Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Boa noite

Só abri agora o PC, pois estive o dia a trabalhar em Capotto interior :-)

Fica aqui o desenho todo que tinha feito ontem, Está inacabado, faltam pormenores mas podem ser feitos de varias maneiras.

A ideia base é colocar uma chaminé com uma peça colada ou soldada, Nas fotos de cima pode ver com essa "saia" soldada.

Com uma peça soldada na conduta nunca na vida dá problemas de infiltrações que é mais importante que a ponte termica.

Pode deixar um negativo na laje, quadrado e depois colocar o isolamento em silicato de calçio (A vermelho) Pode fixar um tubo mais largo que servirá de guia para enfiar o de baixo e outro para enfiar o tubo de cima!

Os tubos não tocam um tubo um no outro.

Para mim as perdas por ponte térmica de uma conduta de fumos são insignificantes ....

Há problemas bem piores em condutas mal colocadas.

Se fizer as contas até pelas soleiras e peitoris as pedras são insignificantes .

Já fez as contas por exemplo à área de uma caixilharias para saber o que perde por não terem corte térmico ?

Eu logo coloco no forum umas fotos que tirei na semana passada à temperatura interior de um vidro duplo de alta qualidade... 40 º por dentro num vidro virado a poente ...

Numa casa bem isolada, as perdas e ganhos de energia são pelos vidros o resto são ninharias.
  2.  # 182

Colocado por: lfvmagalhaesCaro Jorge, então a imagem :)?

Amigo Magalhães, voçê com a formação que tem é a pessoa habilitada para fazer agora um desenho melhor que esse :-)
  3.  # 183

sim se calhar poderia fazer algo melhor.

mas como isto anda, um iluminado que domine a ferramenta é um doutor...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, Jorge Santos - Faro
  4.  # 184

Colocado por: lfvmagalhaesmas como isto anda, um iluminado que domine a ferramenta é um doutor...

É verdade, mas não basta saber desenhar ... Tem que ter cultura se bem que nem sempre a arte sai com a pessoa !

A mim dava-me mais gozo desenhar à mão nos tempos em que se usavam já as canetas da rotring que eram muito boas (Não sei se conheçeu)

Quando aprendi a desenhar com tinta da china ainda as canetas eram de molhar e riscar ... Essas nunca usou com certeza.

Este já foi com a canetas "novas" Veja aqui no post #20

https://forumdacasa.com/discussion/34155/1/forno-a-lenha/

Voçê por exemplo que não é da área de Civil é um bom exemplo do mundo actual que a mim nada me surpreende !

Com as suas pesquisas sabe mais que muitos com anos de prática ... Muita malta da area da construção embarca que porcarias que se vendem sem fazer a mínima ideia do que vai sair na rifa !

Um pouco de investigação nunca fez mal a alguem !

Voçê se investigar mais irá isolar a laje da sua casa, por cima e por dentro :-) Era o que eu faria, for cima para o varão, por dentro para o inverno.

Foi assim que o amigo Anonimo16062021 fez em casa dele...
  5.  # 185

Amigo Jorge, eu tenho a sorte de ter conhecido isso tudo... canetas de aparo, tenho uma colecção de vários aparos, dependendo daquilo que se queira... Ora isso para criação tipográfica é melhor do que qualquer outro tipo de feramente digital... Pois o toque manual é a "cifra" do artista!
  6.  # 186

Colocado por: lfvmagalhaeseu tenho a sorte de ter conhecido isso tudo

Os mais novos já nem sabem o que isso é :-)

Colocado por: lfvmagalhaesPois o toque manual é a "cifra" do artista!

Eu também acho que a criatividade flui mais com lápis e caneta , um bom arquitecto faz sempre os esboços à mão.

Mas eu que era bom em desenho e pintura ... aos 13 anos já andava num curso de pintura com adultos ! Hoje já quase não tenho "mão" Perdi o jeito por causa dos computadores !

Tenho que voltar a riscar à mão :-)
  7.  # 187

Eu disse que tinha a sorte, pois a minha família tem uma livraria ha já muito tempo, livraria, papelaria, etc etc... uma coisa pequena mas com muito lá dentro... conheço tipos de papel que alguns dos meus professores não sabiam que existiam se quer...

Na escola desde os compaços, aristos, extensões etc etc era tudo rotring. Depois era os lápis, quais quer? lol...

Já na faculdade foi os aparos, cheguei a levar aparos para os meus professores verem... e ainda dei a ganhar à minha tia pois uns foram lá comprar uns :).
  8.  # 188

Colocado por: lfvmagalhaesJá na faculdade foi os aparos, cheguei a levar aparos para os meus professores verem...

EHEH essa tem piada...

Eu realmente achava estranho voçê ter usado os aparos, mas estava calado pois podia ter usado na faculdade, nalguma aula de "historia da arte"
  9.  # 189

Pois, eu dei esse exemplo dos aparos da faculdade, mas "escrevo" com aparos desde a primária... Deve ser a melhor ferramenta para treinar a caligrafia, pois muita pressão dá borrada, pouca pressão borrada dá, etc etc etc...

história da arte não foi na faculdade, história da arte já foi no secundário... o meu secundário foi diferente do que é neste momento... posso ter sido um pouco desvaforecido aquando da faculdade mas pronto, isto porque, eu fui para um curso onde os alunos desse curso já tinham tirado o curso profissional de 12º ano... ora eu no secundário não tirei nenhum curso, estava era no agrupamento de artes... pelo que, entre outras coisas, estudei geometria, oficina de arte, história de arte, materiais e trabalhos de expressão plástica, etc etc.... além das disciplinas nucleares, e como eu era "sado" também matemática (coisa que quando as pessoas iam para aquele agrupamento era para escapar à matemática)...

por isso na faculdade mais no primeiro ano, os alunos que tinham tirado o curso profissional, aquilo praticamente não era nada... e para mim era diferente...
    eles cheios de portateis e eu a fazer tudo à mão, apresentava os trabalhos tudo à mão, tudo com recurso à geometria, e noutras vezes com recurso ao que tinha aprendido nas outras disciplinas, e eles era tudo com pc's e mac's e etc etc...

Por isso agora eu sei que posso ir por um lado ou por outro lado, dependendo do que o cliente quer, eles só conseguem ir sempre pelo mesmo lado, pelo lado da máquina...
  10.  # 190

Isto não é bem bem uma divagação é mais uma exposição de um produto, à semelhança dos produtos que já apresentei no inicio do tópico.

Trata-se de uma solução que visualmente acho bastante atrativa, pois gosto bastante de paredes de vidro, contudo na zona das portas implicava sempre ferragens etc etc... descobri este produto.

Só tenho imagem da ferragem que é embutida no pavimento e no tecto.

Alguém conhece mais sistemas destes?
      visur_1200x1200.jpg_image_slider_product_image_slider_zoom.jpg
  11.  # 191

Colocado por: lfvmagalhaesIsto não é bem bem uma divagação é mais uma exposição de um produto, à semelhança dos produtos que já apresentei no inicio do tópico.

Trata-se de uma solução que visualmente acho bastante atrativa, pois gosto bastante de paredes de vidro, contudo na zona das portas implicava sempre ferragens etc etc... descobri este produto.

Só tenho imagem da ferragem que é embutida no pavimento e no tecto.

Alguém conhece mais sistemas destes?
      visur_1200x1200.jpg_image_slider_product_image_slider_zoom.jpg

Não conhecia!
    Não é para duches de obra pois não?
  12.  # 192

Não não, é mesmo uma porta de vidro de "dupla ação", isto é, abre para um lado e para o outro...

Pode ser usado onde quiser (não sei se dá para zonas de duche isso não sei)... mas pode ser usado como porta para uma sala, para um escritório, etc etc...

Onde se enquadra melhor é naquelas zonas onde existe, uma parte da divisão em vidro do chão ao tecto, esta porta como as ferragens são no chão e no tecto, não tem nada na porta, fica mais "clean"...

Queria era saber se existe mais além desta marca...

já agora aqui fica o site http://www.dorma.com/us/en/products/opening_closing/glass_fittings_for_interior_swing_doors/visur_ansi/index-144-1659-2389.html
  13.  # 193

Colocado por: lfvmagalhaesPode ser usado onde quiser (não sei se dá para zonas de duche isso não sei)... mas pode ser usado como porta para uma sala, para um escritório, etc etc...

Parece-me a mim que se torna frágil o único apoio naquele pedaço de vidro que vai para baixo... Para garantir que não parte por ali, deverá ser preciso alguma espessura de vidro... Já viu as especificações?
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  14.  # 194

Colocado por: nandogoncaPara garantir que não parte por ali, deverá ser preciso alguma espessura de vidro.

Vai sempre partir por ali ... São coisas só para vista !

A moda de casas cheias de vidro vai passar... Ainda a dias dei uma marrada num vidro porque não o via com a porta fechada.
    Já têm morrido pessoas assim , ainda a uns tempos numa feita de aniversario umas crianças com a euforia enfiaram por uma porta em vidro ficando todas cortadas !

Um amigo meu caiu por um terraço em vidro ... Tropeçou, caiu em cima do vidro e foi parar ao r/c , teve sorte não morreu .
    Tem o forno dele com 50 % de vidros... Ops fornos não eu queria dizer casa !
  15.  # 195

Eu não sei se era isto que vocês estavam a perguntar, isto é o que está no site:

GLASS PANELS
    Glass Panels, General:
    Provide glass panels that comply with 16 CFR 1201, Category II requirements for safety glazing. Permanently mark glazing with certification label of the SGCC.
    Provide glass panels with exposed edges machine ground and flat polished.
    Fully Tempered Clear Float Glass [GL#__]: ASTM C1048, Kind FT, Condition A, Type I, Class 1, Quality-Q3; thickness [9.5 mm] [12.0 mm].
    Fully Tempered Ultraclear (Low-Iron) Float Glass [GL#__]: ASTM C 1048, Kind FT, Condition A, Type I, Class 1, Quality-Q3, with visible light transmission of not less than 91 percent; thickness [9.5 mm] [12.0 mm].
    Fully Tempered Tinted Float Glass [GL#__]: ASTM C1048, Kind FT, Condition A, Type I, Class 2, Quality-Q3; thickness [9.5 mm] [12.0 mm].

Recomendam vidro temperado pelo que depreendo.
  16.  # 196

Colocado por: lfvmagalhaesRecomendam vidro temperado pelo que depreendo.

Eu não recomendava ... quando parte desfaz-se todo .
    Um bom vidro laminado ao menos se partir não se desfaz em mini-bocados, apenas fissura
  17.  # 197

Colocado por: Jorge Santos - Faro
    Vai sempre partir por ali ...

Será que vai?? Duvido!!
    O Segredo está no mecanismo onde o vidro acenta, o resto são cálculos sobre a força centrifuga que o mesmo causará quer nos topos quer na base, o vidro terá com certeza algum tipo de apoio superior no topo para alem daquele que se vê na imagem.

Colocado por: Jorge Santos - Faro
    São coisas só para vista !

Como tantas outras que por ai andam, não quer dizer que não funcionem. Podem é não ser para todas as carteiras...
    Concordam com este comentário: PatSil
  18.  # 198

toda a informação disponível que aqui coloquei está no site deles.

vou colocar umas "fotos", não são mais que as imagens do "pormenor" que está no pdf deles.
  19.  # 199

.
      1-visur.png
  20.  # 200

.
      2-visur.png

0.0421 seg. NEW