Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Arrendei recentemente um apartamento t2 que foi alvo de remodelações. Acontece que a instalação eléctrica está tudo menos remodelada.
    O primeiro problema surgiu quando comprei a tv para a sala e ao ligá-la à tomada verifiquei que não tinha corrente. Fiz uma pesquisa rápida pelas outras tomadas e verifiquei que existem mais 4 que não funcionam. Já tentei falar com o senhorio mas ele ainda não fez nada.
    Ontem à noite, ao fazer o jantar, a luz foi abaixo. Pensei que tinha sido o disjuntor do quadro mas não foi (tenho potencia contratada de 6,9kva).Os vizinhos tinham todos luz bem como as partes comuns do prédio. Chamei o piquete da EDP, que me resolveu o problema em 2 minutos.Basicamente foi à caixa eléctrica que está à minha porta, tirou um fusivel (que diz que já não se fabrica), colocou um "arame"e disse-me que nos iamos voltar a ver mais vezes porque enquanto não substituir a "peça" o problema pode/vai acontecer.
    Eu perguntei-lhe quanto custava e ele disse que para mudar a "base" (palavras do electricista, não sei concretamente ao que se refere) era cerca de 20€.

    As minhas questões, às quais desde já agradeço as respostas, são:

    Face aos problemas que relatei (tomadas + "base"), quanto acham que custa +- efectuar as reparações?
    Uma vez que o senhorio não efectua as reparações, como acham que devo proceder?

    Se for necessário algum esclarecimento por favor digam.

    Obrigado
    • eu
    • 16 outubro 2013

     # 2

    Colocado por: tjca1984colocou um "arame"

    Que belo exemplo de profissionalismo...
    • jd_
    • 16 outubro 2013 editado

     # 3

    Bom dia, a base que o funcionário da EDP falou é a base do fusível, tem de ser substituída por uma mais recente para levar um fusível actual. Ele disse que o ia ver mais vezes, porque ao substituir o fusivel por um arame, assim que o arame fundir terá que ligar novamente para a EDP, se o arame que ele lá colocou for grosso o suficiente isto é que suporte mais de 30A que é a corrente correspondente a potencia contratada, não irá dar problemas por um largo tempo mas um arame não é um fusível. Ele apenas fez isso para você não ficar sem luz, já que teoricamente não o devia ter feito e é apenas uma solução provisória com a condição da base ser substituída o mais breve possível, não torne é o provisório em definitivo.
    Dito isto aconselho-o a procurar um instalador/electricista certificado, porque ele tem que entrar em contacto com a EDP para cortar a energia do prédio para efectuar essa substituição, pode também ligar para a EDP a relatar o sucedido e possivelmente serem eles ou a affinis a fazer esse serviço e paga-lhes esse serviço.
    Em relação as tomadas, o ideal era o senhorio tratar do sucedido visto ter existido remodelações no apartamento, se for você a tratar do assunto pode contratar um electricista para verificar o que se passa com as tomadas e depois apresentar a conta ao senhorio, mas esta parte já não sei se pode ser feita deste modo. Tente falar com ele primeiro e chegue a um acordo.nha
    Mas qualquer destas despesas são da responsabilidade do senhorio.
  2.  # 4

    Colocado por: tjca1984
    Face aos problemas que relatei (tomadas + "base"), quanto acham que custa +- efectuar as reparações?
    Uma vez que o senhorio não efectua as reparações, como acham que devo proceder?

    Enviar carta registada ao senhorio a informar a anomalia, dar alguns dias para que ele mande proceder à reparação, caso ele não o faça voçê manda fazer e apresenta-lhe a conta. Essa despesa não lhe compete a si pagar, mas sim o senhorio.
 
0.0102 seg. NEW