Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos,

Venho aqui expor o meu dilema.

Separei-me (união de facto) há 2 meses do meu companheiro. Temos um crédito de habitação da qual os meus pais são os fiadores. Nenhum dos 2 quer a casa, nem consegue pagar o empréstimo sozinho (530€).
    Ele não quer vender a moradia pois de certeza que não conseguimos vender pelo valor que está ainda em falta, estimamos mesmo com a venda ficar a devr +/- 30.000€. Neste caso ele não quer vender, pois implica assim um crédito pessoal e um valor bastante elevado. Estamos a tratar de alugar a casa e se não cobrir o empréstimo cada um mete metade do valor em falta.

Para já cada um tem pago mas o meu receio é que ele deixe de pagar a metade dele, pois sozinha não consigo e o pior é que os meus pais são fiadores. As minhas dúvidas são:
    - Existe alguma forma de agora fazer tipo um contrato em que cada um é obrigado a pagar metade do empréstimo?
    - O que faço caso ele não pague?

Como a casa poderá nem sempre estar alugada, estou com receio que futuramente possa ter problemas em deixar correr esta solução. É que faltam 32 anos ainda para pagar.

Obrigada
    • eu
    • 13 outubro 2013

# 2

Colocado por: Homesick- Existe alguma forma de agora fazer tipo um contrato em que cada um é obrigado a pagar metade do empréstimo?

No empréstimo não estão lá os nomes dos dois?
  2.  # 3

Sim estamos os 2 lá
    • eu
    • 14 outubro 2013

# 4

Colocado por: HomesickSim estamos os 2 lá

Então, parece-me que já estão os dois obrigados legalmente a pagar a prestação.

Mas isto é a opinião de um leigo. Para ter certezas, o melhor é consultar um advogado...
    • tnjp
    • 14 outubro 2013

# 5

Estamos a tratar de alugar a casa e se não cobrir o empréstimo cada um mete metade do valor em falta.

Nada de informar o banco, se descobrem é quase certo que lhe aumentem o spread!
  3.  # 6

É que faltam 32 anos ainda para pagar

E você vai manter essa situação por 32 anos?

Porque não fazem a divisão da coisa comum, ainda por cima sendo os seus pais os fiadores? Fique você com a casa e acabe com a situação...
  4.  # 7

...e aluga-a na mesma. ele como nao deve querer a casa nao tem que pagar tornas......

foi assim que fiz na altura que me separei.....
  5.  # 8

E prepare-se para ter um spread de 5 ou 6%.
  6.  # 9

Não creio que o banco venha a aumentar tanto o spread...Pelo contrario...acredito mais que que aceite negociar o prazo de modo a baixar a prestação...Ou apenas terá mais uma casa para "gerir"...

Se nenhum dos dois ganha o suficiente para pagar os 530€ de prestação é pq não ganham muito...Pedem insolvência pessoal...o banco fica com a casa e vocês têm mais uma oportunidade na vida...Durante 5 anos ficam a descontar uma pequena percentagem do vosso vencimento ( um juiz decide esse valor conforme as vossas despesas) e depois ficam livres para recomeçar do zero...

Primeira coisa a fazer...ADVOGADO...

Boa sorte...
  7.  # 10

Colocado por: Pedro FernandesNão creio que o banco venha a aumentar tanto o spread...Pelo contrario...acredito mais que que aceite negociar o prazo de modo a baixar a prestação...Ou apenas terá mais uma casa para "gerir"...

Se nenhum dos dois ganha o suficiente para pagar os 530€ de prestação é pq não ganham muito...Pedem insolvência pessoal...o banco fica com a casa e vocês têm mais uma oportunidade na vida...Durante 5 anos ficam a descontar uma pequena percentagem do vosso vencimento ( um juiz decide esse valor conforme as vossas despesas) e depois ficam livres para recomeçar do zero...

Primeira coisa a fazer...ADVOGADO...

Boa sorte...

E os fiadores ficam agarrados.
  8.  # 11

No meu caso o spread manteve-se nos 0.75%..... a única coisa que o banco pediu-me foi os papeis do divorcio e escritura de partilha e voi-la....fiquei único titular do imóvel.
  9.  # 12

Colocado por: psteumNo meu caso o spread manteve-se nos 0.75%..... a única coisa que o banco pediu-me foi os papeis do divorcio e escritura de partilha e voi-la....fiquei único titular do imóvel.

Em que ano foi isso?
  10.  # 13

2007.....hihihihihi
  11.  # 14

Colocado por: psteum2007.....hihihihihi

Pois foi em bom tempo, se fosse hoje... hum não sei não...
    • tnjp
    • 15 outubro 2013

# 15

No meu caso o spread manteve-se nos 0.75%..... a única coisa que o banco pediu-me foi os papeis do divorcio e escritura de partilha e voi-la....fiquei único titular do imóvel.

Mas a juntar à separação, tem o facto de pretenderem alugar o imóvel.
  12.  # 16

Foi isso que fiz na altura porque era um esforço financeiro muito grande so para mim....aluguei a casa.
  13.  # 17

Colocado por: king25
    E os fiadores ficam agarrados.

Não...A insolvência limita os credores nesse e em outros aspectos...
  14.  # 18

Colocado por: Pedro Fernandes
    Não...A insolvência limita os credores nesse e em outros aspectos...

O que está a dizer é que pedindo a insolvência o banco
    não pode accionar os fiadores?
    Importa-se de explicar melhor.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  15.  # 19

Ao pedir insolvência pessoal irá ter tipo um administrador das suas finanças. É feito um plano de pagamentos aos credores que terá em conta o vencimento da pessoa e as suas despesas. O que sobrar, se sobrar, é para os credores e durante este processo o Banco ou outro credor não pode pedir responsabilidades aos fiadores...Aliás, há uma serie de decretos que determinam as várias situações em que não se podem pedir responsabilidades aos fiadores...Isto é o que sei por um caso que conheço de perto mas, tal como já disse atrás, o primeiro passo numa situação destas é procurar um advogado...Há muitos direitos e muitas soluções que muitos não conhecem...mas atenção...a insolvência não é só coisas boas...
  16.  # 20

não pode pedir responsabilidades aos fiadores.

está enganado, os primeiros a serem chamados são os fiadores, a não ser que estes também peçam insolvência pessoal.
    Concordam com este comentário: Sabrina

0.0189 seg. NEW