Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 6 fevereiro 2009 editado

     # 1

    O título diz quase tudo.

    Qual destas empresas tem as melhores massas e acabamentos para ETICS? E quanto a preços? Qual tem a melhor relação qualidade/preço?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 3doart
  1.  # 2

    Também tem a Mapei, a Cotegran e a Fassa Bortolo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: goltimuse
    • eu
    • 6 fevereiro 2009

     # 3

    E destas todas, alguém sabe se existem diferenças relevantes de qualidade?
  2.  # 4

    Aqui está um tópico interessante, pois ouço muitas vezes dizerem que algumas destas massas ganham bolores e fungos.
    Alguém sabe adiantar alguma coisa sobre isto?
    • VMC
    • 8 fevereiro 2009

     # 5

    Só conheço a Maxit. Não é barato, por exemplo uma lata de revestimento, ou seja o substituto da tinta, que tem um rendimento inferior a 1Kg/m2 custa cerca de 100€. A massa de barramento custa quase 15€ por cada saco de 20kg. Como a Maxit foi adquirida pela Weber tenderá a haver uma aproximação. Os preços da Weber eram um pouco mais elevados do que a Maxit.
    • eu
    • 8 fevereiro 2009

     # 6

    Obrigado VMC. No caso do isolamento pelo exterior, o material que mais se gasta é a cola para as placas de poliestireno (cerca de 10 Kg por m2 se for colado por pontos), pelo que é este o preço mais relevante...

    Já pedi uma série de orçamentos a várias marcas, depois deixo aqui os valores. Sobre a qualidade é que não faço a mínima ideia, mas presumo que não existam grandes diferenças, pelo menos nas marcas mais conceituadas...
  3.  # 7

    Colocado por: euNo caso do isolamento pelo exterior, o material que mais se gasta é a cola para as placas de poliestireno (cerca de 10 Kg por m2 se for colado por pontos), pelo que é este o preço mais relevante...

    Está correcto isso? 10Kg de cola por m2??
    • eu
    • 9 fevereiro 2009

     # 8

    Está correcto isso? 10Kg de cola por m2??
    Penso que sim, pelo menos pelas informações do fabricante.

    A colagem por pontos leva cerca de 4 Kg por m2. O número de pontos aconselhados de colagem é de 8, com meio quilo de cola em cada ponto.

    Depois, leva duas demãos na parte exterior do EPS com 2mm cada demão. O fabricante aponta para 1,5 Kg por cada mm, portanto o barramento exterior acrescenta 6 Kg por m2.

    Eu também fiquei surpreendido pelas quantidades, mas parece que é mesmo assim...
    • VMC
    • 9 fevereiro 2009

     # 9

    2 correcções.

    O revestimento Maxit deu lugar ao revestimento Weber, o qual ainda não sei se ficou (ainda) mais caro, o que será muito provável.

    Quanto à chamada cola, aplicada em pontos, 6 ou 8, 2 a 3 kg será suficiente, e desafio a que tentem arrancar uma placa com esta quantidade, pelo menos aplicando a massa Maxit 408. A mesma massa é aplicada no barramento, e aí contaremos com mais uns 2 kg por m2, ou seja, em massa poderemos contar cerca de 7€ m2, isto no caso da Maxit 408.
  4.  # 10

    Perfiram sempre a colagem por barramento integral.. em vez dos pontos...
    Por pontos é provável que se note empenos na superfície acabaa, devido a defeitos de complanaridade no assentamento das placas de revestimento.
    as alvenarias devem estar muito bem feitas e desempenadas, ou terão de ser rebocadas. ( daí se recomendar a utilização de blocos sejam eles de argila ou de cimento/ leca)
    • eu
    • 10 fevereiro 2009

     # 11

    VMC, o que escrevi aqui é puramente teórico (nunca apliquei na prática) e baseei-me nas especificações do produto Maxit 408 dizem isto:

    Sistema HotSkin:
    Colagem dos painéis de isolamento:3 a 5 kg/m2
    Camada de base: 4 a 8 kg/m2 (3 a 5 mm)

    Pedro Barradas, penso que o barramento integral só deve ser usado quando as fachadas estão muito bem regularizadas. Quando é para aplicar no tijolo, parece que é mais aconselhada a colagem por pontos...

    Já vi várias vivendas em que as placas foram coladas por pontos e o acabamento está perfeito, sem empenos. Além disso, a poupança na cola é significativa...
  5.  # 12

    Colocado por: euJá vi várias vivendas em que as placas foram coladas por pontos e o acabamento está perfeito, sem empenos. Além disso, a poupança na cola é significativa...

    À quanto tempo estão feitas?
    O "teste do tempo" é muito importante...
    • eu
    • 10 fevereiro 2009

     # 13

    De facto são recentes. A mais velha tem apenas 3 anos.
  6.  # 14

  7.  # 15

    Por acaso até tinha curiosidade em ver um video ou fotos da aplicação do Etics.

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
    • VMC
    • 10 fevereiro 2009

     # 16

    O sistema HotSkin prevê a colagem por pontos, mas nada impede que o mesmo seja integral. Nas casas onde apliquei, pelo menos até agora foi sempre com blocos de argila expandida, em todo o caso, a quando da aplicação da placas de EPS, o mesmo é sempre nivelado, não só com fios como com níveis de 2 metros. 100% perfeito não garanto que fique, mas melhor que a maior parte dos rebocos que se vê por aí.
  8.  # 17

    Nos usamos um sistema que eu considero muito bom tambem. Barbotherm da BARBOT. O material fica á volta de 15€ mais ou menos, depedendo das situações. Uma das grandes vantagens é k as massas de barramento final, ja vem preparadas para ficar acabadas. e juntanto apenas um regulador de fundo, anti fungos, antes da camada final, consegue se um acabamento espectacular sem necessidade de pintura. Mas caso o cliente quiser tambem se pode pintar claro..A camada final, é uma massa impermeavel, e consegue afinar na cor que se escolher, ficando areado fino, medio ou grosso. eu utilizo o medio pois dá um acabamento melhor.
    • eu
    • 11 fevereiro 2009

     # 18

    Não sabia que a Barbot também tinha materiais deste tipo...

    O material fica a 15€... 15€ por m2? Mas está a falar da cola e do acabamento?
  9.  # 19

    15€/m2 deve faltar muita coisa.

    Vejam lá qual é o EPS metido pelos implementadores do sistema da Weber. Porque eles não têm EPS. Penso que a Maxit também não, agora não sei...

    Quanto à solução que apresentei, Dryvit. Até ao momento, foi a melhor relação preço/qualidade. Foram os que mais informação técnica me disponibilizaram e dos que falei, foi dos que me senti mais à vontade se avançarem para obra.

    Mas é algo que ainda não está fechado!

    Coisas da Casa
  10.  # 20

    Colocado por: euNão sabia que a Barbot também tinha materiais deste tipo...

    O material fica a 15€... 15€ por m2? Mas está a falar da cola e do acabamento?


    Sim mais ou menos por esse valor.entre 15 a 21 por ai por m2 para uma colagem por pontos e para um cola em pó . mas se for pra levar muitos cantos onde leve muitos perfis, o preço tb aumenta como é obvio. Se for colagem por barramento, e cola ja preparada (eu sinseramente prefiro), tambem vai aumentar o preço. Atenção que estamos a falar apenas de material (SEM EPS). conslusão, estamos a falar de uma solução que anda ja com mao de obra e material, á volta dos 32 euros (mais ou menos).
 
0.0244 seg. NEW