Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    No passado dia 9 de Outubro tive uma inundação cá em casa (arrendada!) provocada pela negligencia da vizinha que habita no andar de cima. Aparentemente a senhora esqueceu-se de ter posto algo a lavar na banheira e só deu conta que tinha metade da casa alagada quando lá fui bater à porta. Como a casa tem soalhos (chão e tectos) praticamente toda a água veio cá parar a baixo, em cima do sofá, do portátil, estragou o candeeiro e o soalho do quarto das crianças está parcialmente danificado. O hall e sala como tem tijoleira só me custou mesmo os 2 trambolhões que lá dei!
    Assegurou-me que tinha seguro e até chamou a policia, para registarem a ocorrência, informando-me que dentro de poucos dias o perito entraria em contacto comigo, pelo que fui aguardando pacientemente.
    Contudo entre ontem e hoje (seja 21 e 22 de Outubro, 12 dias depois)o caso mudou de figura e fui informada:
    1. ontem que a seguradora não iria cobrir os danos causados uma vez ter sido um acto de negligencia / intencional (aqui uns grandes???) pelo que a senhora pediu que lhe entregasse orçamentos pois tinha um outro seguro da EDP???
    2.Hoje veio a minha casa com um produto à base de oxigénio activo para eu limpar o sofá, pelo que lhe expliquei que quando comprei o meu sofá efectuei um tratamento anti.nódoas e que por norma teria de ser a empresa a efectuar os tratamentos com produtos uma vez que poderíamos vir a neutralizar o tratamento. Apresentei-lhe o orçamento que a empresa me deu após ter exposto o tipo de nódoas, extensão, etc (98€, -15% visto ser cliente) e foi aí que começou a dizer barbaridades (Onde comprei o sofá? Era melhor de tivesse comprado em castanho como o dela e não creme!???WHAT!!!E que como sou uma empresa ia pedir factura!!!WHAT??? Sou empresária em nome individual na área dos desportos recreativos, como sabe ela tanto é que me admiro uma vez que só cá mora à 4/5 semanas e nem bom dia nem boa tarde diz!).
    Depois o computador, perguntou-me quantos anos tinha, disse-lhe que tem 7/8 anos pelo que me respondeu que não tinha valor nenhum!Pois até pode não valer actualmente, mas na altura custou-nos cerca de 1200 euros, ainda temos a factura!É certo que já não era muito utilizado, porque temos outros e o disco servia basicamente para armazenar as fotografias como segurança (já nos aconteceu perder as fotografias todas!!!) mas isso não quer dizer que não tenhamos direito a que seja arranjado ou substituído!? Especulou que a policia não terá feito menção de um computador estragado no auto (especula porque ainda não foi levantar o auto, uma vez que têm que se pagar cerca de 13€ por folha e certamente foi a razão pela qual também o seguro não deve ter dado seguimento ao caso), a verdade é que as manchas do sofá também não lá devem estar (no auto), uma vez que esperava que desaparecessem mas não desapareceram; e os estragos no soalho também não deve estar mencionado visto que só levantou no dia seguinte.
    3. Passado 3/4 de hora telefonou-me a informar que podia pedir os orçamentos que depois ela e o marido decidiriam depois se aceitavam ou não e que se quisesse poderíamos ir a tribunal; disse também, que só pagaria a limpeza onde a água caiu e que teríamos de provar que o computador se estragou com a água. Por fim declarou-se veterana nestas questões dado ter um processo a correr em tribunal colocado pelo antigo vizinho!

    Qual a melhor maneira de resolver esta questão?
    Obrigada
  2.  # 2

    Eu não percebo nada disso mas se fosse eu recorria imediatamente a um advogado.
    Concordam com este comentário: bel99, 1976
    • bel99
    • 23 outubro 2013 editado

     # 3

    Colocado por: mariapachecoNo passado dia 9 de Outubro tive uma inundação cá em casa (arrendada!)
    Informou o proprietário??
    EDIT: Sem ter certezas do que vou afirmar, atrevo-me a dizer que quem se deverá preocupar com os estragos no apartamento arrendado deverá ser o proprietário e não a mariapacheco. A mariapacheco só terá que se preocupar com os danos causados no que é, efectivamente, seu.
    Concordam com este comentário: 1976
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mariapacheco
  3.  # 4

    Boa tarde
    Informei a instituição proprietária do imóvel no próprio dia da inundação pelo que veio cá um representante tomar conta da ocorrência, bem como a policia.
    Hoje falei com o director da mesma que descartou qualquer responsabilidade da instituição, uma vez que o meu contrato de arrendamento (assim como o da vizinha) prevê que sejamos nós a efectuar todas as obras de carácter ordinário e extraordinário, mas uma vez que os danos em minha casa foram causados pela vizinha será ela a arcar a responsabilidade das contas. A instituição declarou que irá mediar o conflito e se necessário irá a tribunal para que poder reaver o imóvel no estado em que estava.
    Agora relativamente aos meus bens que ficaram danificados, talvez consiga algum apoio da instituição proprietária, uma vez que pediu que documentasse tudo o que foi danificado e lhes apresentasse o auto da policia também. Mas se não poderem fazer nada quanto aos meus bens terei mesmo de contratar um advogado??? Ela não é sem duvida a causadora dos estragos????Não esteve lá a policia para documentar???'Ela quer ir a tribunal porquê???E um processo desse género ficará em quanto???
    Obrigado
  4.  # 5

    Agora relativamente aosmeus bensque ficaram danificados, talvez consiga algum apoio da instituição proprietária, uma vez que pediu que documentasse tudo o que foi danificado e lhes apresentasse o auto da policia também. Mas se não poderem fazer nada quanto aos meus bens terei mesmo de contratar um advogado??? Ela não é sem duvida a causadora dos estragos????Não esteve lá a policia para documentar???'Ela quer ir a tribunal porquê???E um processo desse género ficará em quanto???


    Ela é causadora dos estragos que forem documentados, obviamente.
  5.  # 6

    Documentados como assim...a policia aconselhou a ligar tudo e ver o que estava estragado o portátil por exemplo inicialmente não funcionava fui relatar-lhe esse facto logo imediatamente. Passados um par de dias já ligava mas o ecran não estava normal, um amigo disse-nos possivelmente que queimara a placa; a água que caiu inicialmente caiu mesmo em cima do sofá claro que quando a policia chegou mencionei esse facto mas o sofá já estava na cozinha!
    Como provar agora isso?
  6.  # 7

    Não tem fotos anteriores do sofá nesse local?
    • Gex
    • 24 outubro 2013

     # 8

    Do que é efectivamente SEU, o que se estragou? Um sofá e um portátil de 7/8 anos?

    O Sofá, aparentemente consegue resolver a questão com os 98€ e ela aí parece apresentar alguma abertura para pagar essa despesa.

    Quanto ao computador, se o utilizava apenas como backup, proponha-lhe ela dar-lhe uma indemnização de 50-100€ e vá comprar um disco externo que fica mais bem servida.

    Se ela se armar em parva (como pelos vistos parece efectivamente ser, pelo que disse em relação a ser veterana em arranjar confusão com vizinhos), tente pelo menos expôr a situação perante a restante vizinhança para que ela tenha alguma vergonha na cara.
    Ir a tribunal não me parece que valha a pena por 200€. Quanto muito um Julgado de Paz ou coisa que o valha, só para ela não se ficar a rir...

    Os restantes danos pelos vistos estão a ser tratados pela instituição proprietária.
  7.  # 9

    Caros
    m.aur.eira o sofá só poderia andar por ali mesmo, tenho escritório e mesa de jantar tudo na mesma sala, e sim talvez tenha fotografias dos miúdos que comprovarão a localização exacta do sofá!
    Gex apresentei-lhe a conta para limpeza das manchas ( espero não estar estragado pois tem tratamento anti-nódoas) contudo esta senhora achou um descalabro e recusou-se a pagar!
    Relativamente ao computador, nunca lhe iria exigir o preço por que paguei por ele, visto estar bastante desvalorizado(apesar de que se isto se arrastar para tribunal é o que farei!!!). A minha pretensão seria mesmo essa que propôs, chegar a um acordo justo para podermos de alguma forma substitui-lo.
    Mas há novas, hoje começou novamente a cair água proveniente do andar de cima, claro que não foi a catarata do outro dia. Como habitual a senhora deixou as portadas escancaradas, imagine-se com o tempo de hoje. Acho que deve ter entrado alguma quantidade de água uma vez que esta teve de passar pelo chão flutuante dela, soalho por baixo e começar a verter cá par baixo...novamente! Contactei o senhorio que prontamente pediu para resolver a situação!

    Obrigado mais uma vez!!|
  8.  # 10

    Desculpe a pergunta: tem a certeza de que a sua vizinha não é uma sereia? ...:s

    :D
    Concordam com este comentário: bel99
    • Gex
    • 25 outubro 2013

     # 11

    Colocado por: m.aur.eiraDesculpe a pergunta: tem a certeza de que a sua vizinha não é uma sereia? ...:s

    :D


    Chiça, se for imagino-a assim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  9.  # 12

    ahahahhahha
    • Gex
    • 25 outubro 2013

     # 13

    Colocado por: mariapachecohoje começou novamente a cair água proveniente do andar de cima, claro que não foi a catarata do outro dia. Como habitual a senhora deixou as portadas escancaradas, imagine-se com o tempo de hoje. Acho que deve ter entrado alguma quantidade de água uma vez que esta teve de passar pelo chão flutuante dela, soalho por baixo e começar a verter cá par baixo


    Esse andar de cima deve estar num lindo estado... Nem imagino como é que alguém consegue viver em tais condições e estar a borrifar-se para isso.

    Pessoalmente, sendo a casa arrendada, eu começava mas era já a pensar em mudar-me. É que não há paciência para gente maluca! Uma das vantagens de arrendar casa é mesmo essa flexibilidade que se tem em poder mudar.
  10.  # 14

    Colocado por: mariapachecoo meu contrato de arrendamento (assim como o da vizinha) prevê que sejamos nós a efectuar todas as obras de carácter ordinário e extraordinário
    Ou muito me engano ou ainda irá ter alguns problemas com esta cláusula. Se a tal instituição se está a escusar de responsabilidades é porque estão a considerar essa cláusula e, assim sendo, não sei até que ponto a mariapacheco pode trocar de casa com tanta facilidade sem "problemas" futuros.
  11.  # 15

    Colocado por: bel99Ou muito me engano ou ainda irá ter alguns problemas com esta cláusula. Se a tal instituição se está a escusar de responsabilidades é porque estão a considerar essa cláusula e, assim sendo, não sei até que ponto a mariapacheco pode trocar de casa com tanta facilidade sem "problemas" futuros.


    Eu não percebo como se pode assinar um contrato com esta cláusula!
    Concordam com este comentário: bel99, m.aur.eira
  12.  # 16

    Colocado por: becasEu não percebo como se pode assinar um contrato com esta cláusula!
    Já somos duas.
  13.  # 17

    Boas
    GEX realmente a associação poderia ser feita mas ela parece-se mais com um troll! A sério já lhe dei a alcunha.
    GEX e BELL99 Esta instituição é detentora de várias propriedades e imóveis deixados como herança para "a população" por um senhor abastado que faleceu sem filhos. Certamente para se salvaguardar do vandalismo ou negligência dos arrendatários, uma vez que não é uma inst. com fins lucrativos incluiu essa nova cláusula. Eu arrendei um apartamento à 6 anos atrás (antes de morar aqui) e essa cláusula não existia. Arrendamos há mesma porque o valor vs qualidade compensa: habito num T3, 2WC, garagem com 150m2 (70m2 exteriores) e pago menos de 40% do smn, isolamento natural pelas paredes de pedra (no Inverno chega a nevar aqui) e vista privilegiada para a serra.
    Sabem já moro aqui à 5 anos, à excepção do troll só tive umas questões com a vizinha anterior que decidiu ter 15 gatos à porta! Normalíssimo! Essa questão, mais o barulho incessante pela noite fora do do filho e o facto de estarem em divida com a instituição levou a que se fossem despachados e apareceu quem...o troll que aparentemente tinha 20 gatos! Acreditem que é verdade! Apesar da instituição ter incluindo uma nova clausula no contracto relativa à permanência de animais na áreas exteriores comuns, o troll foi trazendo um depois outro e eu tive que avisar que fui EU que fiz a desinfestação da área que estava apinhada de pulgas após a saída da inquilina anterior a ela e tanto eu como os restantes inquilinos não víamos essa pretensão com bons olhos!
    Sabem é das pessoas, sem bom senso, sensibilidade claro está mas acima de tudo falta-lhes savoir vivre comme des humans! Eu fico!Se tiver de sair alguém que sejam eles!!!

    Vamos ver onde isto vai parar!
 
0.0216 seg. NEW