Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Sim :)
  2.  # 142

Colocado por: Anonimo16062021
    Quais sao?

Uma tela asfáltica é uma barreira de vapor.
  3.  # 143

Colocado por: Anonimo16062021
    Utilizadas paraminimizaros problemas de condensações internas,ou seja,retardador de vapor..

Se retarda acaba por ser uma barreira ao vapor. Não significa que seja 100% estanque, pois moléculas de água conseguem sempre trespassar os materiais usados na construção, no entanto é uma barreira e a quantidade de água que passa não é significativa e dificilmente consegue fazer estragos.

Se diz que não existem barreiras ao vapor também não pode dizer que existem materiais permeáveis ao vapor de água porque qualquer material, por mais permeável que seja, retarda a passagem do vapor de água.

Para ser 100% correcto devia se dizer que alguns materiais são mais permeáveis ao vapor que outros e nenhum é estanque. No entanto na prática penso que faz mais sentido separar por barreiras de vapor e materiais permeáveis ao vapor.
  4.  # 144

Colocado por: lfvmagalhaesDeixo aqui uma imagem, poderá não ser novidade nenhuma para muitos utilizadores mas também poderá ser novidade para outros.

Sabem o que é?

Recuperar o calor pode ser muito importante durante a noite ou nos dias frios ou nos países frios.

Mesmo assim nos países frios à anos que renovam o ar das casas com painéis a ar, pelo, menos durante o dia, será o ideal para complementar os sistemas de recuperação de calor... Se bem que esse que mostra acho que não dá por exemplo para ligar às saidas de ar das WC e da cozinha e aí tem que haver tubos ...

Isto fica mais barato :

Mas em países com algumas horas de sol durante o dia, podemos fazer muito bem a renovação do ar com painéis solares a ar .

Um só painel acaba com a humidade de um quarto virado a norte com um ventilador com baixo consumo, este que vou colocar aqui nos dias de inverno 50% nublado mete 34 graus durante quase todo o dia.

O ventilador tem um caudal de 160 m/3 p/hora e gasta 22 watts/hora.

Este que já fez o 3º inverno acabou literalmente com a humidade a o "gelo" que se sentia ao entrar no quarto... Imagine a sua casa com a varanda 50% coberta com painéis deste género que evidentemente pode ser feitos com materiais de mais qualidade

E já agora... as placas em eps que muitos viram e não gostaram foram para fazer painéis destes que ficaram por menos de 100 € cada .

Não fui eu que fiz este, apenas ajudei sem meter a mão .

Nem todos estão a nadar em dinheiro por isso há que reduzir os custos !
  5.  # 145

Uma recente divagação minha:

Como é que se processa à correcção da ponte térmica de um tubo como é o caso do tubo nesta imagem desta lareira...
    Não era com lareira que eu queria mostrar, era mesmo num recuperador de calor "suspenso"...

Como é que se corrige a ponte térmica do tubo, na parte da cobertura, neste caso?
      b_prodotti-62661-relc91ff75bf35c4a3e922ded1a19e08cfd.jpg
  6.  # 146

nada??
  7.  # 147

É fácil ...

Necessita de apoiar o peso do recuperador no tubo, ou apoia-o na parede ?

Se o recuperador apoiar na parede, basta colocar fazer (na laje) uma caixa em silicato de cálcio e passar o tubo inox por dentro, depois por baixo coloca um aro de remate redondo ou quadrado.

Se necessitar apoiar o recuperador na conduta, já deve levar um tubo fêmeo que será também isolado por fora com silicato . Esse tubo seria fixo na laje com uns 4 apoios, E teria um sistema de encaixe para que a conduta do recuperador fixasse nesse tubo fêmeo ... Neste caso teria que ser em aço inox de 2 mm . Tudo isso é fácil de fazer.

Mas, cuidado com o aparelho da foto pois só é bom para quem o vende, pois é caro. Mas não é seguro e tem pouco rendimento pois não tem porta nem bom controlo, nem entrada de ar exterior ....
  8.  # 148

sim eu coloquei esta foto só mesmo para exemplificar.

A minha "imagem cerebral" é mesmo um daqueles recuperadores de calor de dupla face, rectangulares, ao centro da sala por exemplo, e um tubo a fazer o "escape" dos fumos... mas o que me ficava na cabeça era como fazer a correcção dessa ponte térmica... pois o tubo dos fumos tem de ser um único tubo para não haver fumo dentro de casa...

Jorge, não tem um foto de pormenor? exterior?
  9.  # 149

outro exemplo
      Recuperador de calor de face dupla com revestimento em mármore compacto e tubo de exaustão em aço corten.JPG
  10.  # 150

outro
      salamandras_solzaima.jpg
  11.  # 151

uma coisa assim deste genero
  12.  # 152

Tenho alguns, mas o ideal é dizer como quer que fique que eu lhe faço um pormenor !

Vai sair numa laje, ou em telhas ? O laje é em betão ou madeira ?

Veja se goste destas:

Pode ver aqui em fotos do google:

https://maps.google.pt/maps?q=albufeira&hl=pt-PT&ll=37.094801,-8.221636&spn=0.007402,0.016512&sll=37.24542,-8.19521&sspn=0.945612,2.113495&t=h&hnear=Albufeira&z=17&layer=c&cbll=37.095612,-8.222686&panoid=AcPtB3ZKJLxW4ZTp5hOIqQ&cbp=12,254.53,,0,2.05

Ps.

Não entra agua para as casas pela chaminé, pois tem um sistema escondido que o impede, que obviamente não se deve colocar na net, até porque eu não percebo nada de inox...

Fiz essas à uns 8 anos na desportiva e porque me pediram mais caro que o orçamento que eu dei ...
  13.  # 153

Colocado por: lfvmagalhaesoutro exemplo

Mas não é para ficar suspenso no tubo ? se for esses recuperadores são fracos, não aguentam !

Tem que ser um ADF 820 nmv dulpa face ou ADF 1000 nmv dulpa face, esses têm registênçia que chega a sobra
  14.  # 154

está a ver as fotos dos recuperadores que coloquei?

Pronto... o tubo dos fumos tem de ser continuo até à placa certo?... Como é que se faz o corte térmico desse mesmo tubo? Não se faz e por exemplo cobre-se esse tubo com isolamento e depois do isolamento coloca-se outro tubo só na parte da habitação?
  15.  # 155

o exemplo que eu mais gosto é o primeiro recuperador, não quer dizer que vá ser exactamente assim, mas é a forma que eu mais gosto é o recuperador ladeado de algo mas que não seja parede... algo como aquela pedra onde se crie um pequeno espaço para colocar alguma lenha e tal, nada mais...

PS: sim para ficar suspenso no tubo também poderá ser...
  16.  # 156

tipo isto também é uma solução
      ADF RC 820 NMV-DF-P.jpg
  17.  # 157

O que fica bem é um tubo inteiro, mas enfia uns 10 cm na laje, depois um outro tubo faz o resto.

As fotos que coloquei são a parte de fora .

Este é o interior :

A ligação entre um e outro tem que ser executada de maneira a que não hajam escorrimentos ...

Quem não sabe fazer bem, coloca tubo duplo isolado e perde esse calor !
  18.  # 158

ok, um tubo todo, mas apartar do momento que esse tubo vá para o exterior começa aí a ponte térmica... mesmo que o outro tubo que mostrou em cima seja colocado da parte de fora e que não toque neste (creio que era isto que estava a mostrar certo?)
  19.  # 159

pois, esse era o meu pensamento... mas também já tinha pensado nisso, que o calor gerado no tubo não iria para a habitação pois estava isolado..
  20.  # 160

Colocado por: lfvmagalhaestipo isto também é uma solução

Esse , vem esta instalado com um tubo que o fabricante fornece .

Este por exemplo foi fabricado bem andes de no mercado aparecerem os dupla face...

Pelo tubo central de por baixo, entra are exterior insuflado ... 450 m/3 por hora .

Este não está certificado :-)

Mas mete a um canto em rendimento todos ou outros... Mas que o fez não percebe nada de soldaduras e já deixou de fazer essas coisas...

Com um ADF de dupla façe pode fazer uma coisa do género ...

Melhor que isto só por e-mail .

Ps.

Nesse tubo pode ver uns riscos de calcário ... Era agua que se infiltrava por baixo da laje

0.0368 seg. NEW