Iniciar sessão ou registar-se
    • caje
    • 23 outubro 2013 editado

     # 1

    Boa tarde

    Eu e a minha ex namorada adquirimos um imovel em 2006 por 110 mil euros ( 55 mil euros cada)

    Pretendo adquirir a metade dela por metade do valor em divida ao banco nesta altura ( 46 mil euros)

    A casa nas finanças tem o valor de 74 mil euros ( 37 mil cada)

    O banco aceitou ficar apenas eu no credito.
    A minha ex namorada aceitou fazer-me uma venda ficticia pela metade que deve ao banco 46 mil euros.

    Haverá aqui um caso de mais valias visto a avaliação nas finanças ser inferior à da divida ao banco?

    Ou como me está a vender por um valor inferior ao da aquisição não haverá mais valias, mas sim menos valias?

    Agradeço resposta urgente, quero fazer a escritura até final do ano, e a minha ex namorada está com algum receio em avançar, com medo de ter que pagar em sede de irs sobre esta transação.
  1.  # 2

    A mais valia é a diferença entre a compra e a venda.

    Se tem na escritura de compra o valor de 55 e não de venda o de 46, é como diz. Há menos-valia, logo não haverá imposto (IRS) a pagar.

    Na sua parte, há o IMT e o Selo, além dos custos do crédito e escrituras. Equacione DOAÇÃO em vez de VENDA. Sendo doação não há IMT. Para o banco é básicamente o mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: caje
    • caje
    • 24 outubro 2013

     # 3

    Obrigado pela atenção.

    Mas pelo que me disseram na conservatoria as depesas com a escritura seriam de 375+impostos ... o que daria mais ou menos 1000€.
    Com uma doação não iria gastar muito mais?

    Cumprimentos.
    • El_58
    • 24 outubro 2013 editado

     # 4

    Esses Impostos que refere são o IMT e o Selo. Com doação só paga Selo. Não sei precisar os valores, mas o Imposto do Selo é bem menor que o IMT. Quando digo "bem menor" é mesmo muito menor...

    Compra - Escritura + IMT + Selo
    Doação - Escritura + Selo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: caje
    • caje
    • 24 outubro 2013

     # 5

    Não querendo duvidar, agradecendo desde já...mas têm-me dito que através de doação teria sempre que pagar 10% em imposto selo ( neste caso de 46mil euros... 4600€). Estou enganado?
  2.  # 6

    Colocado por: cajeNão querendo duvidar, agradecendo desde já...mas têm-me dito que através de doação teria sempre que pagar 10% em imposto selo ( neste caso de 46mil euros... 4600€). Estou enganado?


    É o contrário. Pela compra paga IMT, pela doação, não.
  3.  # 7

    Provavelmente estará bem, mas na doação é calculado sobre o valor patrimonial (metade de 74.000 euros).

    E qual o valor do IMT + Selo se for venda?

    Doação = Selo de 10% sobre 37.000 euros = 3.700 euros
    Venda = Selo de 8% sobre 46.000 euros = 3.680 euros + IMT
    • caje
    • 24 outubro 2013

     # 8

    Valores tão elevados?
    Na conservatoria da loja do cidadão disseram-me que iria gastar mais ou menos 1000€! Para adquirir 50%.
  4.  # 9

    Você tem razão. Induzi-o em erro. O Selo na venda não são 8%, são 0.8%. O que dará 368.00 euros + IMT se for em venda. Não havendo IRS sobre a mais valia, será assim mais ventajosa a venda em vez da doação
    Concordam com este comentário: caje
    Estas pessoas agradeceram este comentário: caje
  5.  # 10

    De certeza que paga imt? Julgo ter lido em tempos que no caso de ser um dos casais a fazer a compra de uma das partes não existe IMT.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: caje
    • caje
    • 24 outubro 2013

     # 11

    E qual o valor do imt?
  6.  # 12

    http://conteudos.lexpoint.pt/simuladores/MBCP/imt.php

    Repare que a totalidade do prédio já terá tido isenção para habitação prórpia e permanente, logo, se não se mantiver isenção deve andar pelos 10%, ou seja cerca de 460.00 euros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: caje
  7.  # 13

    mas não existe isenção até 90000 e tal mil euros ou já retiraram
    Estas pessoas agradeceram este comentário: caje
    • caje
    • 24 outubro 2013

     # 14

    EL_58

    No simulador que me enviou fico isento de IMT
  8.  # 15

    Fica isento, em Habitação Propria e Permanente. Mas como a aquisição inicial é de 2006, quantos anos de isenção tem direito? Quantos já passaram?

    Por isso é que referi anteriormente
    Repare que a totalidade do prédio já terá tido isenção para habitação prórpia e permanente, logo, se não se mantiver isenção deve andar pelos 10%, ou seja cerca de 460.00 euros


    Não sei muito bem como funcionam as isenções, mas se não for no enquadramento de HPP a taxa seguinte é de 10%, por isso falei nos 460.00 euros. Nunca será mais que isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: caje
    • caje
    • 24 outubro 2013

     # 16

    Ok! Muito agradecido!
 
0.0178 seg. NEW