Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos antes de mais e parabéns pelo fórum que tem sido de suma importância para mim que estou a reconstruir uma moradia.

    A minha dúvida prende-se com as soluções possíveis para aquecimento de água, pois vou optar por aparelhos que não utilizam gás para o resto dos aparelhos (placa de indução, etc).

    Reconheço a minha ignorância sobre o tema e que ao ler sobre termoacumuladores, esquentadores elétricos, bombas de calor, painéis solares, fiquei ainda mais confuso e sem saber qual será a melhor solução para o meu caso. Embora esteja inclinado para um "simples" termoacumulador (dado o investimento exigido para outros sistemas mais complexos).

    Dados que podem interessar:
    - banhos para 3 pessoas (por agora)
    - moradia.

    Obrigado por toda a ajuda.
  2.  # 2

    essa reconstrução não obriga a um sistema solar térmico??
  3.  # 3

    Colocado por: fernandoFerreiraessa reconstrução não obriga a um sistema solar térmico??


    Dos orçamentos que já recebi nenhum me referiu isso..
    Quando digo reconstruir, refiro-me a mudar canalizações, electricidade, picar paredes e novas IS e cozinha.

    Obrigado.
  4.  # 4

    ok, isso é uma remodelação...
    se não quer gás nem um investimento inicial elevado, terá de meter mesmo um termoacumulador electrico.
    programe-o para funcionar nas horas de tarifa mais baixa (Bi-horario).
  5.  # 5

    A ideia é também não fazer/mudar a instalação de gás e assim poupar uns euros nesta "remodelação".

    O termoacumulador só será vantajoso com a tarifa bi-horária!?
    Já agora, sabe aconselhar-me algum ou alguma marca em especial!?

    Obrigado.
  6.  # 6

    é mais vantajoso com bi-horário, se o programar para aquecer a água nesse horário.
    quanto a modelos, pesquise aqui no forum, há já discussões sobre isso, mas já sabe se quer bom não será muito barato...
  7.  # 7

    é possível ter um termoacumulador apoiado por um painel solar!?
    e o custo de instalação desta solução será muito alto!? mais ou menos para que valores..
  8.  # 8

    Colocado por: esteveS__é possível ter um termoacumulador apoiado por um painel solar!?
    e o custo de instalação desta solução será muito alto!? mais ou menos para que valores..


    É possivel como apoio ao solar em detrimento da resistência eléctrica do acumulador solar isto pode rondar os 1800 euros para um deposito de 150 lts em termossifão e depedende dos pontos de água para alimentar o deposito solar.
  9.  # 9

    Colocado por: Costa53

    É possivel como apoio ao solar em detrimento da resistência eléctrica do acumulador solar isto pode rondar os 1800 euros para um deposito de 150 lts em termossifão e depedende dos pontos de água para alimentar o deposito solar.


    é capaz de ser uma boa solução..
    posso então ter um sistema de termossifão com apoio de painel solar e backup elétrico!?

    será brincadeira para quanto!? entre material e instalação..

    PS: obrigado por toda a ajuda.
  10.  # 10

    pode...
    é brincadeira para a partir de 1600 euros... (com 200 litros), digo eu...
  11.  # 11

    posso então ter um sistema de termossifão com apoio de painel solar e backup elétrico!?

    será brincadeira para quanto!? entre material e instalação..

    PS: obrigado por toda a ajuda.


    E porque não uma bomba de calor com depósito incorporado tem de 200 ou 300 litros, sendo só 3 pessoas a primeira chega.
    • SACS
    • 23 outubro 2013

     # 12

    Colocado por: Energia Livre

    E porque não uma bomba de calor com depósito incorporado tem de 200 ou 300 litros, sendo só 3 pessoas a primeira chega.


    bomba de calor para aquecer aguá??? já vi aqui um tópico sobre isso, mas não percebi mt bem uma vez que falava em "COP`s" e coisas desse género!
    sera que poderia detalhar melhor esta situação?? obrigado
  12.  # 13

    Colocado por: SACSbomba de calor para aquecer aguá?

    é um deposito (acumulador) com uma maquina termo-dinâmica(bomba de calor) acoplada para aquecimento de agua de consumo ao invés de uma resistência,

    por exemplo este

    a resistência tem um COP de 1, quer dizer que por cada Kilowatt\hr consumido produz o mesmo Kilowatt\hora,

    as maquinas termo-dinâmicas por cada kilowatt\hr consumido produzem 3 ou 4 ou mesmo 5 Kilowatt\hr,
  13.  # 14

    Ou isto.
      2013-10-21 16.32.49 compress.jpg
    • PMMA
    • 23 outubro 2013 editado

     # 15

    Colocado por: jorgealvesé um deposito (acumulador) com uma maquina termo-dinâmica(bomba de calor) acoplada para aquecimento de agua de consumo ao invés de uma resistência,
    tenho um conhecido que colocou uma dessas, e tem tambem paineis solares. Da marca emmeti. Ta na cave mas sente-se na casa toda o estremecer e um certo zumbido ao trabalhar a bomba de calor. Fora isso ta tudo ok. Consome pouco..
  14.  # 16

    Colocado por: PMMATa na cave mas sente-se na casa toda o estremecer e um certo zumbido ao trabalhar a bomba de calor

    bolas, a instalação está mesmo bem feita!!!
  15.  # 17


    bolas, a instalação está mesmo bem feita!!!


    Ou então é o metro a passar por baixo:)
    • PMMA
    • 24 outubro 2013

     # 18

    Ate posso tirar umas fotos para voces verem, mas não me parece defeito da isntalação... A bomba de calor e que faz esse efeito... e Numa cave a acustica faz o resto.
  16.  # 19

    Colocado por: PMMAAte posso tirar umas fotos para voces verem, mas não me parece defeito da isntalação... A bomba de calor e que faz esse efeito... e Numa cave a acustica faz o resto.


    Venham elas!
    Concordam com este comentário: jorgealves
  17.  # 20

    Colocado por: Energia Livre

    E porque não uma bomba de calor com depósito incorporado tem de 200 ou 300 litros, sendo só 3 pessoas a primeira chega.


    Como é que funciona o sistema com bomba de calor!?
    Será também com apoio de um painel solar e backup de electricidade, como o sistema com termoacumulador!?

    Quais são as vantagens face ao termoacumulador!? Preços!? Consumos!?

    Desculpe tantas dúvidas, mas quem não sabe nada do assunto, fica inseguro sobre o que escolher (qual a melhor solução).
    Pode indicar-me algum link onde possa consultar o que compõem o sistema..
 
0.0176 seg. NEW