Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Sou novo por aqui e tenho uma questão que me está a perturbar imenso, não fosse eu um completo leigo em matéria de construção :)
    Tenho uma moradia em construção e neste momento encontra-se já com a placa, paredes e isolamentos e rebocada no seu exterior, a placa é do tipo aligeirada com abobadilhas tipo leca, sendo que a cobertura irá ser feita com painel sandwich, já tem a platibanda executada, e levará isolamento XPS sobre a placa....A minha questão é que o fornecedor do painel se atrasou e neste momento chove a potes, falei com o meu eng.º e com o construtor e decidiram fazer uns pequenos furos na placa o que permite que a água não se acumule na mesma e está a correr para o interior da casa. De notar que a casa não tem caixa de ar no chão.

    Gostaria de saber qual a vossa opinião!? Se posso vir a ter problemas de humidade!?
  2.  # 2

    Porquê furos na placa e não nas platibandas para a água escorrer para o exterior?
    Essa água que está a entrar para dentro de casa escorre para algum lado ou está a ser absorvida pela estrutura?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PC131
  3.  # 3

    Penso eu que seja porque nas platibandas não teria pendente para sair a água....
    A água está a correr para o "chão" neste momento ainda está em tout-venant....
    Posso adiantar, se ajudar, que o solo onde está a ser executada a obra é extremamente arenoso.
  4.  # 4

    Se não tem deveria ter, apesar de ir aplicar painel irão existir sempre condensados, pelo que deveriam ter sido realizadas pendentes e uma drenagem para escorar esses condensados.
    Sendo um terreno arenoso haverá uma maior infiltração dessa água, água essa que vai ser absorvida pelas sapatas e vigas de fundação
    É preferivel que a cobertura funcione um pouco como "tanque" até que haja queda suficiente para a água ser lançada para o exterior que estar a ensopar toda a estrutura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PC131
  5.  # 5

    O desvão entre a placa e o painel será ventilado, penso que isso evitará condensações, ou estarei enganado?
    Pois, faz-me confusão ter aquela água a cair para "dentro" de casa...terei de arranjar forma de a "canalizar" para fora....
  6.  # 6

    O seu Engº e o construtor têm que garantir que nenhum material de acabamento é aplicado com níveis de húmidade residual no suporte com + de 2%.
    Concordam com este comentário: Paulo Correia, zedasilva
  7.  # 7

    Na zona desses furos arranje maneira de pendurar um tubo ou outra coisa que de alguma forma conduza essa água para o exterior.
    Aproveite para a proxima vez que o seu engenheiro for à obra lhe deitar uma baldada de água pela cabeça abaixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PC131
  8.  # 8

    Tenho uma dúvida: dantes dizia-se que convinha regar o cimento para que este inchasse... Faz assim tão mal apanhar com chuva?
  9.  # 9

    Colocado por: m.aur.eiraTenho uma dúvida: dantes dizia-se que convinha regar o cimento para que este inchasse... Faz assim tão mal apanhar com chuva?


    Nos primeiros 28 dias para controlar a retracção, e era humedecer, agora o que o engenholas está a fazer é a "afogar" o betão.
    O problema não é tanto o betão, mas sim a secagem do mesmo. Com a humidade residual que temos, tão cedo não pode aplicar madeiras e até mesmo cerâmica, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  10.  # 10

    Para além de estar a enxarcar as sapatas, vigas de fundação e pilares.
    Amanhã poderá vir a ter problemas com o tão famoso salitre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  11.  # 11

    Colocado por: m.aur.eiradantes dizia-se que convinha regar o cimento para que este inchasse... Faz assim tão mal apanhar com chuva?

    Fazer não, se fosse na altura do betão, agora estão a fazer rebocos o que é péssimo.


    Colocado por: PC131Tenho uma moradia em construção e neste momento encontra-se já com a placa, paredes e isolamentos e rebocada no seu exterior,


    Foi uma argolada de falta de planeamento, já que estar a fazer rebocos numa altura destas com a obra desprotegida, é um erro que irão pagar caro no prazo de obra. Em vez de andarem a fazer rebocos, deviam ter garantido a execução da cobertura. Atrasos dos fornecedores? todos sabemos que acontecem sempre de devemos encomendar com tempo de forma a garantir margem de 2 semanas para atrasos.

    Agora, terão de garantir que como o pc ferreira disse, não apliquem revestimentos com humidades acima dos 2%, o que vai levar uns tempo até conseguirem isso. Se não respeitarem isso, daqui a uns tempos vão-se queixar de humidades e salitres em casa e andar à procura de infiltrações :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira, PC131
  12.  # 12

    Estamos no inicio do inverno, essa obra não vai secar antes de Abril ou Maio.
    Vai ficar parada até lá?
  13.  # 13

    Colocado por: zedasilvaEstamos no inicio do inverno, essa obra não vai secar antes de Abril ou Maio.

    Agora é controlo de danos. Fechar a obra (cobertura e caixilharia ou então fechar os vãos com plástico) e 2 ou 3 desumidificadores industriais lá dentro a trabalhar dia e noite.
    São baratos e tiram imensa água. Utilizei uma vez num centro comercial quando houve uma inundação numa loja ao lado e aquilo é fantástico.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  14.  # 14

    Colocado por: zedasilvaEstamos no inicio do inverno, essa obra não vai secar antes de Abril ou Maio.
    Vai ficar parada até lá?


    Pois não lhe sei responder a essa questão...terei que ponderar muito bem e chamar a obra tecnicos credenciados para resolver a situação...
  15.  # 15

    Colocado por: pc ferreiraO seu Engº e o construtor têm que garantir que nenhum material de acabamento é aplicado com níveis de húmidade residual no suporte com + de 2%.
    Concordam com este comentário:orcamentos.eu,zedasilva


    E como é que posso "medir" esse nível de humidade?
  16.  # 16

    Colocado por: PC131

    E como é que posso "medir" esse nível de humidade?


    o primeiro que apareceu no google:
    http://www.testo.pt/online/abaxx-?$part=PORTAL.PRT.SimpleContentDesk&$event=show-from-menu&categoryid=64084713
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PC131
 
0.0119 seg. NEW