Iniciar sessão ou registar-se
    • jd_
    • 7 outubro 2013

# 1

Bom dia a todos,

alguem sabe se é possivel pedir um unico emprestimo para comprar dois apartamentos com a intenção de os unir? É que se for com dois emprestimos, um dos emprestimos tem juros muito mais altos porque é considerado segunda habitação.
    Ou mesmo que seja dois emprestimos mas com as mesmas condições visto a intenção ser transformar numa unica casa. Os dois apartamentos sao do mesmo proprietario.

Se alguem me puder ajudar agradecia,

Cumprimentos
  1.  # 2

e acha que consegue unificar esses dois apartamentos? tem a certeza que os consegue por num único artigo?'

de qualquer maneira o caminho em termos de empréstimo parece-me que é melhor tratar 1º da unificação.
  2.  # 3

sem querer intrometido, não será mais fácil/barato comprar um apartamento maior? unir 2 apartamentos faz-se quando já temos um e precisamos aumentar a área mas não quermos deixar aquela a casa, agora assim não faz muito sentido a não ser que as casas estejam muito, muito baratas.
    • jd_
    • 7 outubro 2013

# 4

Sim, consigo unificar os dois apartamentos. Em relação ao preço sao dois t1 a um bom preço, e juntando os dois fico com 4 assoalhadas grandes a um preço inferior a comprar um de 4 assoalhadas.
    O problema é se fosse só uma neste valor nao haveria problema no emprestimo porque vou dar entrada, sendo dois emprestimos uma das casas faz passar a renda para valores que nao posso, por ser considerada segunda habitação.
    Aqui o problema é, o senhorio nao unifica antes porque depois o emprestimo pode nao ser consedido e o banco nao me consegue dar a garantia que empresta sem haver unificação. É um pescadinha de rabo na boca.
  3.  # 5

Pode unir o apartamento mas apenas no espaço fisico, porque em tudo o resto para juntar duas fracções e muito mais complicado, desde já tem de haver autorização de todos os condóminos, novos licenciamentos,registos, PH... muito e muito dinheiro gasto...

logo .. não se meta nisso...
    • jd_
    • 7 outubro 2013

# 6

Em termos tecnicos nao ha problemas, pois tenho acesso a todas as especialidades, arquitectura, civil, electrotecnica, sem custos. Em relação ao condominio tambem nao ha problema, pois é um predio de primeiro andar e no rés do chao so ha uma habitação e é de um familiar, aqui o unico problema é com o banco, é isso que eu estou a tentar ver se existe algum meio de contornar legalmente por forma a que o banco faça so um emprestimo para as duas habitações.
  4.  # 7

jd

não é apenas unir fisicamente tal como o costa3333 disse é mais complicado.

no entanto pode apenas meter o projecto dessa unificação e penso que com a aprovação pelo menos da arquitectura já o banco pode dizer se empresta ou não. Ou seja teria sempre que haver o investimento da papelada ( projectos etc..) mas sem fazer obras ainda.
    • jd_
    • 7 outubro 2013

# 8

Entao é assim, tendo a unificação aprovada na camara só no papel o banco ja me consegue dar uma resposta definitiva se empresta ou nao, é isso? Caso empreste ja esta meio caminho andado, caso nao empreste perco o dinheiro que gastei neste processo. A minha duvida era se o banco so com a aprovação da camara me dav uma resposta definitiva se empresta ou nao o dinheiro.
  5.  # 9

ouça, tal como um banco faz um empréstimo para uma operação urbanística ( construção de uma casa) aqui também é possível fazer um empréstimo para esse caso. Terá que se informar no banco sobre essa realidade mas friso que a principal dificuldade vai ser concluir ainda que no papel apenas, essa unificação.
  6.  # 10

O Cavaco conseguiu unificar sem problemas. E fez marquise e tudo.

http://cidadanialx.blogspot.pt/2011/05/casa-de-cavaco-silva-tem-duas-marquises.html
    • jd_
    • 7 outubro 2013

# 11

Obrigado, tenho de conversar melhor com o banco.
  7.  # 12

Eu pensaria a aquisição e a obra de modo a não unir os apartamentos burocraticamente.

No futuro, mas facilmente vende 2 apartamentos que um só maior.

Isso tem o custo de ter dois empréstimos como referiu, mas não vejo alternativa pois para comprar o apartamento "unificado" teria que submeter o projecto e efectuar as obras antes da aquisição.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jd_
  8.  # 13

Colocado por: costa3333desde já tem de haver autorização de todos os condóminos

Não necessita de autorização dos condóminos para unir.

Cumps
  9.  # 14

Erga

como se processa a alteração á PH?
    é que aqui trata-se de um caso em que a duas frações terão que ficar oficialmente traduzidas em uma fração para efeitos de empréstimo.
    Concordam com este comentário: jd_
    • jd_
    • 7 outubro 2013

# 15

Sim, concordo e até faria isso. O unico senão é que tendo as casas preço idêntico, e pedindo dois emprestimos, o banco iria considerar o segundo emprestimo como sendo para segunda habitação e aplicaria uma taxa de juro muito superior e é isso que queria evitar. Existe maneira de esta situação nao acontecer?
  10.  # 16

Colocado por: jd_o banco iria considerar o segundo emprestimo como sendo para segunda habitação e aplicaria uma taxa de juro muito superior e é isso que queria evitar
    Tem a certeza disso ou suspeita disso?
    A minha pergunta é porque os spreads já estão bem altos... para 2ª ainda subiriam mais?
    • jd_
    • 7 outubro 2013

# 17

Suspeito disso, nao tenho a certeza. Neste momento o banco apresentou um spread de 5.75 para uma habitação.
  11.  # 18

Colocado por: jd_um spread de 5.75
    No comments :-(
  12.  # 19

Colocado por: marco1como se processa a alteração á PH?

É feita unilateralmente pelo JD (que depois informa [não pede autorização] o administrador do condomínio). Em caso de cisão é que seria necessária a actuação dos demais condóminos.

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jd_
    • jd_
    • 7 outubro 2013 editado

# 20

Sim, isso por acaso ja sabia, que so é preciso informar o condominio caso quisesse separar as casas novamente.Mas nesta situação não iria haver problemas de condominio visto o predio ficar todo em familia visto que so ter o piso terreo e o primeiro andar. A uniao iria ser feita no primeiro andar.
    Em relação a 5.75....é mesmo não sem comentarios...o banco foi o totta. Estou a dar uma boa entrada e valor das duas casas juntas nao chega 70 000eur.

0.0169 seg. NEW