvv
    As diferenças:
    a) Quando os EUA colocam dívida, a procura aparece, e a preços aceitáveis.
    b) O "risco" de default não decorre de dificuldades para obter fundos, mas meramente de decisões políticas, pelo que não é percebido da mesma forma.

Filme já muitas vezes visto, com final mais ou menos conhecido.

Claro, tudo tem uma explicação

A explicação já todos sabemos qual é. Só que é melhor não cutucar a onça, não vá ela chatear-se.

Os EUA sobejamente conhecidos por serem apelidados de "locomotiva da economia" fazem e exportam dinheiro em vez de exportarem riqueza.
    O estouro desta **** toda só depende de até quando a Ásia pretende continuar a alimentar o monstro....Olhe que desta vez ele já se começaram a torçer sentados na cadeira e a avisar ....vocês olhem lá o que andam a fazer. é que ficar sentado em cima de um monte de notas que de um dia para outro pode passar a valer metade e não corresponde a nenhuma ou quase nenhuma riqueza criada faz comichão no rabo.
    Vale aos EUA, o facto de a Asia precisar de exportar para lá. E como todos sabemos a importação ou a vontade de importar só ocorre enquanto a moeda do pais é forte.

Em resumo, os EUA emitem moeda e compram chinesada, que por sua vez fica contente por exportar produto e simultaneamente pega nos dólares e os empresta aos EUA na compra de divida. Enquanto a coisa viver equilibrada está tudo bem.
    Agora se aparecem outras moedas tendencialmente fortes como o caso do euro ou outros mercados mais apelativos para chinesada....está o caldo entornado...dai o ataque cerrado à zona euro e á sua moeda.

No meu entendimento o sucesso da emissão de divida pelos EUA, não ocorre por mérito dos EUA, mas sim por manipulação e falso desmérito atribuído pelas próprias agências de rating americanas sobre os outros países da zona euro.
    Só não podem é pôr aqui o exercito a chafurdar isto tudo como fizeram no Iraque, quando o Saddam e os países da OPEP começaram a falar em negociar o petróleo em euros, se não já por cá andavam.

Logo a noite já vou ver os drones a sobrevoar a minha casa.
    • eu
    • 8 outubro 2013

# 72

Colocado por: NeonLogo a noite já vou ver os drones a sobrevoar a minha casa.

Isso não sei, mas pode crer que já foi classificado pela NSA...
    Concordam com este comentário: Neon
    • Neon
    • 8 outubro 2013

# 73

Mas você tumbêm :) Lol
    • Neon
    • 8 outubro 2013

# 74

Pior que nós estarão o FD e os futuros co-administradores, na qualidade de cabecilhas do Forumleaks.

Terão que fugir para Vila nova do coito onde serão dotados ao esquecimento e à clandestinidade.
  8.  # 75

Não querendo dizer já que esse valor é correcto ou incorrecto. 5 mil milhoes …como chegou a esse valor?

Contas por alto: valor de depósitos acima de 7 mil milhões, conforme consta da divulgação de resultados do Banif do 1ºSemestre, e assumindo que a proporção de depósitos garantidos é semelhante à do restante sistema.

Como eu já disse aqui há bancos e bancos, como tal existem bancos cujo colapso é um cenário irreal.
    Eu não sei qual o peso de depositantes nem o valor dos depósitos desses bancos, digamos que saudáveis, o luís sabe?
    O Banif, não parece ser um dos bancos saudáveis…..mas era importante perceber onde obteve esses dados dos 5 mil milhões.

Disclaimer: tenho conta no Banif, de valor coberto pelo FGD.
    Admitamos que a percentagem de grandes depositantes é superior no Banif. 50/50, parece-lhe bem? Continua a ser muita "fruta".

Pessoalmente não gosto de percentagens nem de estatísticas….sabe porque? Sempre as considerei (tirando raras excepções) como uma ferramenta para ludibriar e manipular dados.
    É que além do tecto limite dos 100.000 existem muitos mais motivos de exclusão, que eu tenho duvidas que tenham sido levados em consideração, pela colagem que agora se faz aos 1 ponto qualquer coisa que consta do tal relatório do FGD.
    Por exemplo, depósitos captados por entidades com sede noutros países, quem paga? Depósitos correspondentes á maioria das caixas de crédito agrícola mutuo, quem paga?
    E isto para não falar de situações de exclusão, que estão claramente exaradas na lei e que pessoalmente acredito representem um bolo considerável.

Os dados que utilizei para extrapolar foram os do FGD, que se refere a depósitos "abrangidos pela garantia". Não são portanto exactos, mas dão-nos uma noção aproximada.

Bom, então partindo desse referencial, e da perspectiva como vê as coisas...não faz sentido nem se justifica fazer seguros uma vez que se todos tivermos acidentes ao mesmo tempo ou uma grande percentagem da população tiver acidentes ao mesmo tempo, as seguradoras não vão ter dinheiro para honrar os seus compromissos. É tudo uma falácia e uma ilusão….ou melhor uma ficção.<

Mas a falência de um pequeno banco como o Banif (nada que se compare com uma "grande percentagem da população tiver acidentes ao mesmo tempo,") que representa quase nada no total de depósitos seria suficiente para abanar o fundo - obrigaria os restantes bancos a contribuir para repor o valor em falta.

Sim sim já todos sabemos quem são os que comem o pudim, e quem são os que lambem a taça. De qualquer forma isso não explica o porquê o FGD ser uma ficção. Por contrário também posso alegar que neste caso do Banif, o estado de agonia se arrasta há já tanto tempo, que provavelmente uma boa percentagem dos depósitos já voaram de lá para outras paragens.

Porque essencialmente o FGD só garante pequenos sinistros. Um banco maior envolveria um esforço grande dos restantes, que estão no limite dos rácios de capital.

E já agora um caso prático, o do BPP, se não estou em erro em 2010 foram pagos cerca de 90 milhões aos depositantes e em 2011 o próprio relatório do FGD que o Luís aqui postou refere mais um pagamento de 7 milhões. Vá 100 milhões contas redondas. Acha que o FGD foi uma ficção? Não chegou? Não sobrou?

O BPP não era um banco de retalho, era uma agência de gestão de fortunas.

Logo a noite já vou ver os drones a sobrevoar a minha casa.

Quanto ao resto: ter uma impressora e tinta verde para fazer dinheiro funciona enquanto funcionar.
  9.  # 76

Não é o banco federal que compra a dívida?

Uma parte, sim.
  10.  # 77

Colocado por: luisvvQuanto ao resto: ter uma impressora e tinta verde para fazer dinheiro funciona enquanto funcionar.

Eu digo: enquanto o resto do mundo tiver de comprar o tal papel para trocar por petroleo. Uma das matérias primas de maior volume (a de maior volume?).....

O tal Irão já tem uma arma nuclear: quer cotar petroleo em Euros, Ienes, Reais.........
  11.  # 78

Colocado por: loverscoutja o ano passado os USA estiveram á beira do Default.... mas á ultima da hora, foi aprovado o aumento do tecto do endividamento...

o mesmo vai acontecer.... vao andar a marinar, enquanto isso os mercados externos vao tremer, taxas mais altas etc etc etc..... e plim no ultimo dia horas antes do default é aprovada a lei que permite o endividamento...tudo volta ao normal...

So uma curiosidade: só este ano a Goldman Sachs ja informou que os seus lucros cresceram 60% face ao ano anterior.....precisam mesmo que seja dito mais alguma coisa?
    Concordam com este comentário:eu,Neon

Ora lembram-se de eu ter dito isto a semana passada? e o que é que aconteceu horas antes da entrada oficial em Default?
    nada mais tenho a dizer!
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 79

Colocado por: loverscoutOra lembram-se de eu ter dito isto a semana passada? e o que é que aconteceu horas antes da entrada oficial em Default?
    nada mais tenho a dizer!

Querem ver que o Obama já aprendeu a escrever português com o cão?
  13.  # 80

Colocado por: loverscoutOra lembram-se de eu ter dito isto a semana passada? e o que é que aconteceu horas antes da entrada oficial em Default?
    nada mais tenho a dizer!

"business as usual"

0.0234 seg. NEW