Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

O Banco de Portugal está a apertar a corda. Parece que os preços dos imoveis e em particular dos terrenos vão ter de ser "revistos".......
    É desta que os tais preços dos leilões deixam de ser "saldos" e passam a ser o caminho de uma descida prolongada?
    Vamos ver os terrenos comprados a preço da uva mijona e avaliados em milhões por terem sido prendados com o direito de urbanizar..... voltar a valer tostões?

BdP ameaça cortar valor de imóveis até 60% se bancos não os reavaliarem
    Os bancos têm ainda de reavaliar "todos os imóveis rústicos e os terrenos para construção" cujo valor considerado na avaliação partiu do princípio de que a construção ia ser concluída.

Neste caso, se houver a expectativa que a construção prevista para aquele local não vai ser realizada ou que o será "muito dificilmente", deve ser tido em conta só o valor do terreno.

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=87295
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 7 outubro 2013

# 2

Não são os preços reais de venda que vão ser revistos (esses já baixaram drasticamente), mas sim o valor atribuído pelos bancos ao seu portfolio imobiliário.

O problema é que, se os bancos ajustarem os valores do seu património para valores mais próximos da realidade, provavelmente muitos ficarão perto da falência técnica... assustador... muito assustador.

Aposta: qual será o primeiro grande banco a cair? BCP?
  2.  # 3

Lá vamos nós ter de resgatar os bancos outra vez. Vai ser bonito.
    • eu
    • 7 outubro 2013

# 4

Colocado por: danobregaLá vamos nós ter de resgatar os bancos outra vez.

Desta vez, espero que os deixem cair...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, samina31
  3.  # 5

Desta vez, espero que os deixem cair...

Você não foi dos tais que achou mal a ideia de os depositantes nos bancos cipriotas terem sido forçados a perder parte do valor dos depósitos?
  4.  # 6

Colocado por: luisvv

Você não foi dos tais que achou mal a ideia de os depositantes nos bancos cipriotas terem sido forçados a perder parte do valor dos depósitos?

eu tambem acho mal!

dependendo da situação tambem concordo em que os deixem cair.... o caso do BPN é um deles! o estado andou a injectar dinheiro para tapar o roubo que os proprios politicos fizeram...! esse devia ter caido como caiu o BPP....
    Concordam com este comentário: samina31
  5.  # 7

na altura eu disse que se calhar o ps não deixou cair apenas para ir lá meter o bedelho e ver como é que era o esquema, resultado uma nacionalização desastrosa. e um sacudir das costas agora ( privatização) igualmente lesivo.
  6.  # 8

Colocado por: euNão são os preços reais de venda que vão ser revistos (esses já baixaram drasticamente), mas sim o valor atribuído pelos bancos ao seu portfolio imobiliário.

Mas tem forte influencia.
    Os bancos tugas inventaram os "saldos" das suas casas. Vendem por X, mas dizem que vale X+Y. Baseado nessas tais pseudo-avaliações.
    O que o BDP está a dizer é "basta de palhaçada! as casas valem o que valem. Valem aquilo que alguém paga por elas. Basta de enganar o pagode, que já vos pagou os resgates"

Depois, vai afectar também a valorização dos terrenos, a mina de corrupção e galinha de ovos de ouro.
  7.  # 9

so alguem muito ingenuo é que acredita que o BDP assim como estado vao lutar contra eles proprios!
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  8.  # 10

E como ficam os valores patrimoniais? Existem imóveis a ser vendidos abaixo do valor das avaliações das finanças...Será que as finanças também terá isso em conta?
  9.  # 11

Colocado por: Hélio PintoE como ficam os valores patrimoniais? Existem imóveis a ser vendidos abaixo do valor das avaliações das finanças...Será que as finanças também terá isso em conta?

É o mesmo que perguntar se, em alturas de crise, de menor rendimento disponível para famílias e empresas, as taxas diminuem. A resposta também deverá ser a mesma, desce o valor de mercado dos imóveis, mas sobe ou pelo menos mantém-se o seu valor patrimonial.
  10.  # 12

...

http://www.igf.min-financas.pt/inflegal/codigos_tratados_pela_igf/CIMI/CIMI_ARTIGO_076.htm

5 - Para efeitos dos números anteriores, o valor patrimonial tributário considera-se distorcido quando é superior em mais de 15 % do valor normal de mercado, ou quando o prédio apresenta características valorativas que o diferenciam do padrão normal para a zona, designadamente a sumptuosidade, as áreas invulgares e a arquitectura, e o valor patrimonial tributário é inferior em mais de 15 % do valor normal de mercado.

Até há mecanismos para actualizar o valor patrimonial mas duvido que vá haver uma actualização a pedido do governo. Gostava de saber é o que é que quer dizer o seguinte:

4 - Não obstante o disposto no n.º 2, desde que o valor patrimonial tributário, determinado nos termos dos artigos 38.º e seguintes, se apresente distorcido relativamente ao valor normal de mercado, a comissão efectua a avaliação em causa e fixa novo valor patrimonial tributário que releva apenas para efeitos de IRS, IRC e IMT, devidamente fundamentada, de acordo com as regras constantes do n.º 2 do artigo 46.º, quando se trate de edificações, ou por aplicação do método comparativo dos valores de mercado no caso dos terrenos para construção e dos terrenos previstos no n.º 3 do mesmo artigo.

Então prova-se que o valor está distorcido e calcula-se um novo valor mas paga-se IMI na mesma sobre o valor distorcido?
  11.  # 13

eu tambem acho mal!dependendo da situação tambem concordo em que os deixem cair.... o caso do BPN é um deles! o estado andou a injectar dinheiro para tapar o roubo que os proprios politicos fizeram...! esse devia ter caido como caiu o BPP....

Bom, então está na altura de se assumir que os bancos são para cair, e que os depósitos não são depósitos, são para se esfumarem. Porque, assim de repente, um pequeno banco como o Banif tem cerca de 8 mil milhões em depósitos, e não é preciso ser economista para saber que o Fundo de Garantia não tem sequer uma pequena parte deste valor disponível.
    • Neon
    • 7 outubro 2013

# 14

Colocado por: luisvvBom, então está na altura de se assumir que os bancos são para cair, e que os depósitos não são depósitos, são para se esfumarem. Porque, assim de repente, um pequeno banco como o Banif tem cerca de 8 mil milhões em depósitos, e não é preciso ser economista para saber que o Fundo de Garantia não tem sequer uma pequena parte deste valor disponível.

Mas os depósitos não estão garantidos na sua totalidade, só estão garantidos até 100.000 euros salvo erro. E nós não sabemos (penso eu), desses 8 mil milhões qual a percentagem de clientes (depositantes) a que correspondem contas com valor superior e contas com valor assegurado.
    • Neon
    • 7 outubro 2013

# 15

O que não me pareçe justo nem exequível é que a banca tenho sempre amparo garantido
    :)
  12.  # 16

Mas os depósitos não estão garantidos na sua totalidade, só estão garantidos até 100.000 euros salvo erro. E nós não sabemos (penso eu), desses 8 mil milhões qual a percentagem de clientes (depositantes) a que correspondem contas com valor superior e contas com valor assegurado.

Sejamos modestos: admitamos que os depósitos garantidos são, digamos, 20%.
  13.  # 17

Bom, então está na altura ..

Se é demasiado grande para poder cair também é demasiado grande para ser privado, ou não?
  14.  # 18

O que não me pareçe justo nem exequível é que a banca tenho sempre amparo garantido

Chame-me esquisito, mas apostava um ordenado em como, perante a possibilidade de falência do banco em que cada um tem o seu guito, muita gente mudava de ideias sobre a queda dos bancos.

http://economico.sapo.pt/noticias/depositantes-com-mais-de-100-mil-euros-no-banco-sao-uma-minoria_165845.html

(..)
    Um patamar que, em Portugal, deixa 197 mil depositantes de fora do sistema de garantia. Uma clara minoria no universo de clientes da banca com depósitos a prazo. Apesar destes clientes serem responsáveis por depósitos no valor de 65,6 mil milhões de euros, ou 41% do total depositado em Portugal, representam apenas 1,2% dos depositantes.
    Concordam com este comentário: jorgferr
    • Neon
    • 7 outubro 2013

# 19

Colocado por: luisvvSejamos modestos: admitamos que os depósitos garantidos são, digamos, 20%.

Como chegou a esse valor, luis?
    • tnjp
    • 7 outubro 2013

# 20

Quem normalmente tem amparo garantido são os depositantes e acho certo que assim seja. Só não concordo que se mantenham administrações que prestaram um mau trabalho a gerir as injecções de capital do Estado. Como no caso do Banif, esta administração faliu completamente o banco e ainda teve como prémio mil milhões de euros! Quem arruinou um banco tem capacidade para gerir mil milhões de euros da melhor forma?

Sei que a realidade do Banif no continente é bem diferente do que nas Regiões Autónomas, onde é o principal banco. Com conhecimento de causa, posso dizer que aqui na Madeira o Banif é o mais utilizado pela classe baixa/média da sociedade, é o chamado banco do povo. Isto em relação aos depósitos, porque nos empréstimos andaram por aí a financiar grande tubarões, ao estilo do BPN.
    É também o principal banco utilizado por emigrantes para remeterem poupanças para Portugal.
    Apenas um dado geral, em Portugal cerca de 90% dos depositos têm um saldo inferior a €10.000. Esta foi uma das razões do porquê em não avançar com uma medida igual à praticada no Chipre, que "só" englobava depósitos superiores a €100.000.

0.0226 seg. NEW