Iniciar sessão ou registar-se
    • rph
    • 16 outubro 2013 editado

     # 1

    Olá,

    Tenho duas paredes de 2,34x0.90m (LxA) (que eram de varandas que foram fechadas, pelo que toda a parte de cima é janela) que pretendo isolar pela parte de dentro. Este isolamento será sobretudo térmico mas também de humidades.

    Pelas soluções que encontrei, parece-me que o mais consensual seria a aplicação de XPS e posteriormente gesso acartonado por cima.

    As minhas dúvidas prendem-se com a aplicação de ambos:
    Pela informação que encontrei poderia "colar" (com "cola" adequada) o XPS à parede e depois "colar" o gesso acartonado ao XPS. Acontece que quando ia comprar o material para fazer isto disseram-me que era desaconselhado e que o peso do painel de gesso ía fazer descolar o XPS. Isto é verdade? Devo colocar alguma estrutura de suporte/aparafusar à parede?
    Neste caso faz sentido usar apenas uma placa de gesso acartonado na horizontal em vez de andar a cortar secções verticais, ou é melhor cortar em secções?

    Já agora, têm alguma dica de como arrancar o rodapé sem o danificar muito? (está pregado e rodeado com mastique, ou algo semelhante)

    Obrigado em antecipação!
    rph.
  1.  # 2

    • rph
    • 16 outubro 2013

     # 3

    Obrigado!

    De facto já tinha encontrado esse tópico, que li com atenção. Acontece que a colocação de estrutura é um pouco complicada porque a parede termina por baixo da janela e também não queria "perder" muito espaço.

    Nesse tópico falam também de duas outras soluções que me parecem bastante interessantes mas que gostaria de esclarecer mais uns pontos:
    * o Pladur Term-N XPS, que é basicamente o pladur já com o XPS "colado" (Onde se encontra na zona de Lisboa?)
    * o Kerdi-Board (posso pintar diretamente por cima?)
  2.  # 4

    Colocado por: rphObrigado!

    * o Kerdi-Board (posso pintar diretamente por cima?)


    tendo em conta o preço m2 da área útil em Lisboa, torna este sistema o mais económico.
    Pode pintar directamente, fica a ver as juntas, o melhor é aplicar um estuque e uma nova pintura.
    • rph
    • 16 outubro 2013

     # 5

    E já agora, sabe onde encontro à venda na zona de Lisboa?
  3.  # 6

    Colocado por: rphE já agora, sabe onde encontro à venda na zona de Lisboa?


    Nas melhores casas de materiais de construção! Estava a brincar! Aqui vão:

    Anlorbel
    Decorpita
    Macoreli
    Expogres
    Cofersan
    Paulo Neto
    Bernardino

    haverá outras mas trabalham indirectamente.
  4.  # 7

    Colocado por: Anonimo16062021
    O pc ferreira ou a Schlüte dão alguma garantia em como o estuque passado algum tempo não se solta das placas XPS?


    Normalmente quem dá essa garantia é a fábrica do estuque. Contudo há parcerias de sistema que facilitam o processo.
  5.  # 8

    Colocado por: Anonimo16062021
    Eu já esperava essa resposta,só que existe um problema,é que os fabricantes (que eu conheço) de gessos nenhum deles da garantias quando se aplica gesso sobre XPS..


    Neste caso vai aplicar sobre uma placa que além de xps, tem outros produtos que lhe conferem entre outras coisas, impermeabilização, planometria, estabilidade dimensional, difusão da pressão do vapor...
  6.  # 9

    Colocado por: Anonimo16062021
    Pior ainda:


    Porquê?
  7.  # 10

    Boa noite,

    Tenho um problema semelhante ao que foi descrito neste tópico, ou seja, uma varanda da sala que foi fechada para aumentar a sala e que tem parede simples.
    Tenho 2 problemas na varanda, um é o apareceimento de humidade por condensação, e também algumas infiltrações nas juntas das soleiras (e talvez dos buracos que foram feitos para por os alumínios).

    Para resolver o problema estava a pensar em 3 soluções:
    1 - Usar placas Pladur Term-N XPS coladas.
    Aqui tenho receio que, devido às infiltrações, acabe por "contaminar" as placas por falta de caixa de ar.

    2 - Utilizar perfis Omega e fixar as placas Pladur Term-N XPS ao perfil.
    A desvantagem desta solução, além de ser mais complicada de montar, seria a que foi mencionada neste tópico pelo utilizador "alv":
    Forrar paredes com pladur

    Ora este tipo de Pladur term só deve ser aplicado por colagem directa e nunca aparafusado, embora haja muito boa gente que por desconhecimento o aparafuse. O que se passa quando aparafusamos um transformado destes a uma estrutura metálica é que como o material isolante é, de algum modo, flexivel, quando por acidente nos encostamos á parede ele comprime ligeiramente e as cabeças dos parafusos como estão sólidamente consolidadas com a estrutura, elevam-se da superfície da placa ficando ligeiramente mais altas estalndo as pastas que as cobrem, o suficiente para provocar uma ligeira imperfeição na superfície na zona das cabeças dos parafusos.


    3 - Utilizar perfis Omega e colocar placas XPS entre os perfis, e fixar aos perfis placas pladur hidrófugas.

    Neste caso qual seria a melhor opção?

    Desde já agradeço
 
0.0174 seg. NEW