Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 7 outubro 2013 editado

     # 1

    Olá e obrigado por lerem isto.

    Como não estou sempre disponível e como já repararam, por vezes é preciso que haja alguém que possa resolver de imediato alguns problemas de moderação no fórum.
    Além disso, também há alguns membros que acham que eu não faço um bom trabalho na moderação.
    Dito isto, gostava de nomear, à experiência e até ao final do ano, uns 3 ou 5 moderadores para poder haver uma moderação mais rápida e "imparcial".

    A minha ideia seria testar como é que isto funcionaria e se funcionar bem, manter uma equipa de moderadores definitivamente.

    Os moderadores poderão:
    - apagar comentários e discussões que infrinjam exclusivamente as regras de publicidade
    - mover comentários e discussões que infrinjam exclusivamente as regras do código de conduta, especialmente os que envolvam conflitos entre membros
    - banir ou suspender um membro à terceira infracção, desde que haja maioria entre eles quanto à decisão de o fazer e ao tempo da suspensão caso se aplique
    - banir ou suspender um membro que esteja registado há menos de 3 dias à terceira infracção, sem que tenha que haver maioria ou consulta junto dos outros moderadores

    Deveres dos moderadores:
    - cumprir e executar as regras
    - não usar os seus poderes de forma parcial ou prepotente
    - avisar sempre por mensagem privada os membros que infringiram as regras, de todas as vezes que o façam

    Mecânica da coisa:
    - os membros que quiserem e que tenham data de registo anterior à criação desta discussão enviam-me uma mensagem privada a nomearem quem quiserem, desde que o contador de visitas desse membro seja superior a 300 (vejam no perfil do mesmo)
    - eu somo os votos e contacto por mensagem privada os 5 mais votados, convidando-os a serem moderadores
    - se algum não aceitar, passarei imediatamente para o seguinte mais votado, fazendo novamente o convite, e por aí adiante, até completar 5 moderadores (se possível) ou um mínimo de 3
    - no final, divulgarei quem aceitou e quem não aceitou o convite
    - esta experiência durará até ao final do ano, será definitiva se as coisas correrem bem
    - eu gostava que de x em x tempo houvesse uma nova votação, talvez em períodos de 6 meses a 1 ano

    Se ninguém votar, se ninguém aceitar ser moderador, ou se não se conseguirem pelo menos 3 moderadores, continuamos como estamos actualmente.
    A decisão é vossa.

    Comentários construtivos são bem vindos.
    Podem votar a partir de agora, basta enviarem-me uma mensagem privada com os membros que gostariam de ver como moderadores - sem limite mínimo ou máximo, podem nomear quantos quiserem ou só um.
  1.  # 2

    Concordo com certas condições:

    - que seja do conhecimento de todos quem são os moderadores.
    - que qualquer suspensão ou banimento seja comunicado publicamente, bem como a sua razão.
    Concordam com este comentário: MikeMelga, ze79, mike22, CIVILPRIME, lc1978
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ze79
  2.  # 3

    posso votar em mim?
    •  
      FD
    • 7 outubro 2013

     # 4

    Colocado por: j cardoso- que qualquer suspensão ou banimento seja comunicado publicamente, bem como a sua razão.

    Eu prefiro moderar discretamente mas se os moderadores assim preferirem, que seja, não me oponho.

    Colocado por: Sergio Rodriguesposso votar em mim?

    Sim.
  3.  # 5

    Moderação pública?

    Isso seria bonito...

    A moderação eficaz é discreta.
    Protege os moderadores e também os infractores.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, 1976
  4.  # 6

    Toda a gente gosta de ver um pouco de sangue a escorrer pela rua, mas concordo que esses assuntos devam ficar num foro mais restrito, e ser dada hipótese de defesa/recurso aos "infractores", mas nunca em aberto.
  5.  # 7

    Colocado por: Silver WolfA moderação eficaz é discreta.
    Protege os moderadores e também os infractores

    Se houver regras definidas e as regras forem infringidas acha que haverá problemas em divulgar publicamente a sanção ou o sancionador?
  6.  # 8

    Boa noite,

    Na minha opinião, e sendo moderador de outro fórum, os moderadores nomeados devem ser eleitos pelo FD e exclusivamente por ele. Razões: torna-se sua responsabilidade e só sua, seja bem ou mal feita a moderação; deverá ser alguém da sua inteira confiança; deverá ser pacificador; deverá ser alguém com muita confiança com os outros utilizadores, tanto em modo online como pessoalmente, porque existem situações que só se resolvem com um telefonema ou pessoalmente; deverá ter em atenção o modo como são interpretadas as palavras num écran, poderão ser interpretadas de diversas formas e o que poderá ser uma piada, poderá ser interpretado como uma agressão verbal.

    Se houver quebra de regras, deverão ser explicadas ao utilizador que as quebrou assim como publicamente. Deverão ser publicadas sanções conforme a gravidade das situações, em última análise poderá levar à expulsão do membro e deverá ser transmitida a devida justificação

    Por tudo isto e muito, muito boa sorte aos moderadores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  7.  # 9

    apoio a iniciativa, mas também concordo com a visão do membro AlexMontenegro em que devia ser o FD a escolher no final.
    Concordam com este comentário: adriana jules, jd_
    • dato
    • 8 outubro 2013

     # 10

    Se forem a votos já sabemos quem tem o maior clube de fans daqui do fórum..lol
  8.  # 11

    Colocado por: FD
    Além disso, também há alguns membros que acham que eu não faço um bom trabalho na moderação.

    Haverá sempre quem o ache, sejam quem forem os moderadores.

    Colocado por: FD
    - apagar comentários e discussões que infrinjam exclusivamente as regras de publicidade

    Não deverão NUNCA apagar nada, devem sim mover todo o conteúdo que não cumpre as regras para lugar sem acesso ao público. Apagar pode criar problemas com o diz que não disse, e se estiver guardado é sempre possivel consultar as "provas".

    Colocado por: FD
    - avisar sempre por mensagem privada os membros que infringiram as regras, de todas as vezes que o façam

    Discordo completamente, a moderação de fóruns por norma é feita por carolice, ou seja trabalham e não são remunerados, por isso convém dar-lhes o minimo de trabalho possivel. Todas as pessoas que infringem as regras é porque não as leram em condições ou em poucas situações por descuido. Se alguém tiver dúvidas porque viu o seu comentário apagado, deve se assim o entender contactar um moderador.

    Colocado por: FDMecânica da coisa:
    - os membros que quiserem e que tenham data de registo anterior à criação desta discussãoenviam-me uma mensagem privada a nomearem quem quiserem, desde que o contador de visitas desse membro seja superior a 300 (vejam no perfil do mesmo)
    - eu somo os votos e contacto por mensagem privada os 5 mais votados, convidando-os a serem moderadores
    - se algum não aceitar, passarei imediatamente para o seguinte mais votado, fazendo novamente o convite, e por aí adiante, até completar 5 moderadores (se possível) ou um mínimo de 3
    - no final, divulgarei quem aceitou e quem não aceitou o convite
    - esta experiência durará até ao final do ano, será definitiva se as coisas correrem bem
    - eu gostava que de x em x tempo houvesse uma nova votação, talvez em períodos de 6 meses a 1 ano

    Mais um ponto em que discordo completamente... o fórum "não é uma democracia", os escolhidos devem ser "eleitos" pelo FD que sabe melhor que ninguém quem poderá exercer essas funções. Convida, se aceita muito bem se não aceita convida outro. Sabe muito bem que existem grupos no fórum e que vão sempre eleger as pessoas com quem se dão melhor, o que poderá criar alguma "tendência" nas decisões... A decisão de quem entra e quem sai deve ser sempre Sua em primeiro lugar e depois com o acordo dos restantes moderadores.
    E a moderação deve ser sempre privada! Por causa das discussões públicas chegou a haver discussões intermináveis(aquariofilia.net) que não chegaram a consenso nenhum, porque infelizmente o infrator não dá o braço a torcer (quase nunca edit).

    Baseio-me na experiência de alguns anos, como moderador e administrador do fórum aquariofilia.net
    A minha opinião vale o que vale.

    Alexandre
  9.  # 12

    Mais um ponto em que discordo completamente... o fórum "não é uma democracia", os escolhidos devem ser "eleitos" pelo FD que sabe melhor que ninguém quem poderá exercer essas funções. Convida, se aceita muito bem se não aceita convida outro.


    Este parágrafo é MUITO importante!
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, adriana jules
  10.  # 13

    Colocado por: branco.valter

    Este parágrafo é MUITO importante!<Concordam com este comentário:maria rodrigues,adriana jules


    O fórum é antes uma "assembleia" onde os seus membros se deverão exprimir, de acordo com as suas convicções e com alguma liberdade de expressão, salvaguardando as

    regras impostas e com respeito por cada um dos participantes. Sem humilhações (com respostas enviesadas), ou desconsideração.
    •  
      alv
    • 8 outubro 2013 editado

     # 14

    Vivam!
    Apenas mais uma colherada.
    Concordo inteiramente com a falta de tempo e a necessidade de partilha da moderação, mas perece-me que 5+1 moderadores será um pouco como colocar cinco galos novos no galinheiro onde já existe um.
    Em minha opinião, também, concordando com outros que já referiram, deveria ser o FD, actual moderador, que em conversa privada e negociação pessoal deveria "nomear" um outro, ou no máximo mais dois moderadores, eventualmente, até, dividindo assuntos, temas ou conteúdos, por forma a que a moderação não se banalizasse ou houvesse muita divergencia de critérios. Desta forma o moderador teria sempre mão nos moderadores delegados e em tempo poderia alterar esse estatuto, nomeando outro mesmo experimentando quem desempenharia melhor a função. Tudo isto de uma forma discreta em privado, por forma a que esse assunto da moderação, exactamente por não ser uma actividade parlamentar democrática, pudesse ser o mais invisivel possível.
    A coisa poderia funcionar um pouca à imagem da classificação como menbro ou consultor, que o moderador, e bem nemeia e desnomeia quem entender com os critérios que bem entende e niguém questiona porquê.
    Opinei, fiz parte.
    Concordam com este comentário: becas
  11.  # 15

    Pela protecção dos moderadores penso que será melhor não se saber quem são.
  12.  # 16

    Colocado por: danobregaPela protecção dos moderadores penso que será melhor não se saber quem são.
    Desculpa mas isso não faz sentido, o mais que pode acontecer é chamarem-lhes qualquer coisa desagradável :) , convém saber quem são até por uma questão de transparência. A não ser que alguém saiba onde eles moram e lhes vá lá dar uns sopapos :) , nada que já não tivesse aqui sido prometido!
    Alexandre
  13.  # 17

    Da minha experiência em moderação noutros fóruns alerto para o nível de dificuldade de moderação do Fórum da Casa.

    Todos sabemos das especifidades de um fórum ligado à construção e particularmente deste. Dada a enorme quantidade de membros, uns profissionais, outros particulares, uns licenciados, outros trolhas, torna a moderação numa tarefa relativamente... digamos, complicada.

    Na minha opinião os elementos da moderação devem ser procurados e escolhidos pelo administrador com a ajuda dos atuais moderadores, se é que existem. A sua escolha deve ser tornada pública por uma questão de transparência e para não haver uma caça às bruxas ou boatos sobre quem será a vassoura...

    Desejo boa sorte ao FD pois vai precisar dela!
    Concordam com este comentário: Erdnaxela
  14.  # 18

    O Luis KW seria um bom moderador, mas parece que já não anda por aqui.
    Concordam com este comentário: 1976
  15.  # 19

    Podem nomear-me a mim para moderador, já sabem como é, quem não cumprir leva porrada.
    Concordam com este comentário: Picareta, jorgealves
  16.  # 20

    Colocado por: asdrubalPodem nomear-me a mim para moderador, já sabem como é, quem não cumprir leva porrada.
    Concordam com este comentário:Picareta

    Alguém tem de ficar com a moca dos pregos!
 
0.0235 seg. NEW