Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 12 março 2009

# 61

Colocado por: ErickResposta a Fd e AdrianoP, normalmente quando tenho dúvidas, ajuda imenso ter o contacto de um profissional do isolamento térmico, mas cada um tem direito a sua opinião. Alguns pensam o contrário e hoje já têm as fichas técnicas. Abraço

Da mesma forma que anexou o seu cartão de visita porque é que não anexou essas fichas técnicas? O tamanho é superior ao permitido? Se é esse o caso, envie-me por email e eu coloco-as online.

Se este fórum existisse só para mostrar cartões de visita não serviria para muito, pois não?
  1.  # 62

Colocado por: ns03
    Colocado por: nunoneiva75
    Colocado por: ns03Se quiserem ver algumas fotos da aplicação do Capotto... neste momento estou a passar por essa fase!

Boas,

Presumo que vá instalar pedra nos peitoris... mas e na ombreira e laterais das janelas e portas não vai também mandar isolar até à caixilharia/guia dos estores?

Cumprimentos.

Sim, ficou definido que o isolamento vai dobrar até as caixilharias. No nosso caso a casa vai ser com telas por isso não terá estores!

http://new-life-inn.blogspot.com/

Em termos de transmissão térmica por condução essa parece-me ser uma melhor solução pois evita a maioria das pontes térmicas lineares, mas concerteza acautelou-se quanto à transmissão térmica por radiação, em pleno Verão, principalmente nas janelas voltadas a Sul? É que mesmo com uma tela branca interior, creio que haverá um aquecimento substancial da mesma, que por sua vez aquecerá o interior por convecção.

Cumprimentos.
  2.  # 63

Colocado por: euBem, tal como prometido aqui vão os preços que consegui.

-Cola Weber therm pro - 11.65€/Saco 25Kg
    -Rede fibra de vidro 160 Grs - 34.00€ /Rolo 1x50m
    -MAPETHERM PROF (perfil Pvc c/ rede - 1.15€/Barra 2.5m)

PERFIL ARRANQUE 30MMX2,5M - 3,12€-BARRA
    PERFIL ARRANQUE 40MMX2,5M - 3,25€-BARRA
    PERFIL ARRANQUE 50MMX2,5M - 3,64€-BARRA
    PERFIL ARRANQUE 60MMX2,5M - 4,13€-BARRA
    PERFIL ARRANQUE 80MMX2,5M - 4,75€-BARRA

EPS 100/N-S/ENCAIXE
    2CM 1,11€/M2
    3CM 1,69€/M2
    4CM 2,24€/M2
    5CM 2,78€/M2
    6CM 3,38€/M2
    8CM 4,48€/M2
    10CM 5,58€/M2

BUCHA C/ PREGO
    70mm Cx.500 - 26.00€
    90mm Cx.500 - 26.00€

Primario - Weber.prim regulador - 34.40€/balde 20Kg
    Acabamento - Weber plast decor - 36.00€ /Balde 25 Kg (Cores Grupo A)

Basicamente, o custo dos materiais fica em cerca de 13 euros + IVA por cada m2 a isolar com EPS 60 mm.

No caso da minha vivenda, os materiais para ETICS ficam em cerca de 4000 euros. Como o orçamento mais barato que tenho (materiais + mão de obra) é de cerca de 15000 euros, dá para ter uma ideia do lucro... 11000 euros por duas semanas de trabalho... nada mau ;)

Será que me podia facultar os contactos para poder obter mais informações sobre os preços por si dispobilizados, distribuidores e localização?
    O meu muito obrigado
    • cdhc
    • 15 setembro 2009 editado

# 64

neste momento estou a construir casa e sou web designer, de forma que konsegui juntar o util ao agradavel, encontrei uma empresa que me satisfez de duas maneiras.
    1 estou a construir o novo site deles.
    2 estou contente com o trabalho deles.

aqui fica o site deles

www.casf.pt

(o velho claro)

para quem pediu mais contactos aqui fica
    sei que trabalham com alsseco, weber e maxit se não estou em engano.
  3.  # 65

Boa noite a todos
    o meu empreiteiro passou-me um orçamento de capoto da marca Diera. Já pesquisei muito sobre marcas de capoto disponiveis em Portugal, mas não encontro nada relativamente à Diera.
    Alguem conheçe? Pode dar comentarios.
    Estou um pouco em duvida se não devo exigir umas das marcas mais conhecidas, mas o empreiteiro argumenta que o importante nisto tudo era a qualidade da aplicação.
    Obrigado
    • ccmc
    • 23 outubro 2009

# 66

Boa tarde, eu estou a construir casa, e estou a colocar capoto da marca barbot como revestimento exterior. Alguem podrá dar-me referencia desta marca, e o preço por m2 com tudo incluido? Obrigado.
  4.  # 67

Colocado por: kuestenpeterBoa noite a todos
    o meu empreiteiro passou-me um orçamento de capoto da marca Diera. Já pesquisei muito sobre marcas de capoto disponiveis em Portugal, mas não encontro nada relativamente à Diera.
    Alguem conheçe? Pode dar comentarios.
    Estou um pouco em duvida se não devo exigir umas das marcas mais conhecidas, mas o empreiteiro argumenta que o importante nisto tudo era a qualidade da aplicação.
    Obrigado

A
    DIERA.. parece-me não ter um sistema.. mas sim cola para poliestireno e argamassas cimenticias... para quem quiser efectuar ETICS
    http://www.diera.pt/?s=5&ss=14&cat=2&subcat=37
  5.  # 68

É muito importante, sim senhor. Mas bons materiais também ajudam...

Coisas da Casa
  6.  # 69

Colocado por: ComercialBoa Tarde amigos

Vi aqui comentarios que até me assustei, somos uma empresa especializada no sistema CAPOPTTO VIERO ao que me parece muitos comentario dados a cima e noutros links alguem anda muito mal informado caso queiram ter as fichas tecnicas reais os consumos reais e os preços reais é favor de contactar teremos todo o gosto de vos enviar toda a informaçao digitalmente ou ate mesmo entregar em maos amostras fisicas
    • jmaia
    • 26 julho 2010 editado

# 70

Colocado por: AdrianoP

É muito importante, sim senhor. Mas bons materiais também ajudam...

Coisas da Casa

Bom Dia.
    Também estive com duvidas relativamente ao ETICS, acontece que depois de "ver" muitos produtos, foi-me apresentado um da Marca STO, fiquei esclarecido sobre este produto, uma vez que se consegue ver a fibras no produto.
    O facto é que inicialmente os produtos da Maxit, Viero e outros tinham qualidade, mas com o intuito de ganhar cota de mercado essa qualidade tem diminuindo, e acreditem que é verdade, tenho essa experiência na família.
    O preço que consegui :
    Placas EPS de 6 cm espessura / 20 kg/m3
    Placas EPS de 8 cm espessura / 20 kg/m3
    Rede de Fibra de vidro de 160 g/m2 (rolos de 50 m2)
    A colagem das placas será com STOColl IP, o barramento será com o STO Level Duo Plus
    Primário STO Primer
    Revestimento orgânico STOLIT K 1,5 mm (textura média), cor a escolher
    Incl. Andaime e todos os materiais necessários
    “Dobragem” em todas as janelas e portas com rede e pintura
    31€ m2.
    Cumprimentos,
    JMaia
  7.  # 71

Alguem conhece aplicadores de ETICS STO na zona de Aveiro?

Obrigado!
  8.  # 72

Obrigado.
    sempre chegou a aplicar o StoTherm Vario?
    O preço que indicou foi para ESP de 6cm ou 8cm?
    Ficou satisfeito com o serviço?
  9.  # 73

Eu estou neste momento a apliar WEBER com XPS 5Cm e ficou um pouco mais caro que isso.
    Mas tambem as minhas casa é uma remodelação e as paredes eram muito irregulares e a casa é cheia de recortes.
    E a diferença EPS->XPS é grande. Quer em preço quer em isolamento.
    Segundo me disseram varias pessoas a diferença á mais ou menos 6cm de EPS equivale a 4 de XPS. ( 5cm XPS será prai 8cm de EPS?). Isto para as densidades normalmente utilizadas.
    Eu preferi XPS, pois alem de ser mais rigido como placa, ao ficar mais fino, não me engorda tanto a fachada

Mas atenção que XPS, só se for proprio para ETICS, porque senão as massas/Colas não agarram como deve ser.
    O meu tem um acabamento bem rugoso de origem, exactamente para isso

Para já estou contente com o resultado, mas ainda só tenho metade da casa forrada!!
    • migabc
    • 13 agosto 2010 editado

# 74

Se utilizar EPS 150 (em vez do tradicional EPS 100) terá praticamente o mesma isolamento termico que o XPS (condutividade térmica 0.036 W/mº C). Ou seja com EPS 150 pode colocar a mesma espessura que iria colocar utilizando XPS.

Atenção, a maioria dos sistemas ETICS não recomendam o XPS pelas seguintes razões:
    -é mais caro
    -obriga sempre a fixação mecância adicional
    -potencia tensões superficiais
    -por ser mais denso reduz a eficácia na permeabilidade ao vapor de água
    -dificulta a aplicação por ser dificil de lixar se houver eventual necessidade
  10.  # 75

" maioria dos sistemas ETICS não recomendam o XPS "

Antes pelo contrario: a maioria tem o XPS Certificado para ETICS!!
    -é mais caro <= Mas mais resistente e ser mais denso por isso com melhor isolamento.
    -obriga sempre a fixação mecância adicional <= Das varias empresas com quem falei nenhuma disse isso!! Ou seja deve-se sempre meter fixação adicional, as ditas buchas. XPS ou EPS.
    -potencia tensões superficiais <= Só se for porque é mais denso!
    -dificulta a aplicação por ser dificil de lixar se houver eventual necessidade <= Talvez, e??

Conheço varios Engenehros Civis de renome e Arquitetos e todos disseram: ETICS, isso é bom mas com XPS.
    Agora as empresas gostam mais de meter EPS, porque podem fazer preços mais baixos, se perguntarmos pelo XPS, a unica que disse , não semeta nisso foi uma que usa Viero, pois parece que A Viero é das poucas que não está certificada para XPS.

Colocado por: migabcSe utilizar EPS 150 (em vez do tradicional EPS 100) terá praticamente o mesma isolamento termico que o XPS (condutividade térmica 0.036 W/mº C). Ou seja com EPS 150 pode colocar a mesma espessura que iria colocar utilizando XPS.

Atenção, a maioria dos sistemas ETICS não recomendam o XPS pelas seguintes razões:
    -é mais caro
    -obriga sempre a fixação mecância adicional
    -potencia tensões superficiais
    -por ser mais denso reduz a eficácia na permeabilidade ao vapor de água
    -dificulta a aplicação por ser dificil de lixar se houver eventual necessidade
    • migabc
    • 13 agosto 2010 editado

# 76

Colocado por: system32" maioria dos sistemas ETICS não recomendam o XPS "

Antes pelo contrario: a maioria tem o XPS Certificado para ETICS!!
    -é mais caro <= Mas mais resistente e ser mais denso por isso com melhor isolamento.
    -obriga sempre a fixação mecância adicional <= Das varias empresas com quem falei nenhuma disse isso!! Ou seja deve-se sempre meter fixação adicional, as ditas buchas. XPS ou EPS.
    -potencia tensões superficiais <= Só se for porque é mais denso!
    -dificulta a aplicação por ser dificil de lixar se houver eventual necessidade <= Talvez, e??

Conheço varios Engenehros Civis de renome e Arquitetos e todos disseram: ETICS, isso é bom mas com XPS.
    Agora as empresas gostam mais de meter EPS, porque podem fazer preços mais baixos, se perguntarmos pelo XPS, a unica que disse , não semeta nisso foi uma que usa Viero, pois parece que A Viero é das poucas que não está certificada para XPS.

Não é só a Viero que não recomenda o XPS. A Sto tb não utiliza XPS.
    A Weber certificou o XPS mas não aconselham para espessuras acima dos 4cm, pelas razões apontadas em cima.
    A Sto que apenas utiliza EPS 100 não precisa de buchas (apenas a cola especial da Sto que é das melhores). A Sto tem um dos melhores sistemas de ETICS do mercado (StoTherm Classic), mas infelizmente não consegue competir com a concorrência em termos de preço.
  11.  # 77

Colocado por: Anonimo18072022ACondutibilidade térmica XPS (poliestireno extrudido)
    0,036W/m.ºC (Fonte: Fibran)
    0,035W/m.ºC (Fonte: Dow)

Condutibilidade térmica EPS (poliestireno expandido)
    0,036 W/m.ºC (Fonte: Plastimar)
    0,038 W/m.ºC (Fonte: Tecnovite)

Vamos assumir o menor no XPS e o maior no EPS. Tendo um DeltaT (tem.int.-temp.ext.) de 10ºC para uma espessura de 5cm de isolamento teremos:
    XPS: 0,05/0,035*10= 14,29 W/m2
    EPS: 0,05/0,038*10= 13,16 W/m2

O equivalente a 5cm de XPS serão 14,19=x/0,038*10= 5,4cm

Ora nem mais!
    Sempre a mesma conversa que o XPS isola muito mais que o EPS! Olhem para os números...
    • migabc
    • 16 agosto 2010 editado

# 78

Colocado por: Anonimo18072022Ae compromote-se um aspecto importantissimo no equilibrio higrométrico: a permeabilidade ao vapor.
    Apenas para que tenham uma ideia o EPS100 tem um indice de permeabilidade ao vapor de 30-70, o XPS tem um indice de 80-180. Facilmente perceberão que este fenómeno desagradará profundamente no futuro o cliente já que a probabilidade de surgirem condensações interiores aumenta consideravelmente.

Obrigado pelo contributo.
    Penso que este ponto é muito importante.
    Estamos a falar do "respirar das paredes", correcto?
    Essas condensações que podem surgir no interior devem-se essencialmente a quê? À humidade em forma de vapor que não consegue atravessar os isolamentos (no sentido de dentro -> fora) e por isso fica acumulada nas paredes no interior da habitação?
    É isso?

P.S. Já agora, qual o indice de permeabilidade ao vapor do EPS150?
  12.  # 79

Na tabela que indica ambos EPS100 e EPS150 têm o mesmo "Factor de difusão do vapor de água"
    Sendo assim porque razão o EPS100 é mais indicado/recomendado para ETICS? Preço?
  13.  # 80

Colocado por: Anonimo18072022A
    Conclusão: enquanto “alguém” não conseguir que em Portugal se fabrique e certifique EPS para sistema Etics, na ausência de informação/dados, a melhor escolha será o EPS100. Se achar a diferença de €€ pouca para o EPS150 também não me parece que vá comprometer em nada a solução além de que terá um comportamento térmico ligeiramente melhor. Terá ainda melhor resistência à compressão, já que o EPS150 tem mais densidade, o que em sistemas Etics é irrelevante diga-se de passagem ;-)

Nesse caso em Portugal parece-me que a melhor escolha (independentemente do preço) seria o EPS150, pois em termos de "difusão do vapor de água" é igual ao EPS100, mas em termos de resistência e comportamento térmico o EPS150 é superior. Só não percebo porque razão algumas marcas de ETICS nem sequer o recomendam (exemplo, Sto). Será pelo preço? É assim tão mais caro? Com certeza que será mais barato do que o XPS.

Sabe-me dizer qual a diferença de preço entre o EPS100 e o ESP150 para espessuras de 80mm?

0.0341 seg. NEW