Colocado por: danobregaLá vamos nós ter de resgatar os bancos outra vez.
Desta vez, espero que os deixem cair...
Colocado por: luisvv
Você não foi dos tais que achou mal a ideia de os depositantes nos bancos cipriotas terem sido forçados a perder parte do valor dos depósitos?
Colocado por: euNão são os preços reais de venda que vão ser revistos (esses já baixaram drasticamente), mas sim o valor atribuído pelos bancos ao seu portfolio imobiliário.
Colocado por: Hélio PintoE como ficam os valores patrimoniais? Existem imóveis a ser vendidos abaixo do valor das avaliações das finanças...Será que as finanças também terá isso em conta?
5 - Para efeitos dos números anteriores, o valor patrimonial tributário considera-se distorcido quando é superior em mais de 15 % do valor normal de mercado, ou quando o prédio apresenta características valorativas que o diferenciam do padrão normal para a zona, designadamente a sumptuosidade, as áreas invulgares e a arquitectura, e o valor patrimonial tributário é inferior em mais de 15 % do valor normal de mercado.
4 - Não obstante o disposto no n.º 2, desde que o valor patrimonial tributário, determinado nos termos dos artigos 38.º e seguintes, se apresente distorcido relativamente ao valor normal de mercado, a comissão efectua a avaliação em causa e fixa novo valor patrimonial tributário que releva apenas para efeitos de IRS, IRC e IMT, devidamente fundamentada, de acordo com as regras constantes do n.º 2 do artigo 46.º, quando se trate de edificações, ou por aplicação do método comparativo dos valores de mercado no caso dos terrenos para construção e dos terrenos previstos no n.º 3 do mesmo artigo.
eu tambem acho mal!dependendo da situação tambem concordo em que os deixem cair.... o caso do BPN é um deles! o estado andou a injectar dinheiro para tapar o roubo que os proprios politicos fizeram...! esse devia ter caido como caiu o BPP....
Colocado por: luisvvBom, então está na altura de se assumir que os bancos são para cair, e que os depósitos não são depósitos, são para se esfumarem. Porque, assim de repente, um pequeno banco como o Banif tem cerca de 8 mil milhões em depósitos, e não é preciso ser economista para saber que o Fundo de Garantia não tem sequer uma pequena parte deste valor disponível.
Mas os depósitos não estão garantidos na sua totalidade, só estão garantidos até 100.000 euros salvo erro. E nós não sabemos (penso eu), desses 8 mil milhões qual a percentagem de clientes (depositantes) a que correspondem contas com valor superior e contas com valor assegurado.
Bom, então está na altura ..
O que não me pareçe justo nem exequível é que a banca tenho sempre amparo garantido
http://economico.sapo.pt/noticias/depositantes-com-mais-de-100-mil-euros-no-banco-sao-uma-minoria_165845.html
(..)
Um patamar que, em Portugal, deixa 197 mil depositantes de fora do sistema de garantia. Uma clara minoria no universo de clientes da banca com depósitos a prazo. Apesar destes clientes serem responsáveis por depósitos no valor de 65,6 mil milhões de euros, ou 41% do total depositado em Portugal, representam apenas 1,2% dos depositantes.
Colocado por: luisvvSejamos modestos: admitamos que os depósitos garantidos são, digamos, 20%.
O que não me pareçe justo nem exequível é que a banca tenho sempre amparo garantido
Mas os depósitos não estão garantidos na sua totalidade, só estão garantidos até 100.000 euros salvo erro. E nós não sabemos (penso eu), desses 8 mil milhões qual a percentagem de clientes (depositantes) a que correspondem contas com valor superior e contas com valor assegurado.