Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Voltando ao tópico :).

Uma pergunta, já que a dúvida ainda se mantém: Coloca-se barreiras pára-vapor no chão?
  2.  # 122

Colocado por: lfvmagalhaesUma pergunta, já que a dúvida ainda se mantém: Coloca-se barreiras pára-vapor no chão?

No chão é onde se deve colocar sempre a barreira para a humidade não subir... No chão e por baixo das paredes ...

Se tiver cave deve colocar a barreira no chão da cave por baixo e deve colocar varias caixas e bombas para drenagem ... Caso não tenha desnível para ligar aos esgoto.

Uma coisa que eu acho piada é a malta do LSF fixar os perfis metálicos sem uma protecção para a humidade entre o perfil e o betão do pavimento.... Não duram muitos anos pois a humidade da cabo do aço e do osb....

Mas enfim...
  3.  # 123

E deve ser colocada como nas paredes certo? Isto é depois do isolamento e para a parte "quente" da casa certo?.

Sim caro Jorge Santos, existe bandas especificas para esse efeito para serem colocadas nos perfis, mas o melhor ainda seria colocar uma tira de isolamento com a mesma largura do perfil metálico, de seguida essa banda, a barreira pára vapor. Assim estava garantido o corte térmico que pudesse existir :), acho eu :)
  4.  # 124

Colocado por: lfvmagalhaesE deve ser colocada como nas paredes certo? Isto é depois do isolamento e para a parte "quente" da casa certo?.

Eu não vou por aí... Já se discuitiu muito sobre isso e a conclusão a que chaguem é que nada tudo muito baralhado e eu terei que perder algum tempo para mostrar as contradições etc...

Para mim o vapor não é um problema , mas a humidade "agua" sim !"

Colocado por: lfvmagalhaesSim caro Jorge Santos, existe bandas especificas para esse efeito para serem colocadas nos perfis, mas o melhor ainda seria colocar uma tira de isolamento com a mesma largura do perfil metálico, de seguida essa banda, a barreira pára vapor. Assim estava garantido o corte térmico que pudesse existir :), acho eu :)

Mas existe onde ? Nas manuais ! Não tenho duvida alguma que o voçê já investigou e que já sabe, se fosse fiscalizar uma obra aqui em Portugal se passava no 1º dia...

Os produtos existem mas veja bem as fotos dos sites de LSF em Portugal ! verá que ninguém os aplica.

O que há mais por ai são casas que em 20 anos estaram todas podres

E quando ao para/vapor que alguém disse que era usado sempre com a lã de rocha ... Foi ver fotos do melhor site nacional de LSF e não vi nada do que foi dito...

A conclusão as que chego e que é tudo muito bonito mas quando toca a aplicar as materiais fogem todos aos custos...
  5.  # 125

Aquilo que eu acho que pode provocar confusão é o facto de poder confundir um pouco as coisas.

O mais correcto é dizer que existe "Vapor Barriers" e "Vapor Retarders". Ambos são "contra" o vapor mas com funções diferentes e isso é que pode provocar alguma confusão.
  6.  # 126

Sim mas sr. Anonimo16062021 esses materiais que enunciou podem ser classificados das duas maneiras que eu disse... Pois existem aqueles que fazem mesmo de "barreira" e outros fazem de "retardadores"
  7.  # 127

"A vapor barrier is usually defined as a layer with a permeance rating of 0.1 perm or less, while a vapor retarder is usually defined as a layer with permeance greater than 0.1 perm but less than or equal to 1 perm."

Exemplos destes são as barreiras em polietileno
    Os retardadores são os papeis krafts por exemplo
  8.  # 128

No caso do pavimento o maior problema é evaporação do materiais ou a subida da humidade por capilaridade ?

Não será mais importante impedir a humidade de subir ? a que chamam voçê isto ? Pára vapor ?

Note-se que podemos chamar vapor à humidade que evapora mesmo que seja fria... Mas não será correcto chamar vapor às humidades que sobem pelas paredes..

Como se pode ver aqui !

9.  # 129

Colocado por: Jorge Santos - FaroJorge,e voce a dar-lhe..Homem de Deus,nao misture humidades por capilaridade com humidade por difusão de vapor,são coisas totalmente distintas senhor

Eu estou a misturar ? Não eu estou é a separar :-)

Colocado por: Jorge Santos - FaroNote-se que podemos chamar vapor à humidade que evapora mesmo que seja fria... Mas não será correcto chamar vapor às humidades que sobem pelas paredes..

Leu ? Olhe que muitas pessoas confundem tudo.

O que sobe pelas fundações e dá cabo dos perfis metálicos das paredes etc... É a humidade !

Bem sendo assim quer dizer que estamos de acordo ?
    Colocado por: Jorge Santos - FaroNão será mais importante impedir a humidade de subir ? a que chamam voçê isto ? Pára vapor ?

Esta barreira da foto é para a humidade correcto ?
  10.  # 130

Anonimo16062021,

"Q. Is there any reason I have to know the exact perm rating for the materials I use?

A. No, but it's sometimes useful to know whether a material falls into a broad category — in other words, whether the material is vapor-permeable, vapor-impermeable, or somewhere in between.

To simplify the situation, I’ll list a few materials that are considered “vapor-permeable” — that is, with a perm rating over 10 perms. These materials include gypsum drywall, plastic housewrap, fiberglass batts, cellulose insulation, asphalt-impregnated fiberboard sheathing, and 5 inches or less of open-cell spray foam.

Next, let’s list examples of materials that are considered “Class III vapor retarders” — that is, with a perm rating between 1.0 perm and 10 perms. These materials aren't vapor barriers, but they slow down the flow of water vapor somewhat. Examples include stucco, one or two coats of latex paint, 1 inch of EPS foam insulation, and more than 5 inches of open-cell spray foam. (Note that the greater the thickness of a piece of foam insulation, the lower its permeance.)

The next category is a group of materials that are considered “Class II vapor retarders” — that is, with a perm rating between 0.1 perm and 1.0 perm. These materials slow down the flow of water vapor to a greater extent than materials that are considered Class III vapor retarders. Examples include plywood, OSB, the kraft facing on fiberglass batts, 1-inch-thick XPS foam insulation, and one coat of vapor-retarder paint applied to drywall.

Finally, the most impermeable materials are called “Class I vapor retarders” or “vapor barriers.” There materials include glass, sheet metal, aluminum foil, and polyethylene."

Assim é a classificação, por isso eu dizer que existe as "barreiras" e as "retardadoras".
    Concordam com este comentário: simples
  11.  # 131

Jorge isso que você mostrou é aquilo a que se diz (assim ou doutra maneira) Capilary Break, isto é, uma interrupção na capilaridade, para que a humidade não ascenda à alvenaria.

Não é "barreiras pára vapor".
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  12.  # 132

Colocado por: lfvmagalhaesJorge isso que você mostrou é aquilo a que se diz (assim ou doutra maneira) Capilary Break, isto é, uma interrupção na capilaridade, para que a humidade não ascenda à alvenaria.

Não é "barreiras pára vapor".

Pois, isso sei eu, aliás já coloquei por ai algumas fotos para mostrar como se faz como deve ser...

E é com as humidades que se tem que preocupar está a perceber onde quero chegar ?

Colocado por: Anonimo16062021Li sim,e confesso que fiquei comfuso

Voçê ? Não acredito !

O que eu sempre quiz dizer é que me estou a lixar para o vapor mas que me preocupo com as humidades...

Bem, mas eu logo tiro (roubo) umas fotos de construções em LSF para ver onde colocam as barreiras para o vapor... precisamente onde há humidades.

Mas agora ando sem tempo ( sem gripe)
  13.  # 133

Não sei se já tinhas visto:

https://www.youtube.com/watch?v=GGThTNWKbQo
  14.  # 134

Zero Energy House from Viking House on Vimeo.

Interessante no minimo.
  15.  # 135

Onde estou não posso ver o video, mas já fui ver o canal no Vimeo e parece-me tudo muito interessante (os três videos).
  16.  # 136

Deixo aqui uma imagem, poderá não ser novidade nenhuma para muitos utilizadores mas também poderá ser novidade para outros.

Sabem o que é?
      fw20.jpg
    •  
      FD
    • 2 abril 2014

# 137

Fiz batota e já sei o que é. :)
  17.  # 138

Ahahah assim não vale :P

Estou revoltado! lool
  18.  # 139

Essa imagem é de um aparelho que faz ventilação com recuperação de calor.

Trata-se de um unico aparelho ao contrário dos grandes sistemas de ventilação com recuperação de calor que utilizam inúmeras condutas.

As grandes vantagens inumeradas pela marca deste "ductless / filterless HRV" são estas:

"-HRV mais eficiente do mundo (ventilação de recuperação de calor).
    -Sem condutas.
    -Sem filtros.
    -Ventoinhas aceleram ou desaceleram automaticamente, dependendo da qualidade do ar interior.
    -Custos 95% mais baixos do que os custos dos HRV convencionais.
    -Perdas 50% mais baixas do que as perdas de calor de ventilação HRV convencional, apenas áreas ocupadas são ventiladas.
    -Quatro anos de recuperação em comparação com 40 anos, para um sistema de condutas.
    -CO2, monitores de humidade e balanceamento automático de série.
    -Passa discretamente na parede externa.
    -Consumo da ventoinha reduzido 4.2W.
    -Muito silencioso - 25dB @ 50m3/hr e 30dB @ 100m3/hr.
    -Usa o melhor permutador de calor de fio fino do mundo, que é 15 vezes mais eficiente do que um permutador de calor de placas.
    -As ventoinhas ajustam constantemente para manter fluxos de ar iguais através dos permutadores de calor melhorando a eficiência em 10%.
    -O sistema de sifão inteligente despeja automaticamente água de condensação externamente sem congelamento.

Passando estas características para uma casa passiva temos que:

-Uma casa passiva de 200m2 sem HRV tem perdas de 5.500 kWh, sendo que com HRV de condutas reduz essas perdas por 3.500 kWh, custa € 96/ano para funcionar e € 60/ano para filtros.
    -Com dois aparelhos destes (da imagem de cima) na mesma casa consegue-se reduzir as perdas de ventilação de 5.500 kWh para 500kWh. Não há filtros e as despesas de funcionamento combinando as 2 unidades é de € 5/ano. O investimento de 2000€ é recuperado num curto espaço de tempo."

Esta informação foi retirada do site irlandês pelo que todos números são tendo por base os números de lá.

Porém acho este "ventilador" um grande feito, segundo sei tem vindo a ser alvo de constantes melhorias pois o primeiro do género creio que é dos anos 80...

É mais uma informação para divulgar :)
    •  
      FD
    • 2 abril 2014

# 140

Colocado por: lfvmagalhaesEsta informação foi retirada do site irlandês pelo que todos números são tendo por base os números de lá.

http://www.viking-house.ie/fine-wire-hrv.html

Chamam-lhes "Breathing Window", janela que respira.

0.0208 seg. NEW