Iniciar sessão ou registar-se
    • Jonh
    • 6 fevereiro 2009

     # 1

    Boas a todos,

    Comprei um terreno por 18.000€ sem recurso a crédito.
    Tenho neste momento um projecto aprovado na Câmara, para lá construir uma habitação com um valor atribuido pelo banco a rondar os 135.000€. Para o efeito, vou pedir 75.000€ ao banco.

    Agora a construção será levada a cabo por um empreiteiro familiar, durante os fd semana e tempos livres.

    Nao penso em vender, aliás se tudo correr normalmente, esta será a minha casa para sempre.

    Mas ainda assim, gosto de estar informado e gostaria de perguntar que consequências poderei vir a ter mais tarde em caso de venda, por ter realizado uma obra em que praticamente não paguei facturas de mão de obra, isto por ser um familiar a fazer.

    Não pretendo fugir a impostos, já que na realidade não vou efectivamente pagar mão de obra.

    Um abraço a todos!

    No caso de eventualmente um dia mais tarde vir a vender,
  1.  # 2

    Se o valor de que você tiver documentos (materiais) for ridiculamente baixo, vai prevalecer a avaliação que as Finanças fizerem da casa (normalmente, um valor inferior ao valor comercial da casa).

    Se um dia vender a casa, pagará IRS sobre as mais-valias que fizer (valor da venda - valor de custo /ou - avaliação das Finanças)... a não ser que reinvista esse dinheiro no prazo de 2(?) anos na compra de nova habitação própria permanente.

    Se a avaliação das Finanças for um valor muito baixo, melhor para si: pagará menos IMI. Mas, no dia em que a vender, terá que reinvestir mais dinheiro na compra de nova casa para não pagar Mais-Valias.
    Se for muitíssimo alto, reclame apresentando a avaliação do banco (135mil) e a escritura de compra do terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jonh
    • Jonh
    • 6 fevereiro 2009

     # 3

    Epá muito obrigado, não fazia ideia desse processo. Agradeço imenso e por enquanto fiquei esclarecido! Abraço
 
0.0093 seg. NEW