Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Tenho um recuperador a lenha com cirulação de água para aquecimento da minha casa, da Ergon de 24Kcal (acho eu) que funciona muito bem. No Inverno aquece todos os radiadores da casa com rapidez e com um baixo consumo de lenha.
    O meu problema é que, tendo um painel solar termossifão (com depósito de 200L) que funciona perfeitamente durante 8 meses (+ ou -), preciso de encontrar uma solução adequada para os restantes 4 meses, que são exatamente aqueles em que uso o recuperador a lenha. Não queria usar a resistência electrica que ele possui pois a eletricidade está muito cara, mesmo em horas noturnas...
    Depois de algumas pesquisas pondero a hipótese de colocar uma serpentina em cobre em torno do tubo de exaustão do recuperador (tem 200mm de diametro em aço inox) para fazer aquecimento das águas do depósito do painel solar, numa extensão de cerca de 1 metro, pois verifico que este atinge temperaturas elevadas durante a combustão da lenha e este calor é totalmente perdido.
    Após algumas leituras fiz um esquema da possível ligação. Não sei se usei a simbologia correta.

    A minha dúvida é: preciso de colocar uma bomba circuladora? É esta uma boa solução? O facto de o recuperador a lenha estar na cota -3m e o depósito do painel solar estar na cota +10m trará problemas? Os locais de "engate" deste sistema no depósito do painel solar são os adequados?

    Obrigado a todos pelas sugestões.

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Boas Paulinho

    Antes de mais felicitá-lo por esta ideia o que prova que a energia solar tem campos diversificados que podem ser devidamente explorados tirando dela maiores recurtsos de aproveitamento.

    Um sistema termossifão é um sistema passivo como tal para rentabilizar esta sua ideia terá que ter necessariamente componentes auxiliares.

    Neste caso terá que levar a bomba circuladora e simultaneamente um vaso de expansão devido ao aumento de temperaturas de forma a colmatar as mesmas, tambem sugiro pelo facto de ser um recuperador a lenha a inclusão de uma válvula pressostática de forma a fazer a leitura da pressaõ e temperatura por questões de segurança, repare que pelo aumento de temperatura existe inevitavelmente um aumento de pressão e esta válvula actua se isso acontecer, não se esqueça que falta torneiras de corte e em relação á agua para AQS em direcção á valvula termostatica existente eu colocaria uma válvula de tres vias de zona motorizada auxiliada por um servomotor e com recurso a um controlador diferencial colocava uma sonda de temperatura que fizesse com que a agua vinda do solar não ser à temperatura desejavel seria desviada e comandada por esta válvula de forma a direccionar o sentido do fluido à serpentina, cujo programador também ligava a bomba circuladora e faria a gestão da temperatura. No fundo estamos perante um exemplo que é como se ligasse a um permutador de placas de forma a aumentar a transmissão térmica.

    Boa sorte para o trabalho
  3.  # 3

    Boa noite! já pensou em comprar um esquentador modulante??
    Para gastar um pouco menos no fim do mes?
    • eu
    • 7 outubro 2013

     # 4

    Colocado por: paulinhosantosNão queria usar a resistência electrica que ele possui pois a eletricidade está muito cara, mesmo em horas noturnas...

    Considero a sua ideia pertinente, mas discordo que a eletricidade noturna em bi-horário esteja cara. Eu uso a resistência para apoio aos painéis, e na última temporada fria (no último ano que foi muito chuvoso) gastei cerca de 60 euros (medi com um contador). Não me parece que seja caro...
    Concordam com este comentário: ins.Bruno
  4.  # 5

    Bom dia

    Agradeço desde já todos os vossos comentários e ideias.
    @Costa53
    Gostei do seu comentário, nomeadamente porque me fez levantar algumas questões técnicas, como o caso do caso de expansão aberto - o qual já uso para o recuperador de aquecimento central a água. No entanto, o circuito de aquecimento seria fechado e ligado (conforme o esquema) diretamente ao depósito termossifão do painel. A cota do vaso de expansão aberto não teria de ser superior ao do depósito? Se assim for é impossível pois não tenho nenhuma cota acima para fixação. No entanto contava que as válvulas termoestática e de pressão (6bar acho eu...) que o depósito do painel tem fizesse essa parte da segurança. Claro que ao aquecer a água na serpentina irei aumentar a pressão mas como o circuito estaria ligado diretamente ao depósito, presumi que o sistema de segurança deste "aguentasse" com mais este circuito e carga. Gostaria de algum esclarecimento sobre isto, por favor.
    Quanto Às torneiras de corte, claro que estarão contempladas, até para manutenção. Queria, no entanto, garantir a segurança mas também o custo baixo, e apesar de achar interessante a ideia da válvula de 3 vias e e controlador diferencial com sonda encarece o modelo... Presumi que a válvula termoestática gerisse o fluxo de AQS em termos térmicos e apenas tenho a ideia de colocar uma válvula de segurança térmica que deverá expulsar a água quente quando esta atingir temperatura excessiva, injetando - por diferença de pressão - água fria no depósito. Mas ainda é só uma ideia. De qualquer forma este sistema de apoio irá funcionar de segunda a sexta das 18h00 às 23h00 ou 24h00 - depende da hora em que a caldeira consome o resto da lenha e ao fim de semana com alguma frequência, tipo 12 a 14 horas em cada dia - desde que estejamos em casa.
    Obrigado pelas dicas.

    @ins.Bruno
    Agradeço a sua ideia. Pelo que percebi um esquentador modulante ajusta a chama de modo a que a temperatura de saida seja constante, independemente do caudal. Estou a ponderar colocar um esquentador de apoio solar (não sei se é exatamente o mesmo), mas pelo que li este tem de reconhecer quando a água já vem quente e não arranca... isto permitirá reduzir o tempo de espera - e consequentemente a água fria desperdiçada - e como agora tenho GN na minha rua, a coisa ficará menos dispendiosa, acho eu.

    Quanto à resistência, tenho vindo a usa-la à noite nos outros invernos, com um relógio programador, e realmente considero que os custos energéticos não são assim tão caros... Aliás, ainda estou na dúvida entre gastar dinheiro no esquentador de apoio solar ou manter o uso da resistência em caso de não ligar a caldeira e a serpentina não aquecer as águas sanitárias... Tenho de ponderar os custos e benefícios do investimento face à situação atual, considerando que o projeto da serpentina em torno do tudo de exaustão é para avançar...
    Fico a aguardar mais comentários.
    Abraço e obrigado a todos.
  5.  # 6

    Boas,

    se calhar com o que ia gastar com essa modificação colocava um cilindro de 150 litros ligado diretamente ao recuperador...
  6.  # 7

    Bom dia

    @pirika
    Realmente também já ponderei essa hipotese. Colocar um cilindro (ainda que avariado mas sem qualquer furo) para servir como acumulador e ficar ligar em serie com o depósito termossifão do painel. Assim, quando abrisse a água saía a do cilindro e depois, continuamente, a do depósito... São muitas as opções mas ainda não consegui definir uma estratégia que me garanta ser a mais válida.
    Esta minha indecisão é fruto de algumas más experiências no passado. O dinheiro que gastei numa outra casa que tive em sistemas de aquecimento marcou-me e neste momento só avanço com alguma garantia ou experiência relatada por colegas que tenham sistemas semelhantes ou cuja experiência - como a de alguns dos colegas que já me responderam - me garanta a máxima fiabilidade do sistema.

    Abraço e obrigado
  7.  # 8

    eu, em casa, tenho o seguinte:

    tenho um termosifão de 200 litros que me aquece a água quando há sol. durante o inverno, a água da rede entra directa no termosifão e só depois vai a um acumulador de 150 litros (se fosse hoje havia de ser bem maior) que está ligado ao recuperador. ou seja, ao mesmo tempo que aqueço a casa, também aqueço as AQS, com o mesmo gasto de energia.

    o sistema já tem cerca de 7 anos e não podia estar mais contento com o mesmo.
    ah, tenho ainda uma caldeira a gasóleo que ligo uma vez por festa - quando tem mesmo que ser- para fazer as AQS.
  8.  # 9

    Viva

    @pirika
    Pois, a ideia é porreira. Mas e no Verão? Tem 150 Litros de água fria antes de chegar à rede ou faz um bypass no Verão para que a água do termossifão vá diretamente para a rede de casa sem passar no acumulador?

    Eu tb tenho uma caldeira a gasóleo que já não ligo há um ano... Tenho-me safado com o resto (painel e resistência).

    Cumprimentos
  9.  # 10

    é exactamente o bypass que tenho... esqueci-me de referir no post anterior :)
    • pirika
    • 9 outubro 2013 editado

     # 11

    Colocado por: paulinhosantosViva
    Eu tb tenho uma caldeira a gasóleo que já não ligo há um ano... Tenho-me safado com o resto (painel e resistência).
    Cumprimentos


    eu tenho ainda um fogão a lenha com um depósito de 90 lts que utilizo naqueles dias em que teno tempo para o acender. como tenho lenha, sempre fica mais em conta que o gasóleo... a resistência do painel nunca funcionou...

    só tenho pena de não o conseguir interligar com os restantes sistemas, uma vez que funciona como o termosifão - sem qq bomba de circulação
  10.  # 12

    Viva

    Mas esse sistema de fogão a lenha com deposito de 90 litros tem algum vaso de expansão ou outro sistema de segurança?

    Abraço
  11.  # 13

    sim, tem um vaso de expansão...
  12.  # 14

    Boa tarde
    depois de ler os posts devo dizer que uma valvula termostatica pode resolver muitos destes casos com painel termossiffão e esquentador ou cilindro aquecido por recuperador, no meu caso tenho painel termossifão 200 L, em que a agua que vem quente passa pela valvula termostatica na ligação de mix e na ligação de heat passa a ser ligado a lira do esquentador fria situada no lado esquerdo, o esquentador tem que ser inteligente logo toda a agua contida no tubo desde o cilindro não é deitada fora pois esta estando muito tempo parada arrefece fazendo arrancar o esquentador, na mesma valvula na saida coll e ligada a um tê que liga a saída do esquentador e liga há parede podemos meter uma valvula de retençao na saida do tubo do esquentador, regula-se a valvula termostatica entre 35 e 40 graus, concluindo a agua vem do painel ainda fria entra no esquentador é aquecida não desperdiçando agua assim que a agua que vem se estiver quente superior aos 35/40º a valvula abre e passa direto para as torneira e o esquentador apaga-se por falta de pressão
    logo podemos repetir a mesma operação em sequência pegando no tubo da parede para um deposito entrando pelo lugar da fria e ter a valvula termostatica onde esta ira fazer o mesmo que fez no esquentador. Mas devo dizer que durante o inverno tenho a resitencia ligada sempre que chova ou esteja nuvelado se não esta ligado com relógio para funcionar de noite e quando vem o acerto da electricidade nunca me assustei, ou recebo a diferença ou o valor a pagar é inferior a conta certa
  13.  # 15

    Quanto ao aproveito da temperatura dos gases queimados à que ter atenção, existe um Kit com uma serpentina que se coloca por cima no encaixe do tubo com entrada e saida agua para ser aquecida pelos gazes é preciso ter atenção com lenhas muito resinosas pode vir a tapar não deixando sair o fumo, este pode ser ligado a um deposito de inercia para aquecimento onde liga bomba circuladora valvulas de segurança, termostato, val. retençao entre outros acessorios, ou ligar o retorno do aquecimento para ser pré aquecido antes entrar no recuperador, mas temos que ter em atenção as condensações quando o recuperador esta frio
  14.  # 16

    Colocado por: semogquente passa pela valvula termostatica na ligação de mix e na ligação de heat passa a ser ligado a lira do esquentador fria situada no lado esquerdo, o esquentador tem que ser inteligente logo toda a agua contida no tubo desde o cilindro não é deitada fora pois esta estando muito tempo parada arrefece fazendo arrancar o esquentador, na mesma valvula na saida coll e ligada a um tê que liga a saída do esquentador e liga há parede podemos meter uma valvula de retençao na saida do tubo do esquentador, regula-se a valvula termostatica entre 35 e 40 graus, concluindo a agua vem do painel ainda fria entra no esquentador é aquecida não desperdiçando agua assim que a agua que vem se estiver quente superior aos 35/40º a valvula abre e passa direto para as torneira e o esquentador apaga-se por falta de pressão


    Isto chama-se modulo solar e existe à venda em kit.
  15.  # 17

    Sim mas com menos valor de investimento efectuara a mesma função, pois o kit tem da Junker (vulcano) ou Mebra e este é com duas valvulas termostáticas
  16.  # 18

    Viva.

    Também já andei a estudar a possibilidade de utilizar o recuperador de calor para apoio do sistema solar no Inverno para AQS.
    Encontrei isto.

    Serpentina

    Esta informação é de uma empresa no Algarve "Sitio das Lareiras", no entanto não comercializa.

    Cumprimentos
  17.  # 19

    bom dia, tem aqui uma ideia......

    http://www.youtube.com/watch?v=AbDMITAMLio

    abraço
    • eu
    • 22 outubro 2013

     # 20

    Olhe que fazer uma serpentina em cobre sem dobrar o tubo não é nada fácil...
 
0.0220 seg. NEW