Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Basta googlar por fiadores e insolvência que verá que não estou...Só podem ir aos fiadores quando não houver possibilidade dos devedores pagarem a divida...Por isso existe a insolvência e o plano de pagamentos...Mesmo sem insolvência há exigências que limitam muito a actuação dos bancos perante os fiadores...
  2.  # 22

Colocado por: Pedro FernandesNão...A insolvência limita os credores nesse e em outros aspectos...

Não diga disparates... A insolvência, neste caso (pelo que a forista nos contou) É A PIOR DAS HIPÓTESES... e não resolve o problema dos fiadores...

Eu tentava segurar a casa... pelo menos por uns anos...

Cumps
  3.  # 23

Colocado por: Pedro FernandesBasta googlar por fiadores e insolvência que verá que não estou...Só podem ir aos fiadores quando não houver possibilidade dos devedores pagarem a divida...Por isso existe a insolvência e o plano de pagamentos...Mesmo sem insolvência há exigências que limitam muito a actuação dos bancos perante os fiadores...

Caro Pedro Fernandes, insisto... não diga disparates que pode induzir as pessoas em erro.

Para dar opiniões não basta googlar é preciso estudar, ler obras inteiras e ter experiência prática na matéria...

Cumps

Cumps
    Concordam com este comentário: eu, Silver Wolf
  4.  # 24

Erga Omnes...posso ter sido incorrecto em alguns pormenores mas não é da minha pessoa andar por aí a dizer disparates...Eu tb posso ver a sua intervenção como um perfeito disparate...

Certamente estuda muito, lê obras inteiras e domina a área mas eu não...Por isso me limitei a deixar "excertos" de um caso que conheço de perto e aconselhei o autor do tópico a começar com uma ida a um ADVOGADO...

O ex que me referia é precisamente de um casal que se separou e deixou de cumprir com o banco...Uma parte ( a que eu conheço) pediu insolvência pessoal e agora com tudo acabado, está bastante contente com a opção...Nunca o banco tocou nos fiadores...No final o banco ficou com a casa e ela ficou salvo erro com o ordenado com menos 50€...de modo a dar 2 ordenados mínimos para ela...

São os meus five cents...;-)
  5.  # 25

Boa noite,

Aconselho-te a falar com o banco e tentar renegociar o empréstimo ao abrigo da Lei nº 59/2012 que basicamente diz que o banco não pode mexer no spread por renegociação motivada por dissolução da união de facto, separação... Podes pedir para passar uma percentagem do empréstimo para o final de forma a baixar a prestação, no imediato parece-me uma boa solução, mas claro, tu é que sabes das tuas contas e quanto é que poderás ou não pagar.

Eu estou numa situação "semelhante", mas no meu caso quando foi pedido o empréstimo não nos pediram fiador(es). Agora queria passar a casa só para meu nome, mas exigem fiador (que é logico, tendo em conta o risco), só que não tenho ninguém que possa ser, já falei com a minha ex e ela aceita ser, mas o banco está a fazer-se difícil, vamos lá ver como corre... Já alguém conseguiu fazer esta "manobra"? Passar um titular para fiador?

Boa sorte, e em caso de duvida e como já foi aqui dito o melhor é falares com um advogado.
  6.  # 26

Colocado por: ktulubasicamente diz que o banco não pode mexer no spread por renegociação motivada pordissolução da união de facto, separação..

...Se a taxa de esforço for inferior a 55%...

Colocado por: Pedro FernandesEu tb posso ver a sua intervenção como um perfeito disparate...

Pois acredito...

Colocado por: Pedro FernandesCertamente estuda muito, lê obras inteiras e domina a área mas eu não...

Por isso mesmo não deveria ter sido peremptório e dizer (e repetir) que com a insolvência os fiadores ficavam safos...

Colocado por: Pedro Fernandespediu insolvência pessoal e agora com tudo acabado, está bastante contente com a opção...

Ainda bem então... Já passaram 5 anos? Sabe que a exoneração do passivo restante não é automática, é decidida a final pelo juiz.

Fez bem em dar o seu contributo só não seja tão incisivo a afirmar coisas das quais não tem a certeza/não conhece bem.

Cumps
  7.  # 27

Colocado por: Erga OmnesPor isso mesmo não deveria ter sido peremptório e dizer (e repetir) que com a insolvência os fiadores ficavam safos...

Claro que devia repetir...No caso que conheço de perto os fiadores ficaram safos...mas tb repeti que o melhor era procurar um advogado...

Colocado por: Erga OmnesAinda bem então... Já passaram 5 anos? Sabe que a exoneração do passivo restante não é automática, é decidida a final pelo juiz.

Sim, já passaram os 5 anos e o Juiz já decidiu...

Colocado por: Erga OmnesFez bem em dar o seu contributo só não seja tão incisivo a afirmar coisas das quais não tem a certeza/não conhece bem.

Tenho a certeza...os fiadores nunca foram chamados a responsabilidades.

Colocado por: Erga OmnesPois acredito...

Acredite pq não esteve bem...Dizer o que disse...
    Colocado por: Erga OmnesPara dar opiniões não basta googlar é preciso estudar, ler obras inteiras e ter experiência prática na matéria...

...é um disparate...Afinal de contas se as pessoas googlarem por insolvência muito provavelmente vêm ter tb a este forum...Ler tb a Sua opinião...E a minha...E a de outros...

Não é preciso estudar e ler muito para opinar com algum conhecimento sobre várias matérias...O google já me ensinou muito e já me fez poupar muito...sem que para isso tivesse de recorrer sempre a um profissional da área...

E mesmo quando vamos aos profissionais é complicado...um advogado diz uma coisa...o outro diz outra...um médico diz uma coisa...o outro diz outra...e um Juiz decide de uma maneira e outro de outra...

Obviamente domina a área mas não se apoquente pelo que as pessoas vão aprendendo pelo google...A sua mais valia estará sempre acima disso...

0.0131 seg. NEW