Arrendei recentemente um apartamento t2 que foi alvo de remodelações. Acontece que a instalação eléctrica está tudo menos remodelada. O primeiro problema surgiu quando comprei a tv para a sala e ao ligá-la à tomada verifiquei que não tinha corrente. Fiz uma pesquisa rápida pelas outras tomadas e verifiquei que existem mais 4 que não funcionam. Já tentei falar com o senhorio mas ele ainda não fez nada. Ontem à noite, ao fazer o jantar, a luz foi abaixo. Pensei que tinha sido o disjuntor do quadro mas não foi (tenho potencia contratada de 6,9kva).Os vizinhos tinham todos luz bem como as partes comuns do prédio. Chamei o piquete da EDP, que me resolveu o problema em 2 minutos.Basicamente foi à caixa eléctrica que está à minha porta, tirou um fusivel (que diz que já não se fabrica), colocou um "arame"e disse-me que nos iamos voltar a ver mais vezes porque enquanto não substituir a "peça" o problema pode/vai acontecer. Eu perguntei-lhe quanto custava e ele disse que para mudar a "base" (palavras do electricista, não sei concretamente ao que se refere) era cerca de 20€.
As minhas questões, às quais desde já agradeço as respostas, são:
Face aos problemas que relatei (tomadas + "base"), quanto acham que custa +- efectuar as reparações? Uma vez que o senhorio não efectua as reparações, como acham que devo proceder?
Se for necessário algum esclarecimento por favor digam.
Bom dia, a base que o funcionário da EDP falou é a base do fusível, tem de ser substituída por uma mais recente para levar um fusível actual. Ele disse que o ia ver mais vezes, porque ao substituir o fusivel por um arame, assim que o arame fundir terá que ligar novamente para a EDP, se o arame que ele lá colocou for grosso o suficiente isto é que suporte mais de 30A que é a corrente correspondente a potencia contratada, não irá dar problemas por um largo tempo mas um arame não é um fusível. Ele apenas fez isso para você não ficar sem luz, já que teoricamente não o devia ter feito e é apenas uma solução provisória com a condição da base ser substituída o mais breve possível, não torne é o provisório em definitivo. Dito isto aconselho-o a procurar um instalador/electricista certificado, porque ele tem que entrar em contacto com a EDP para cortar a energia do prédio para efectuar essa substituição, pode também ligar para a EDP a relatar o sucedido e possivelmente serem eles ou a affinis a fazer esse serviço e paga-lhes esse serviço. Em relação as tomadas, o ideal era o senhorio tratar do sucedido visto ter existido remodelações no apartamento, se for você a tratar do assunto pode contratar um electricista para verificar o que se passa com as tomadas e depois apresentar a conta ao senhorio, mas esta parte já não sei se pode ser feita deste modo. Tente falar com ele primeiro e chegue a um acordo.nha Mas qualquer destas despesas são da responsabilidade do senhorio.
Colocado por: tjca1984 Face aos problemas que relatei (tomadas + "base"), quanto acham que custa +- efectuar as reparações? Uma vez que o senhorio não efectua as reparações, como acham que devo proceder?
Enviar carta registada ao senhorio a informar a anomalia, dar alguns dias para que ele mande proceder à reparação, caso ele não o faça voçê manda fazer e apresenta-lhe a conta. Essa despesa não lhe compete a si pagar, mas sim o senhorio.