Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom Dia,

    Há cerca de dois anos construí uma moradia.
    No inverno passado comecei a reparar que a roupa que estava no interior de um roupeiro embutido numa parede começou a apresentar sinais de humidade.
    O próprio roupeiro, no seu interior, começou a apresentar manchas negras nos cantos inferiores e superiores.
    Achei estranho e questionei o construtor, que me disse o problema estar relacionado com a condensação própria do quarto e a solução seria arejar o quarto.
    Não fiquei satisfeito com a explicação e soube entretanto que a parede por trás do roupeiro não foi rebocada, está em tijolo porque, segundo o construtor, como levava um roupeiro poupava-se no reboco...
    Nos dias de mais vento (fiz o teste com uma vela) sente-se uma corrente de ar vinda do interior do roupeiro, o que prova que algo não está bem.
    O construtor continua a insistir na condensação do quarto, razão essa que eu não "compro", ainda por cima porque o quarto se encontra vazio.
    Será que o construtor tem razão na explicação? Estarei eu a exagerar?

    Obrigado,
  2.  # 2

    Qual o isolamento dessa parede?
    Que tipo de revestimento tem do lado de fora?
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagopascoa
  3.  # 3

    Uma planta da casa com a localização do roupeiro, ajudava.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagopascoa
  4.  # 4

    A parede é constituída por tijolo de 9, caixa de ar, placa de isolante e tijolo de 9.
    A parede exterior não cola com nenhum outro edifício.
    •  
      alv
    • 21 outubro 2013

     # 5

    Vivam!
    Infelizmente para si, Tiago, o construtor é capaz de ter razão, no facto de ser condensação por falta de ventilação no interior do roupeiro.
    Felizmente para si, ele também não lhe diz que, provávelmente assa condensação também pode ser devida ao isolamento insuficiente que provoca esses condensados.
    Agora vem a velha guerra: De quem é a culpa? A haver projecto térmico, terá cumprido o projecto? Havendo projecto tendo cumprido, foi certificado? Sendo certificado, cumprindo as disposições minimas regulamentares.... Como vê não teria fim, pelo que tem ver se consegue entender-se com ele por forma a tentar resolver o problema, seja ele qual for.
    Mas fotos e outros auxiliares seriam bons, porque o resto são palpites que podemos dar, embora situações dessas sejam o dia a dia e só agora começou a temporada das infiltrações, das condensações, dos frios, porque a temporada dos calores e seus efeitos já passou.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagopascoa
  5.  # 6

    Concordo Alv, mas vento a sair do interior do roupeiro??? Não me parece normal...
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 7

    só com fotos é que podemos... falar... tens tecto em pladur ???
  7.  # 8

    Tem a certeza que sai mesmo vento do interior do roupeiro?
    Consegue identificar a zona concreta?
    Assim a "olho nu" não deveria ser muito normal.
    Não terá aì o ar dentro do quarto a circular das zonas mais quentes para as zonas mais frias?
  8.  # 9

    Como entra vent(o) não é falta de vent(ilação).
  9.  # 10

    Colocado por: tiagopascoaA parede é constituída por tijolo de 9, caixa de ar, placa de isolante e tijolo de 9.
    A parede exterior não cola com nenhum outro edifício.


    Se é parede exterior não é infiltração?
    • eu
    • 21 outubro 2013

     # 11

    Se entra vento, é um problema muito sério e explica facilmente a humidade: essa parte do quarto arrefece muito e o ar quente e húmido condensa nessas superfícies frias..
  10.  # 12

    Colocado por: tiagopascoaNão fiquei satisfeito com a explicação e soube entretanto que a parede por trás do roupeiro não foi rebocada, está em tijolo porque, segundo o construtor, como levava um roupeiro poupava-se no reboco..


    O que é que existe por detrás desta parede?

    Por detrás do roupeiro não existe as prumadas de ventilação de alguma casa de banho? Incluindo a do esgoto por ex.?
    Dê-nos como referencia se não existe um wc por baixo ou por detrás desta parede?
  11.  # 13

    Colocado por: Anonimo16062021Cá para mim,o que existe por detrás dessa parede é uma caixa de ar com pouco (ou nenhum) isolamento termico..

    e se calhar ventilada... :)
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 14

    Descobri entretanto que a parede atrás do roupeiro não estava rebocada... O ar passava entre os espaços dos tijolos. Burrice!!! Deu ordem ao construtor para arrancar o roupeiro, rebocar a parede e colocar um roupeiro novo.
    Está feito e já não há humidade no roupeiro.
 
0.0172 seg. NEW