Colocado por: lfvmagalhaesah ok, já percebi :).
mas eu vejo por exemplo no caso do TPO, eles colam a lamina ao isolamento, isolamento esse que está fixado mecanicamente a estrutura
Colocado por: lfvmagalhaesNo fundo queria que me dissessem que esta minha divagação faz algum sentido ou se trocavam / substituíam / eliminavam algum dos elementos, e já agora o porquê.
Colocado por: branco.valterEstava a falar em relação às fitas na BPV,achoque o ALV não concorda, já o Anonimo16062021 acha que é essencial.
Colocado por: lfvmagalhaesNão havendo respostas à minha divagação anterior irei prosseguir, contudo a divagação mantém-se e quando quiserem podem falar mais sobre a mesma.
Mais uma vez prossigo com um assunto que na minha opinião tem bastante importância e que de certeza irá dar que falar.
Nos meus passeios pela internet, e neste tema da construção, nomeadamente construção de casas de passivas, deparei-me com artigos sobre a climatização dessas mesmas casas.
Ora um deles bastante interessante a meu ver, o artigo está em inglês pois trata-se de um construtor dos EUA, que neste momento encontra-se a construir cerca de 45 casas passivas (um bairro por assim dizer), estas 45 casas tratava-se de um concurso publico pelo que li e esse construtor ganhou esse concurso.
Ora esse construtor diz que se estamos a construir uma casa para a qual tenha um consumo reduzido de energia para climatizar, então não faz sentido que o sistema de climatizar tenha um custo BRUTAL (ele fala nos "heating floor", pisos radiantes que chegam a ter preços, segundo ele, para aquecer e arrefecer cerca de 25K USD). O pensamento dele é, já que a casa precisa de pouquíssima energia para ser climatizada então ele decidiu (é claro que não foi ele, foi a equipa dele, engenheiros, técnicos etc etc), fazer uma experiência numa destas 45 casas e instalou apenas 2 mini splits Mitsubishi de 9,000BTU para climatizar a casa que tem 2125 Sq/Ft (perto de 200 m2).
Ele nessa instalação gastou perto de 6K USD, e os resultados segundo ele e os técnicos e engenheiros etc etc são os melhores. Numa dessas experiências nessa casa, a mesma ficou durante uns meses apenas a ser climatizada com 1 dos 2 minisplits...
Como cada vez mais os AC estão mais amigos do ambiente, mais competentes, mais eficientes, ele diz que não faz sentido estar a ganhar 25K USD num sistema, que apesar de ter vantagens, há mais desvantagens do que propriamente vantagens.
Atenção que o mesmo construtor ainda diz que se ele estivesse numa zona dos EUA onde houvesse grandes períodos de tempo frio (praticamente comparou com os países nórdicos, tipo canada, e alguns europeus) ele diz que poderia ter uma outra forma de pensar, mas que aí até a própria forma de fazer a casa seria diferente, já que teria de contar com a inércia das paredes, coisa que nestas casas ele não tem, pois a casa é feita ao bom estilo americano (Wood frame) adaptado às normas PassivHaus.
Pergunto-se:
Num país como o nosso, onde o clima é ameno (zona litoral), esta forma de climatização, com 2 minisplits nem que fossem de 12k BTU, que por aquilo que vejo continua a ser bastante menos que o normal que aparece por cá pelo fórum, é sempre 4 e 5 máquinas com muitos mais BTU's, mas será que uma casa bem isolada e bem pensada é fácil de se conseguir estes 2 minisplits para climatizar?
Faz sentido algum estar a pensar em piso radiante (para a nossa situação, país Portugal) numa casa bem pensada (isolada, estanque, boa caixilharia) para se climatizar? O que é que traz em relação ao AC? Conforto? Menos despesas de manutenção? Já que a despesa da instalação é superior, e depois o consumo é o mesmo, isto é, nas casas passivas o consumo não pode ultrapassar os 10W por m2, por isso aquele construtor utilizando os AC's cumpre na mesma com essa "norma" dos 10W/m2...
São questões que de certeza me saberão responder e para o qual eu também gostaria de saber a resposta.
Atenção que como já foi dito várias vezes, eu não sou adepto daquilo ou disto. Eu apenas vejo isto e aquilo, e as questões surgem. Por isso não sou contra o Anonimo18072022A, como não sou contra o AC, como também não sou a favor do Anonimo18072022A ou a favor do AC.
Abraço a todos!