Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

+
      2169-puren-velux13.jpg
  2.  # 22

+
      2169-puren-velux14.jpg
  3.  # 23

+
      2169-puren-velux15.jpg
  4.  # 24

+
      2169-puren-velux16.jpg
  5.  # 25

+
      2169-puren-velux3.jpg
  6.  # 26

+
      2169-puren-velux1.jpg
  7.  # 27

Boas novamente a todos :).
    Antes de mais bom ano a todos :).

O que me traz hoje aqui não é propriamente a divulgação de um material, é sim a divulgação de um processo construtivo e a consequente a colocação de umas perguntas.

Então, mais uma vez irei utilizar como exemplo a referida casa "Karuna House".
    Na cobertura da mesma foi aplicado um produto "Weather Resistant" (resistente às condições climatéricas), impermeável à égua mas permeável ao vapor de água e além disso é um produto que vai "fechar" os espaços e garantir a estanquecidade ao ar da estrutura. O produto é aplicado nas placas OSB, por assim dizer toda a cobertura é pintada com este produto em duas demãos cruzadas.

Este primeiro vídeo é apenas para mostrar aquilo que compõe o sistema, são 3 produtos, sendo que maioritariamente só são utilizados dois.

Aqui está uma imagem da cobertura como podem ver toda a estrutura foi coberta para a aplicação destes produtos.

Chegou a altura das questões por assim dizer. Este sistema que eles utilizam segundo já referi impermeabiliza a cobertura, garante estanquecidade do ar, é resistente ao tempo, é permeável ao vapor de água, contudo este produto é especifico para madeira como é o caso das placas OSB.
    Há disto para coberturas de betão? Pergunto se não é possível impermeabilizar uma cobertura de betão com aquela emulsão preta que se usa para impermeabilizar sapatas e paredes que fiquem abaixo do nível do solo?

Se essa emulsão não é recomendada, então que tipo de solução existe para obtermos uma cobertura assim como a dessa video, isto é, a impermeabilização sem interrupções e cortes etc etc etc.

Abraço a todos.
  8.  # 28

Se entendi bem a cobertura vai levar uma membrana TPO, o que quer dizer "Thermoplastic polyolefin" (é uma espécie de tela de borracha). O que estão a aplicar no video é apenas uma impermeabilização líquida que, segundo o autor do video, serve como segurança adicional.

Tem várias impermeabilizações líquidas no mercado português e teoricamente pode aplicar as mesmas em qualquer cor que queira.
  9.  # 29

lfvmagalhaes sabes o que eu lembro logo que começo a ver estes videos? LSF!

LSF + Casas Passivas = será possivel em Portugal?

Será que a futureng conseguia projectar uma casa detsas? Será que a Homegrid conseguia projectar uma casa destas?
  10.  # 30

Sr. Valter Branco, casas passivas com LSF é possível, aliás, casas passivas é possível com qualquer tipo de método construtivo.

Aquilo que eu acho é que cada "país" tem o seu modo de construção, e aliam o seu modo de construção às técnicas e conhecimentos necessários para se construir uma casa passiva... Por exemplo, um dos requisitos para casas passivas é tal estanquecidade do ar, uma construção em Betão ou Alvenaria consegue isso muito mais fácilmente que uma construção em LSF ou WF (light steel framing ou wood framing). Isto porque segundo consta, um reboco interior de gesso projectado consegue garantir a estanquecidade necessária (não estou a falar das aparelhagens e caixas de tomadas etc etc etc) numa parede onde é revestida a OSB todas as junções das placas OSB tem de levar massa e consequentemente fitas etc etc (quase como nas placas de Gesso quando é para tapar as junções de placas).

Neste caso eles aliaram o método construtivo que lá utilizam e com umas mudanças ali e outras acolá, como é o caso da espessura da parede etc etc, eles lá acharam o que melhor serve para eles :).
  11.  # 31

Caro simples,

Então é "passível" a aplicação de uma impermeabilização liquida? Contudo esta impermeabilização liquida não é suficiente é isso?

Abraço
  12.  # 32

Já agora simples mais uma pergunta, isto é, eu estou a fazer perguntas sem saber se você é da área mas como falou sobre tal..

Que tipo de isolamento pode "acompanhar" uma "TPO Membrane"? Daquilo que tenho visto é PIR mais PIR mais PIR e mais PIR, será que é só mesmo o PIR?

Abraço
  13.  # 33

Colocado por: lfvmagalhaesJá agora simples mais uma pergunta, isto é, eu estou a fazer perguntas sem saber se você é da área mas como falou sobre tal..

Que tipo de isolamento pode "acompanhar" uma "TPO Membrane"? Daquilo que tenho visto é PIR mais PIR mais PIR e mais PIR, será que é só mesmo o PIR?

Abraço

Também pode aplicar xps (desde que leve um tnt com o mínimo de 300gr a separar), la mineral ou um aglomerado de cortiça, ou ainda vidro celular, entre outras coisas menos frequentes no nosso burgo.
  14.  # 34

Colocado por: Anonimo16062021
    Em cobertura invertida?

Colocado por: Anonimo16062021
    Em cobertura invertida?

Ok se for invertida não (não entendi a pergunta assim). Pessoalmente prefiro a cobertura tradicional (gosto mais do termo espanhol - calida).
  15.  # 35

Então por exemplo numa cobertura a "ordem de trabalhos" poderá ser algo do género:

- Betão da própria cobertura;
    - XPS ou LM ou Cortiça ou "Foamglass" (é isso o vidro celular certo?); (ps: O EPS está fora de questão?)
    - TNT de 300gr? (isto é o que? manta?);
    - Tela de Borracha (TPO)

Isto daria uma cobertura impermeável e segura? Ou seria necessário, como se vê no caso dos videos que apresentei, antes de colocar o isolamento, "pintar" toda a cobertura com uma emulsão ou um impermeabilizante liquido?

Abraço

PS: Já agora, alguém tem fotos destas coisas? É que no google aparece mas não aparece por assim dizer o "tim tim por tim tim" loool :P
  16.  # 36

Caro amigo, aqui referem sempre "protecção pesada", isto não pode ser "mudado" por exemplo ao contrário disso ser godo?
  17.  # 37

Desde já um grande obrigado :).

Contudo uma pergunta: Isto é TPO?
  18.  # 38

;) muito obrigado.

Perguntei porque as imagens e videos de TPO que tinha visto até aqui nenhum havia o "maçarico". Pelo que vi a própria membrana tinha um cola que quando retirado a película e estendida a membrana depois com a ajuda de um daqueles rolos "alisadores" a membrana TPO ficaria "colada" ao suporte.
  19.  # 39

Colocado por: lfvmagalhaesEntão por exemplo numa cobertura a "ordem de trabalhos" poderá ser algo do género:

- Betão da própria cobertura;
    - XPS ou LM ou Cortiça ou "Foamglass" (é isso o vidro celular certo?); (ps: O EPS está fora de questão?)
    - TNT de 300gr? (isto é o que? manta?);
    - Tela de Borracha (TPO)

Isto daria uma cobertura impermeável e segura? Ou seria necessário, como se vê no caso dos videos que apresentei, antes de colocar o isolamento, "pintar" toda a cobertura com uma emulsão ou um impermeabilizante liquido?

Abraço

PS: Já agora, alguém tem fotos destas coisas? É que no google aparece mas não aparece por assim dizer o "tim tim por tim tim" loool :P

Antes do isolamento térmico deve aplicar barreira pára vapor
  20.  # 40

O tpo não é aplicado com maçarico é vulcanizado e colado com cola tipo contacto.

0.0298 seg. NEW