Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora boa noite a todos, antes de mais agradecer qualquer ajuda ou dica que me possam facultar para a resolução do meu problema.

    A questão é a seguinte, comprei um apartamento duplex de construção relativamente recente (2008) que tem estores eléctricos, caixa dos estores no exterior e janelas de correr em alumínio.
    De verão tudo óptimo (pois raramente há muito vento), mas no outono/inverno, sobretudo nos dias em que há mais vento e ele incide directamente nas janelas, ao passar a mão nas calhas superiores das janelas de alumínio, sente-se o ar a entrar.
    Já tentei resolver o problema retirando uma das janelas de alumínio (as da cozinha por serem mais pequenas) e mudando todos os feltros (acho que é assim que se chamam) que estão à volta da janela, incluindo os das calhas interiores da mesma. Alguns deles já precisavam ser mudados, sendo que, os que arranjei para substituir os antigos, apesar de terem a mesma altura, têm uma película de plástico no meio, mas é notório que o ar continua a entrar.
    Não obstante hoje notei outro problema.. as caixas dos estores, mesmo com o estore completamente fechado, deixam entrar um enormidade de ar, pois da parte de fora a parede tem cerca de 1 dedo até ao estore e da parte de dentro a tampa (em contraplacado), que dá acesso à caixa do estore tem também uma folga semelhante, por onde entra o ar, que depois circula pelas calhas superiores das janelas de alumínio.

    Agradeço alguma ideia para tentar isolar a caixa dos estores tentando assim limitar a entrada de ar quando o estore estiver todo fechado.
    Tendo em conta que em relação às janelas de alumínio, não vejo outra solução a não ser a de tentar colocar um feltro com maior altura.
  2.  # 2

    Exponha algumas fotografias, de forma a complementar o que explica, isto seria uma maior valia para quem lhe quiser dar uma ajuda.
    No entanto pesquise no fórum, que vai encontrar vários “postes” sobre estores, talvez lhes dê alguma ideia.
    • Kronnuz
    • 22 fevereiro 2015 editado

     # 3

    Uma vez que o tópico já está aberto e tenho uma situação parecida, vou aproveitar para o "rapinar" ;)

    Antes de mais, @Ferroboy, já conseguiu resolver o problema?

    Tal como acontece na situação que deu origem ao tópico, também pelas minhas caixas dos estores (mesmo com o estore completamente fechado), entranum enormidade de ar, devido às folgas que ali vejo e que mostro de seguida. Aliás, tenho problemas com a vedação das janelas e até parece que com os estores fechados a situação piora... Dá quase a sensação que se gera um aumento de pressão naquele espaço entre o estore e a janela, que aumenta a passagem de ar nas janelas (esse problema estou também a tentar resolver).


    Para a folga exterior, vi num video postado aqui no fórum esta solução:
     photo estore 1_zpsrvxk6ahd.png

     photo estore 3_zpstc4qkydm.png

     photo Sem Tiacutetulo_zpsvnc1exou.png

    Não há nada semelhante que dê para aplicar no meu caso?
    Preferencialmente entre a pedra e o estore como se vê na imagem seguinte (fixo na parte metálica que ali se vê)?
     photo Imagem1_zps5f8cji2f.png


    Para isolar internamente, pensei em comprar placas de XPS conforme se vai vendo muito pelo fórum, e cortar à medida.
     photo 20150222_132734_zpshvuwdatw.jpg

     photo interior 1_zpsa364inm5.png

     photo 20150222_132544_zpsrvxer9qw.jpg


    Penso que irei ganhar alguma coisa com este pequeno melhoramento... ou não se justifica?

    Agradeço qualquer dica para tentar isolar a caixa dos estores, com o objectivo de limitar a entrada de ar quando o estore estiver todo fechado.
  3.  # 4

    a ver se percebi...
    tens o estore, e depois uma espaço aberto
    e depois a janela

    Entao a janela nao está fechada no topo, isto é, ali pela 3 imagem da me a sensaçao que está tudo "tapado"
    É que se assim for, nao vejo razao para te preocupares assim tanto com essas possiveis entradas de ar.

    E digo-te isto porque, no meu caso nao é nada igual à tua.
    [IMG]http://i62.tinypic.com/2yn48sj.jpg[/IMG]
    quando o vento está forte... e mesmo aquela fina placa de madeira a tapar o estore enrolado, o ar passa para dentro de casa eheheh
  4.  # 5

    “Kronnuz”

    O que tem montado é algo como isto?
      CX_Estores.jpg
  5.  # 6

    @master_chief - no topo não está tapado. Ou melhor, fica mais ou menos porque ali é onde encaixa a tampa que esconde o motor do estore... A razão
    pela qual estou a pensar isolar melhor é porque, como tenho problemas com a vedação das janelas, pelo menos conseguiria atenuar um pouco o problema não deixando entrar tanto ar quando os estores estiverem fechados...

    @SPedro - Exactamente...
  6.  # 7

    A minha dica é a seguinte:
    O intervalo de 3x1,5cm será a "fenda" a tapar (?), mas se for tapada totalmente poderá impedir a ventilação natural que impede a formação de humidades dentro da divisão. Esta abertura deverá assim ser tapada com material com alguma porosidade que permita alguma ventilação reduzindo a velocidade e caudal de ar.
    Pode ser por exemplo material do tipo esponja, espuma.



    Ou uma tira de madeira perfurada



    Ou até uma chapa metálica microperfurada

  7.  # 8

    pedromf - sim, essa é a fenda que estava a pensar isolar, bem como as laterais dos estores:

     photo 20150222_132544_zpsrvxer9qw.jpg


    Só não percebi quando diz: "Poderá impedir a ventilação natural que impede a formação de humidades dentro da divisão".
    A que "divisão" se refere?

    O que tinha pensado fazer era algo como o amigo @nandogoca fez nas janelas dele:
     photo 2d9e3326-ab08-4be9-a342-9607505ac7e4_zpstrhejgwc.jpg

     photo DSC04803_zpshbe0m2jg.jpg
  8.  # 9

    A ventilação natural impede a deposição de humidades. Divisão da casa=assoalhada=quarto=sala, etc..
    • Kronnuz
    • 23 fevereiro 2015 editado

     # 10

    @pedromf - sim, claro, isso é um princípio básico que tem de se ter sempre em mente. Mas neste caso não percebo o porquê de ser importante... ao "fechar" aquela abertura, estou a impedir a ventilação de quê?


    Vocês vão-se rir, mas para fazer algo como isto:
     photo estore 3_zpstc4qkydm.png


    Olhem do que me fui lembrar.....
     photo 20150223_185138_zpsm5c9d18m.jpg

     photo 20150223_183528_zpstdnwptn9.jpg

    LOL estão a ver aqueles perfis siliconados que se colocam nos painéis de chuveiro?! Tinha ali umas sobras e aquilo saltou-me à vista... Assentam ali que nem uma luva!!
  9.  # 11

    boas.
    esse sistema vai piorar o funcionamento do estore, teoricamente a maneira que tem aplicada a janela não deveria existir infiltrações de ar... excepto se a janela estiver mal vedada
  10.  # 12

    Boas!

    Piorar em que sentido? A intenção é fazer uma barreira tipo pára-vento...

    E sim, só ando de volta disto porque a vedação das janelas é deficiente :( e mesmo quando os estores estão fechados, tenho vento a entrar pelas janelas...
  11.  # 13

    sim entendi a ideia, mas é preferível utilizar um sistema em pelúcia, pois esse sistema não é flexível o suficiente devera impedir o funcionamento normal e correto do estore.
  12.  # 14

    Ah sim, a ideia não era ficar a tocar no estore exactamente por isso ;)
    Entretanto arranjei uma outra solução (dentro do mesmo género). Amanhã durante o dia tiro umas fotos e coloco aqui
  13.  # 15

    Spray poliuretano para essas frinchas dentro da caixa de estore não dará?
  14.  # 16

    Cá vai então o "trabalho" que andei a fazer:
     photo 20150225_143256_zpsz2x82ej7.jpg

    Sou sincero... não notei grande melhoria... lol
 
0.0242 seg. NEW