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  1.  # 1

    Viva pessoal

    é com grande satisfação que eu partipo neste forum é de uma grande aprendizagem para mim

    A minha duvida é o seguinte:
    Vou construir uma vivenda ainda estou na fase de arquitectura mas ja penso e muito nas questoes tecnicas sobre tudo nas
    cargas termicas a vencer. A expereriencia que tenho é de que se anda a construir muito mal em portugal ou se estou a dizer asneira perdoam-me será so entao na minha zona Amarante-Porto.Aqui usa-se muito alvenaria/caixa de ar/isolamento/alvenaria, como ja sabemos todos as desvantagens que isso apresenta, se me permite com isso é que tenho a ideia do que nos os portugueses procuramos muito a rebustês e construçoes vitalicias mas conforto, qualidade termico e soluçoes para as humidades... MA-MA-MiA!
    Gostaria construir o sistema capoto mas tenho muito medo nao conheço pessoas capazes e os casos que conheço sao muito poucos em amarante foram um total falhanço (humidades).
    Gostaria de ver casas construidas assim para as visitar ou de preferencia se souberem de videos na net que demonstra
    como se instala o isolamento capoto ate o acabamento final seria optimo para mim.
    Ja agora colocar o isolamento capoto e no interio colar placas pladur BA13 será um isolamento duplicado repetido desnecessariamente ou estas placas de pladur ba13 nao fazem qualquer isolamento apenas acabamento final.
    E se esta disposição de capoto exterior e pladur interior colado der seguimento na obra que consequencia teria
    no ressoado ou humidades da parede simples!?nenhum!? terei a parede sequinha!?
    Existirá por sua vez o efeito estufa no verão!?

    um abraço aos amigos do forum
  2.  # 2

    caro amigo carlosmendes
    tambem vou agora começar a construir e tambem vai ser com o sistema que o sr fala capoto mais pladur interior, o que eu vou fazer é meter pladur no interior 10+30 isto é placas de pladur de 10mm com esferovite colado de 30mm, pelo que me disseram para colar directamente na parede tem que ser com o esferovite porque se colar direntamente o pladur as paredes exteriores os montinhos de massa de agarra como demoram mais a secar com o tempo a humidade desses montes de cola vai atravessar o pladur e sair do lado interior dai se aplicar com esferovite para nao acontecer isso.
    estou a pensar colar o pladur directamente nas paredes de divisao mas tambem estou com medo que essa humidade mesmo nas paredes de divisao se venhao a notar.
    quanto ao resoar, acho que vou ter que estudar um bom sistema de circulaçao de ar que tenho visto atravez de poço provençao para a casa poder respirar uma vez que como vai estar muito isolada ha sempre o perigo de condensaçoes.
    depois va dando parte da informaçao que consiga recolher para eu tembem aprender alguma coisa ja que eu sou um novato nisto de construçao.
    cmp
    • eu
    • 6 fevereiro 2009

     # 3

    No site da maxit tem lá muitas informações sobre a forma correcta de aplicar ETICS. Penso que até podem solicitar um manual completo em PDF.
  3.  # 4

    Boa Noite,

    Também vou construir casa com o sistema capoto.

    Ainda, não percebo nada destas questões, e também estou com receio das humidades, etc, etc.

    Os peritos da construção, normalmente utilizam linguagem que só baralha.

    Vou ficar atento a esta discussão, para tentar trocar opiniões. Ajuda mútua.

    Cumprimentos,
    •  
      alv
    • 7 fevereiro 2009

     # 5

    Vivam!
    Eu sou suspeito nas opiniões que dou porque efectivamente sou um adepto dos isolamento pelo interior, não gostando particularmente dos sistemas de revestimentos térmicos pelo exterior e consequentemente, ao arrepio da generalidade dos especialistas defendo que as casas de habitação correntes, normais, têm melhores eficiencias térmicas quando têm inércias baixas. Posto isto e marcada a minha posição aqui vai a minha opinião sobre a questão deste post.
    Trata-se de discutir que tipo de revestimento pelo interior, uma vez que se optou por usar um sistema de capotto pelo exterior.
    Seja qual fôr o revestimento interior é bom vincar que a placa simples de Pladur por si só, em principio, não tem qualquer propriedade isolante; Serve apenas de revestimento.
    Assim, se a alvenaria, já fôr executado com algum tipo de bloco térmico e se o projecto de térmica contemplar essa solução de coeficiente de transmisão térmica (a capacidade de isolamento do conjunto da parde e revestimento exterior) e não fôr necessário nenhum isolamento térmico suplementar pelo interior, então o revestimento com placas de Pladur pode ser executado, mas como disse um dos anteriores participantes é um erro de lesa magestade aplicar a placa simples por colagem directa com pasta de agarre. Nesta situação pode optar-se por um sistema de trasdosado semidirecto que não é mais qua aplicar as placas aparafusando-as sobre uma estrutura em maestras que está fixa á alvernaria.
    Este sistem tem algumas vantagens pois permite a passagem de algumas tubagens de infraestruturas sem abertura de roços, mas tem o inconveniente de ter pouca ou nenhuma influência no isolamento térmico; ocupa cerca de 30mmm com uma placa e 43mm com duas.
    Se se pretende alguma melhoria no comportamento térmico da envolvente, se estiver contemplado no projecto de térmica um determinado coeficiente de isolamento que não é suficiente o capotto e a alvenaria, então pode optar-se por um de dois sistemas:
    O primeiro foi o que o nosso colega descreveu que se chama trasdosado directo com Pladurterm, que não é mais que um transformado de uma placa de Pladur N BA10 que tem colado no dorso um isolante térmico. Este isolante pode ser desde XPS a painelde Lã de rocha, mas o mais correntemente utilizado é o EPS do Tipo III (Auto extinguivel) e que pode ter imensas espessuras desde ou 8 ou 10cm correntemente usadoem França e na Alemanha até aos 3 ou 4 cm correntemente usados por cá. Este sistema é aplicado pos colagem directa ao suporte com pasta de agarre e ao contrário da placa simples, por motivos que por agora não interessam, não deve ser aplicado por aparafusamento a nenhuma estrutura metálica.
    O segundo sistema, que também tem inumeras composições diferentes, denominado trasdosado auto-portante, não é mais que uma estrutura metálica fixa apenas no pavimento e no tecto, á qual se aplicam por aparafusamento uma ou duas placa de pladur, aproveitando o interior para aplicação de isolamento térmico, que poderá passar pela simplas manta de lã de vidro ou mesmo esta complementada com placas de XPS.
    Ambos estes dois últimos sistemas influenciam, como agora se diz, positivamente o conportamento da envolvente exterior fazendo com que o valor do coficiente de transmissão térmica melhore imenso, isto é baixe.
    O que se passa com estas duas últimas soluções é que estamos a isolar duplamente as paredes exteriores o que pode ser um deperdício, e agora vem a discussão de qual o que poderá ser evitado.

    Agora é que vão ser elas, porque uns defendem que deve ficar o do exterior em deterimento do interior, outros, como eu, defendem exactamente o contrário, isto é, que a manter deverá ser o interior.
    A minha experiência, devidamente fundamentada, com muitos construções com ssitemas de construção interior nos sistemas de interior em Pladur efectuadas em mais de vinte anos e muitos projectos de térmica com as diferentes soluções para poder comparar, é que com o isolamento pelo interior, conseguen-se com melhores preços encontrar uma solução que embora tenha uma muito baixa inércia térmica e consequentemente tenha menor hipótese de aproveitar a totalidade dos ganhos internos e solares, na realidade é que por ter menos percas pela envolvente vai necessitar de menos energia para aquecimento, embora possa gastar um pouco mais para arrefecimento, mas o saldo é largamente compensador.
    Deixemo-nos destas coisas teóricas e vou ver se consigo explicar: Na realidade se eu tiver a casa isolada pelo interior, não tenho de gastar energia a aquecer as paredes, e esta é a realidade. Tendo o isolamnento pelo exterior, de inverno tenho de aquecer paredes. De verão é exactamente o contrário, mas temos 10 dias de 40º de temperatura insuportável, em oposição a 4 meses de frio, e se fossem todos os anos como este, então estávamos mal.
    Já chega por hoje, vamos ver o que aí vem.
    "Fassam" parte.
  4.  # 6

    Alv qual o preço dessas placas com e sem EPS??
    Diga-me o preço por m2 de cada uma dessas placas e da mão de obra.
    •  
      alv
    • 8 fevereiro 2009

     # 7

    Vivam!
    Uma placa de gesso laminado de 13mm normal ronda os 3€/m2, e a de Pladurterm de 10+30 ( BA10+30mm de EPS)poderá custar o dobro, sempre valores sem iva e absolutamente indicativos.
    As dimensões das placas são sempre de 1.20m de largura e podem ter várias alturas entre 2,00metros e até 3.60m se necessário. A term normalmente tem 2,60m.
    "Fassam" parte.
  5.  # 8

    Boa noite

    em relação à humidade ela deixa de existir depois da aplicação do cappotto. claro que têm que ser profissionais a fazê-lo pois os pedreiros e trolhas ainda não estão habituados a este sistema e para ficar satisfeito tem que arranjar sempre bons profissionais.

    se tiverem duvidas a colocar em relação ao cappotto podem enviar-me um e-mail que responderei com gosto.
    [email protected]
  6.  # 9

    Colocado por: Rgatoem relação à humidade ela deixa de existir depois da aplicação do cappotto

    Quer explicar o porquê dessa sua certeza?
    E porque não acontece com um reboco comum?(também bem feito como aliás refere para o "seu" capotto)
  7.  # 10

    A humidade deixa de existir depois da aplicar o cappotto, porque os materiais utilizados são todos eles impermeabilizadores, começando pelas argamassas de barramento e terminando com o acabamento, que é uma camada espessa de tinta. o que se pode concluir é que aplicando o cappotto existe uma menor variação de temperaturas do exterior e interior da casa, dando-se assim uma menor condensação, logo a humidade tem tendência a não existir.
  8.  # 11

    Colocado por: RgatoA humidade deixa de existir depois da aplicar o cappotto, porque os materiais utilizados são todos eles impermeabilizadores, começando pelas argamassas de barramento e terminando com o acabamento, que é uma camada espessa de tinta. o que se pode concluir é que aplicando o cappotto existe uma menor variação de temperaturas do exterior e interior da casa, dando-se assim uma menor condensação, logo a humidade tem tendência a não existir.
    Caro Rgato, desculpe o comentário, mas... que confusão terminológica. :-)
    Ao aplicar argamassas de barramento (que são massas «húmidas») e umas camadas de tinta (que tem uns 99% de água) em que é que isso diminui a quantidade de água nas paredes? :-)
    Ok.... admitamos que, semanas mais tarde, quando essas massas e tintas secarem, os poros sejam suficientemente pequenos para que a água tenha mais dificuldade em se infiltrar (e sair!).

    Você defende que com o Capotto haverá "uma menor variação de temperaturas do exterior e interior da casa". Traduzindo, a temperatura dentro de casa é igual à de lá de fora!? :-) Não percebi a lógica.
    E em que é que isso leva a uma "menor a condensação" e elimina a quantidade de água existente no ar (/humidade)?
    (se o que você escreveu sobre a variação das temperaturas fosse verdade, a condensação aumentaria).

    Vamos a paradoxos a que podem levar os excessos:
    Se você tomar um duche durante mais de uma hora com água bem quente, terá a mesma quantidade de água no ar (/humidade) numa casa com Capotto que noutra casa qualquer que tenha as janelas bem fechadas.
    A casa que tiver melhor isolamento térmico, e não tiver pontes térmicas, e tiver caixilhos com vidros triplos e corte térmico, etc. terá menos condensação. Mas se tiver menos condensação (passagem do vapor a água líquida) é porque manterá, obrigatoriamente, MAIS HUMIDADE NO AR!
    Por isso é que não me incomoda mesmo nada ver a humidade EM EXCESSO condensada nos vidros da cozinha! Antes isso que ter esse excesso de humidade a fomentar o crescimento de fungos (bolor) atrás dos armários, etc.!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
  9.  # 12

    Boa noite Sr. Luís

    já vi que o sr é um descrente do sistema cappotto, e pressuponho que seja um entendido na área da construção civil, se assim for, deve saber que uma parede isolada com o sistema cappotto mantém na sua envolvência uma temperatura constante acima do ponto de orvalho o que não se passa numa parede rebocada.:-)
    Em relação à variação de temperaturas da qual não percebeu a lógica passo a explicar para leigos:
    Inverno(temperaturas baixas) - Frio no exterior - casa mais quente
    Verão(temperaturas altas)- Calor no exterior - casa mais fresca
    quando falo de "casa mais quente" ou "casa mais fresca" o que quero dizer é que a casa ao longo das quatro estações do ano vai ter pouca oscilação de temperatura, daí ter falado da variação de temperatura que o Sr. não entendeu, e assim vejo mais um benefício para o consumidor pois vai poupar nas energias usadas para o aquecimento/arrefecimento das casas.
    Em relação às condensações não estou muito certo do que o dito esteja muito certo, porque se tiver a casa mais quente quando tomar o duche de uma hora esse vapor aquoso que gosta de ver nos vidros vai ser expirado devido à temperaura da casa, logo a casa tem tendência a ter menos humidade no ar e menos tendência ao aparecimento de fungos (Bolores).
    mais alguma duvida que tenha pode escrever que terei muito gosto em elucida-lo
    • Erick
    • 11 março 2009 editado

     # 13

    [pub]Boa noite, o meu nome é Erick Sousa e deixo em anexo o meu cartão, visto que no forúm existem imensas dúvidas. Abraços e boa sorte ([email protected])[/pub]
    •  
      alv
    • 11 março 2009

     # 14

    Vivam!
    Não posso ficar calado.
    Concordo plena e claramente com o Luis K.W., afirmando apenas ao Rgato: "Que grande confusão"; assim não vamos a lado nenhum.
    Eu sou um defensor dos isolamentos pelo interior, mas reconheço que em determinadas situações o isolamento térmico pelo exterior terá vantagens. Agora a justificação que apresenta é no minimo confusa e confunde os nossos leitores.
    Há por aqui no forum imensas discussões sobre estes temas e todos terão vantagens e inconvenientes.
    Agora uma coisa é certa: Com o preço do capoto ou cappotto ou capotto ou cappoto, como queiram, consegue-se um isolamento interior com o dobro do valor da resistencia térmica, ou melhor, consigo uma resistencia térmica pelo interior semelhante á do capotto por um terço ou metade do preço do isolamento pelo exterior. E agora? É só uma questão de contas, €´s, U´s e R´s, porque a impermeabilizações, isolamentos, humidades e condensações, isso é outro assunto e, perdoem-me, não é para todos.....
    "Fassam" parte.
    • E.T.
    • 14 março 2009

     # 15

    Uma questão dirigida ao Sr. "Alv":

    Tenho uma casa antiga e pretendo torná-la mais confortável, pois parece um frigorífico no Inverno e um forno no Verão. As paredes são simples, construídas com blocos de cimento de 15 cms. de expessura. Portanto não existe caixa de ar. Se eu quisesse fazer novas paredes por fora e respectiva caixa de ar, possivelmente teria de pedir licenças camarárias, depois rebocar, pintar, etc, e eu não queria ir por esse caminho. Então pergunto: o sistema trasdosado directo com Pladurterm ou o sistema trasdosado auto-portante resultaria para dar mais conforto à casa, tendo em atenção que estamos perante uma casa antiga sem caixa de ar? A humidade gerada não prejudica a colagem com a pasta de agarre no sistema trasdosado directo com Pladurterm?

    No caso de eu manter o tecto falso em madeira (forro), qual será o material ideal para isolar entre o tecto falso e a telha mas que deixe respirar melhor a casa? Lã de vidro? Lã de rocha? XPS ? Roofmate?

    Antecipadamente, muito obrigado.
    Eduardo Teixeira
  10.  # 16

    boa noite
    vou comecar a consruir uma vivenda e estou a pensar isolar por dentro com caixa de ar e parede em fermacel (nao sei se e assim que se escreve)e alem disso colocar capotto por fora
    o que e que acham?
    e um exagero? e vou gastar dinheiro desnessecario ou e uma boa solucao?
  11.  # 17

    Colocado por: alvHá por aqui no forum imensas discussões sobre estes temas e todos terão vantagens e inconvenientes.

    Nem mais...

    Colocado por: alvAgora uma coisa é certa: Com o preço do capoto ou cappotto ou capotto ou cappoto, como queiram, consegue-se um isolamento interior com o dobro do valor da resistencia térmica, ou melhor, consigo uma resistencia térmica pelo interior semelhante á do capotto por um terço ou metade do preço do isolamento pelo exterior. E agora? É só uma questão de contas, €´s, U´s e R´s, porque a impermeabilizações, isolamentos, humidades e condensações, isso é outro assunto e, perdoem-me, não é para todos.....

    E está tudo dito... ;)
 
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