Iniciar sessão ou registar-se
    • sfp
    • 6 fevereiro 2009 editado

     # 1

    Boas a todos :) tenho seguido este forum mas nunca participei. Agora, e uma vez qu possuo um terreno (cerca de 800m2) estou a pensar construir uma casa. No entanto, só posso pedir ao banco a quantia de 90mil euros. nunca fui muito dada a luxos e também não quero um palácio... chega-me uma casa toda rasteira com 130 m2 +/-. Gostaria de saber se será possível construir uma moradia por este preço. Não tenho tido muita sorte porque os orçamentos que pedi até agora não me foram consultados. já fui à vigobloco pedir orçamento para a moradia tipo (só a estrutura) t2 e fica em cerca de 50mil já com iva. fiquei a pensar se seria possivel cabar tudo o resto com os restantes 40mil que posso pedir ao banco. tudo o resto engloba:
    - canalzações e esgotos para 1 wc e cozinha
    - paredes falsas e revestimento das paredes exteriores
    - janelas (aqui tenho ideia ds preços
    - a colocação de betonilha no chão
    - a pintura eu faço
    - enfim tudo o que é necessário numa casa.

    mas deve haver muita coisa que eu não sei que tenho que fazer, por isso vou citar aquilo que a estrutura engloba para que me possam dar uma ideia do que falta fazer. entao a estutura compreende:
    - ensoleiramento geral (será que me podem explicar melhor o que é isto?)
    - projecto de arquitectura, especialidades e direcção técnica da obra
    - execução da estrutura composta por pilares, vigas, laje, painéis e varandas
    - execução de isolamento e impermeabilização da cobertura (não percebo bem a qe se refere)

    e, sem querer abusar:) será que compensa, em termos de preço, em relação a uma construção em alvernaria?

    muito obrigado e comentem, por favor :)
  1.  # 2

    Boas
    Eu conheço bem a vigobloco, vivo perto de lá.Conheço perfeitamente as moradias que eles tem. eles fazem o projecto com as especialidades incluidas. depois executam a parte da estrutura em pré fabricado, com ou sem acabamentos. Quanto ao ensoleiramento, digamos que é uma laje de betão que eles fazem no sitio, onde vai "nascer" a moradia. Quanto á cobertura, a que tem ai é uma cobertura plana onde eles fazem a impermeabilização e isolamento termico.

    Quanto ao orçamentos, Eu tenho a certeza que com 90 mil euros consegue uma casa dentro do normal, res do chao com 180m2 por exemplo. Nós estamos a construir uma por esse preço mais iva mas tem cerca de 240m2 e é uma reconstrução.
    Cumprimentos
  2.  # 3

    Colocado por: Frederico
    Quanto ao orçamentos, Eu tenho a certeza que com 90 mil euros consegue uma casa dentro do normal, res do chao com 180m2 por exemplo. Nós estamos a construir uma por esse preço mais iva mas tem cerca de 240m2 e é uma reconstrução.
    Cumprimentos


    Caro Frederico.
    Pelo que li depreendo que tem uma empresa de construção certo ?
    Sabe, estou a fazer uma casa e so na estrutura ja gastei esse valor e a minha casa tem cerca de 230 m2 de habitação, e olhe que pedi 9 orçamentos e escolhi nem o mais caro nem o mais barato.
    Falta ainda tudo o resto: carpintaria, caxilharia, isolamento cobertura plana arranjos exteriores, etc etc .

    Cumprimentos,
    JMaia
    • eu
    • 6 fevereiro 2009

     # 4

    É perfeitamente possível construir essa casa por esse preço, mas tem que escolher os materiais e sistemas mais baratos (o que não significa necessariamente que sejam maus)
    •  
      FD
    • 6 fevereiro 2009

     # 5

    Colocado por: euÉ perfeitamente possível construir essa casa por esse preço, mas tem que escolher os materiais e sistemas mais baratos (o que não significa necessariamente que sejam maus)

    Significa que são feios? :D
    Estou a brincar... ;)
    • sfp
    • 6 fevereiro 2009

     # 6

    Antes de mais, muito obrigada pela participação de todos. Quando dizem que é possível construir uma casa dentro desse valor referem-se à dita construção em alvernaria, certo? Agradecia imenso se me pudessem indicar construtores na zona de ourem para que possa começar a pedir orçamentos (até agora só pedi para os acabamentos). é que não conheço mesmo nada e gostava muito de começar a ver o que é necessário. Não sou muito exigente em termos de materiais, porque não posso mesmo ser :) Só queria realmente dar uso ao terreno, e pensei em construir uma casita. Em termos de papeis o que é necessário? sei que tem que haver um projecto que deve ser aprovado pela câmara e uma licença. Não faço é ideia de quanto se gasta em papéis no total. 5000 euros chegam para tratar da papelada?
    :)
    • eu
    • 6 fevereiro 2009

     # 7

    caro sfp, já que se vai meter nessa aventura, deixo aqui alguns conselhos, que até podem ser consultados noutros tópicos deste fórum:

    -Arranje um arquitecto de confiança. Peça referências.
    -Nunca, mas mesmo nunca, faça acordos verbais vagos, faça apenas contratos escritos com todos os detalhes;
    -Nunca, mas mesmo nunca, adiante dinheiro. Pague sempre apenas depois dos trabalhos feitos e no valor desses trabalhos;
    -Deixe bem claro desde o início que pretende facturas/recibos. Não faça trabalhos sem facturas.

    Infelizmente, nos tempos actuais, temos que partir do princípio que do outro lado está um aldrabão. Fala quem abriu os olhos por ter sido... enganado.
  3.  # 8

    Caro "eu",
    Estou de acordo que os tempos não estão fáceis e tem de se ter cuidados redobrados.
    Mas também não devia ser difícil tirar informações das pessoas antes de se lhes meter o dinheiro nas mãos...
    (ou fazê-lo contra uma garantia qualquer, bancária ou outra).

    É exactamente por esse tipo de atitude, que eu prefiro não trabalhar para pessoas que pensam como você. Quem pensa que *todos* os outros são aldrabões, também não deve ser lá muito boa pessoa. Se não confia em mim, é melhor eu não trabalhar para si.

    Lamento que você tenha sido enganado.
    Eu também já fui, por vários CLIENTES que se recusaram a pagar a última prestação com os argumentos mais mirabolantes (alguns, valha-me isso, arrependeram-se porque tiveram de pagar com língua de palmo).
    Em contrapartida, nunca hei-de esquecer aqueles clientes que, apesar de enormes dificuldade$ ocorridas já no decorrer da obra, cumpriram escrupulosamente o plano de pagamentos em prestações mensais que me tinham proposto (e eu, obviamente, aceitei).
    • eu
    • 6 fevereiro 2009 editado

     # 9

    Colocado por: Luis K. W.É exactamente por esse tipo de atitude, que eu prefiro não trabalhar para pessoas que pensam como você.
    Porquê? Por querer tudo por escrito? Ou por só pagar no fim dos trabalhos executados?

    Quem pensa que *todos* os outros são aldrabões, também não deve ser lá muito boa pessoa.
    Acho que o Sr. foi muito injusto nesta afirmação. Eu não disse que penso que todos os outros são aldrabões, disse que "temos que partir do princípio"... e isso significa que no início não podemos confiar em ninguém. Depois, obviamente vamos conhecendo a pessoa e vamos ganhando confiança mútua...

    Sabe, por ter sido boa pessoa é que fui enganado. Pode crer que não vou voltar a cometer o mesmo erro.

    Se não confia em mim, é melhor eu não trabalhar para si.
    Por mim tudo bem.

    Eu também já fui, por vários CLIENTES que se recusaram a pagar a última prestação com os argumentos mais mirabolantes (alguns, valha-me isso, arrependeram-se porque tiveram de pagar com língua de palmo).
    Então e diga-me.. o Senhor confiava nesses CLIENTES? Como vê, a frase "temos que partir do princípio que do outro lado está um aldrabão" aplica-se tanto a empreiteiros como a clientes.

    Se existir um contrato escrito detalhado, certamente que o empreiteiro facilmente recupera essa última prestação... com juros.

    Não é nada pessoal, acredito que o senhor é honesto, mas empreiteiros aldrabões e vigaristas é o que mais anda por aí. Então aqueles meninos que dão orçamentos baixos para ganhar a obra e depois não a acabam... são às dezenas por Km2.

    Caro sfp, vá por mim: tudo escrito e nunca adiante dinheiro. Se o empreiteiro recusar esta forma de trabalhar... desconfie.
    • sfp
    • 6 fevereiro 2009

     # 10

    Então! Não vamos gerar discussão em torno deste assunto... Agradeço muito o conselho do "eu" e percebo perfeitamente o que quer dizer pois também já me tentaram "passar" a perna algumas vezes (situações em imobiliárias). Há bons e maus profissionais em todo o lado. Mas tenho que admitir que tenho algum receio em avançar com isto pois, como não sou rica nem posso pedir mais que esta quantia ao banco, necessito mesmo de ter a certeza que não gastarei mais do que isto na construção da casa. Ainda estou a pensar se valerá a pena levar isto para a frente. Se calhar a melhor alternativa é ir à vigoloco pedir que eles façam a estrutura... evito logo metade das preocupações...

    Sr. Luís, não se sinta ofendido. Hoje em dia é preciso ter muito cuidado com este tipo de "negócios" porque nunca sabemos com quem estamos a lidar... Ninguém está aqui a apontar o dedo a ninguém... Apenas pedi ajuda e esta pessoa tentou aconselhar-me como achou que eu necessitava. Dada a minha insegurança, talvez não seja bom optar por construir uma casa...

    Obrigada a todos ;)
  4.  # 11

    Tenho projecto para duas moradias num terreno que fica num declive
    os projectos sao lindissimos gostaria de saber se alguem conhece as construcoes em AÇO .Agradecia as vossas opnioes a este tipo de construçao.[pub][/pub]
  5.  # 12

    As obras com um valor fixo não existem (apesar de eu ser um adepto ferranho de se ter de respeitar os orçamentos dados), e isso acontece por várias razões, as quais o Sr. Luis K. W. poderá explicar melhor que eu certamente, mas desde a alterações que têm de ser feitas por erros de projecto que só são detectados na altura da construção, a alterações que são feitas a pedido do cliente no decorrer da obra, já são razões suficientes para um orçamento nunca bater certo no final e haver um ajuste de valores.

    Quanto a aldrabões é complicado saber quem eles são e são de facto muitos, porque eles não trazem um rótulo na testa, e um contrato destalhado é decerto muito útil, porque serve para segurar ambas as partes, e como é lógico á que ter em conta que disse acima sobre os valores de orçamento e os valores finais, caso contrário se o cliente insiste nesse valor e ponto final, vai haver coisas que ele não vai saber que não vão estar em sintonia com o projecto, e só quando começar a habitar a casa dará conta de certas situações.

    Ponham-se na pele do construtor que a meio de uma obra se depara com um erro de projecto que implica em alteração de projecto e por conseguinte em alteração de custos, quer seja de mão de obra quer seja de materiais.
    O cliente não tem culpa, mas o construtor também não e agora sobra para o arquitecto em que se ele diz que não assume esse valor, a obra vai parar com o prejuízo do cliente e construtor, e isto pode arrastar-se por anos. Arrastando-se mais que não seja por 1 ano ou 2 lá temos mais alterações do orçamento, porque os preços o ano passado eram uns e agora são outros, e todos sabemos que os orçamentos entregues são válidos por norma por 3 meses e alguns são válidos por 1 mês apenas, porque embora o construtor orçamente com alguma margem prevendo certas situações, em que existem alterações e o valor se mantem inalterado, existem outras em que tem mesmo de haver um ajuste.

    Da maneira que o país está, não tarda muito a que ningém faz seja o que fôr com factura, pois tudo tem de trabalhar ao biscate devido ao desemprego uma vez que com 35 anos já se é velho para se arranjar emprego e empregos de ordenado mínimo com contratos a prazo, para quem tinha uma vida estabilizada e tem casa a pagar ao banco, água luz gás telefone alimentação vestuário medicamentos etc, não é certamente com o ordenado mínimo (ordenados á tuga e preços á CEE) que o consegue, logo a opção é mesmo o trabalhar ao biscate e aqueles cuja profissão o permite, porque muitos infelizmente nem isso porque nada mais sabem fazer do que por exemplo estar atrás de uma máquina numa linha de produção.

    Convém ter um pouco de sensibilidade neste assunto e resolver as questões que se deparam, não deixando que o orçamento inicial seja o valor disponível que se tem para a obra, caso contrário lá vêm os dissabores e as trocas de razões.

    Enfim isto já vai longo e até um pouco fora do contexto

    Cumps
  6.  # 13

    Isto de você se chamar «eu» baralha-me o discurso! LOL

    Não me leve a mal.
    Como disse o nosso estimado líder, FD, noutra discussão, ao pedir um adiantamento ao cliente também estamos a testar a sua capacidade financeira e boa-vontade.

    Ganhei recentemente uma obra de cerca de 500.000,00 Eur, que APÓS a adjudicação consegui reduzir para 450.000,00 propondo outras soluções (com o acordo e ajuda do colega que fiscalizava a obra).
    Não estava nada à espera que as coisas viessem a correr mal.
    Mesmo com um adiantamento inicial, houve uma altura em que o saldo negativo era de 100.000,00euros. Nessa altura disse ao cliente que, uma vez que o ritmo dos pagamentos estava atrasado em relação à obra, eu iria ter de abrandar o ritmo da obra (e propus um alargamento do prazo em 5 meses, o que o cliente até agradeceu).
    Quando cheguei aos 375.000,00 de trabalhos executados disseram-me para parar porque o dinheiro tinha acabado e ficaram a dever-me 45.000,00...
    É que não sei o que pensar.
    Isto não é bem a cena dos perfeitos aldrabões com o único intuito de nos enrolar... mas o prejudicado são a minha empresa e os empregados da minha empresa (que, como todos, têm famílias a cargo).

    Depois há os completos aldrabões.
    Houve aquele casal que ficou a dever 3.500contos, por que o gás e a electricidade (que eles tinham excluído da minha empreitada!) levaram muito tempo a ser ligados, e porque tiveram uma pequena inundação sem consequências (3 meses depois de a obra ter sido entregue, porque a varanda tinha o ralo entupido com folhas!). Tempos depois, numa revista de Arquitectura vinha um artigo com fotos dessa moradia «um jovem casal satisfeitíssimo com as magníficas e baratíssimas obras...» :-)

    Ou aquele francês que ficou a dever 750,00euros porque não pôde disfrutar do sotão durante o Natal... Ele é que era o Administrador de Condomínio e só conseguiu ter a papelada para pedir a licença de ocupação de via pública no final de DEZEMBRO. A obra - levantar todas as telhas de um sotão, colocar onduline e roofmate, etc. etc., num telhado com 6 trapeiras num 5º piso) começou a... 22 de Dezembro!

    Advogados nem lhe vou contar! Começam logo a falar que têm o direito a ser ressarcidos por terem andado a comer pó sempre que iam visitar a obra, e coisas no estilo. LOL

    Isto para não falar nos que acham que um pedreiro é um escravo que não devia custar mais de 10 ou 20 euros/dia (porque eles, os senhores doutores é que andaram a queimar as pestanas durante meia-duzia de anos, a tirar cursos caríssimo, eles sim é que podem cobrar 80euros por meia hora de consulta).
    Quando eu lembro que esse pedreiro tem filhos na mesma faculdade que os filhos do senhor doutor, e que o senhor doutor não está apenas a pagar o pedreiro mas também ao responsável pelo trabalho deles (EU), e eu tenho uma licenciatura de Lovaina e mestrado da Wharton School e Nova, mudam de conversa.

    Nalguns casos, consegui recuperar o dinheiro até com juros. Mas na maioria não compensou o desgaste e os custos com a nossa «justiça» (e tenho a impressão que há clientes que jogam com isto).

    E depois, não se esqueça que um particular constrói 2 ou 3 casas (e tem apenas essas experiências) em toda a vida. Eu construí prédios (vários com mais de 10.000m2 de construção) com apartamentos de mais de 200m2 cada, faço várias moradias para particulares todos os anos, e ando nisto há mais de 25 anos.
    Portanto, a minha experiência com clientes caloteiros é de certeza MUITO MAIOR do que a que qualquer cliente tem com empreiteiros aldrabões. ;-)
    • sfp
    • 7 fevereiro 2009

     # 14

    Bem que grandes testamentos :)

    Nõ fiquei muito esclarecida relativamente à questão dos papéis...
    Sr. Luís percebo perfeitamente o seu ponto de vista. Mas acho que estou a começar a perder a coragem para construir uma casa. E se já estou assim ainda nem comecei, é melhor não me meter mesmo nisso. Só tenho pena que o terreno fique inutilizado... Mas não tenho mesmo mais do que aquele valor para construir...

    Abraços
  7.  # 15

    Colocado por: jmaia
    Colocado por: Frederico
    Quanto ao orçamentos, Eu tenho a certeza que com 90 mil euros consegue uma casa dentro do normal, res do chao com 180m2 por exemplo. Nós estamos a construir uma por esse preço mais iva mas tem cerca de 240m2 e é uma reconstrução.
    Cumprimentos


    Caro Frederico.
    Pelo que li depreendo que tem uma empresa de construção certo ?
    Sabe, estou a fazer uma casa e so na estrutura ja gastei esse valor e a minha casa tem cerca de 230 m2 de habitação, e olhe que pedi 9 orçamentos e escolhi nem o mais caro nem o mais barato.
    Falta ainda tudo o resto: carpintaria, caxilharia, isolamento cobertura plana arranjos exteriores, etc etc .

    Cumprimentos,
    JMaia


    Sim tenho.
  8.  # 16

    Colocado por: sfpBem que grandes testamentos :)

    Nõ fiquei muito esclarecida relativamente à questão dos papéis...
    Sr. Luís percebo perfeitamente o seu ponto de vista. Mas acho que estou a começar a perder a coragem para construir uma casa. E se já estou assim ainda nem comecei, é melhor não me meter mesmo nisso. Só tenho pena que o terreno fique inutilizado... Mas não tenho mesmo mais do que aquele valor para construir...

    Abraços


    Não faça isso. desde que esteja bem informada e faça as coisas bem feitas para nao lhe acontecer estas coisas todas.
    Faço tudo em condições e verá que as coisas correm bem..
    • sfp
    • 8 fevereiro 2009

     # 17

    Frederico

    Acontece que também já começo a desesperar porque dos orçamentos que pedi ainda ninguém mos facultou... não sei o que se passa. Será que as pessoas não querem ganhar dinheiro? :) é um pouco estranho... como vou recorrer a crédito bancário só tenho 2 anos para construir a casa... e sei que a aprovação do projecto pela câmara pode levar muito tempo... Mas será que alguém me pode dar contactos de canalizadores, carpinteiros e esse tipo de coisas para os lados de ourém? agradecia muito.
  9.  # 18

    Colocado por: sfpAcontece que também já começo a desesperar porque dos orçamentos que pedi ainda ninguém mos facultou... não sei o que se passa. Será que as pessoas não querem ganhar dinheiro? :)

    Depende da forma como pede orçamentos. Se só mandar para lá uns desenhos, é natural que assim aconteca
  10.  # 19

    Colocado por: sfpFrederico

    Acontece que também já começo a desesperar porque dos orçamentos que pedi ainda ninguém mos facultou... não sei o que se passa. Será que as pessoas não querem ganhar dinheiro? :) é um pouco estranho... como vou recorrer a crédito bancário só tenho 2 anos para construir a casa... e sei que a aprovação do projecto pela câmara pode levar muito tempo... Mas será que alguém me pode dar contactos de canalizadores, carpinteiros e esse tipo de coisas para os lados de ourém? agradecia muito.

    é de ourem? Tambem eu... posso lhe facultar os contactos que quiser incluindo obras de referencia..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: estima87
    • sfp
    • 9 fevereiro 2009

     # 20

    Sr. Frederico sou de Ourém sim e agradecia muito que me disponibiliza-se esses contactos. Nos orçamentos que pedi forneci os tamanhos da áreas com todos os dados que me pediram. Obviamente que fui lá pessoalmente explicar o que pretendia... Acho que não é difícil fazerem o orçamento para a aplicação de umas portas, por exemplo...

    obrigada a todos
 
0.0282 seg. NEW