Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas
    Estou a construir a minha moradia
    r/c e 1º andar
    R/c : cozinha sala, w/c, lavandaria e garagem
    1º andar: suite, 2 quartos, w/c
    Cobertura painel sandwich ventilado em polos opostos
    Pergunta: na execucao dos tectos em pladur, que tipo de isolamento devo colocar, tendo em conta que, tubos de electricidade, ar condicionado e aspiracao central,
    estao suspensos às lages (placas), sendo que tambem todos os tectos levarao focos embutidos.
    Qual a altura recomendada entre o tecto(pladur) e a lage .
    Já agora se nao for pedir demasiado, o melhor isolamento com a melhor relacao preco qualidade( ou seja bom e barato, sei que nao e facil!!...)
    Ate mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agama
    •  
      alv
    • 7 fevereiro 2009

     # 2

    Vivam!
    Não existe menhuma altura recomendável, esta depende das necessidade que tem, mas se é para embutir projectores então entre 10 a 20 com chega para tudo, inclusivé as canalizações. Já agora deixe-me recomendar-lhe que se vai fazer tectos falsos em toda a casa não deixe de também colocar os esgotos sob a laje que depois cobre com o tecto. Uma das coisas que o pladur permite é evitar que os esgotos e as outras tubagens fiquem embutidas nas lages ou paredes, passsando-os para o lado de baixo, posssiblitando assim uma melhor manutenção em caso de avaria em que basta abrir o tecto, reparar e tornar a fechar.
    Se possível, até a rede de águas quentes e frias e dos sistemas de aquecimento, se houver, podem passar entre o tecto e a lage, embora tenha de haver o cuidado de isolar acústicamente as tubagens, sobretudo as de esgoto.

    Quanto ao isolamento a discussão neste e noutros foruns já tenha barbas. Quando bem aplicada ainda não encontrei nada com um custo benefício tão bom como a manta de lã de vido com papel kraft.

    "Fassam" parte.
  2.  # 3

    Boas tenho uma duvida o isolamento fica encostado à laje ou ao tecto falso???
    A caixa de ar fica na parte isolada ou na parte por isolar???
    Ainda nao csg perceber isso...
    Obrigado
    •  
      alv
    • 8 fevereiro 2009

     # 4

    Vivam!
    Quando se trata de isolamentos com mantas de lãs minerais estas devem ficar sobre o tecto e o papel kraft se existir, virado para a zona aquecida, isto é contra o próprio tecto. Assim diminui o voluma de ar a aquecer, porque a caixa de ar ficará entre a lã e a laje.
    "Fassam" parte.
  3.  # 5

    Desculpe a minha insistencia neste assunto, mas ainda estou um pouco como tomé, ver para querer...
    Já tenho decidido que usarei tectos falso isolados em pladur, já um avanço....
    Agora as paredes...
    Como será as instalações electricas e canalizações, os remates com as janelas, futuros furos para fixar seja o que for, tudo o que para nós é normal numa parede em alvenaria,como será em pladur????...
    Esses promenores...
    Pode ser que me convença a meter isso, mas se metesse tb só seria nas paredes que desse para o exterior.
    Será que me podia enviar muitas fotos de aplicações em pladur, tento em tectos falsos como em paredes...
    Se não for muito abuso ;-) [email protected]
  4.  # 6

    boas
    sr alv, como funciona o papel e kraft e a sua aplicacao
    cump.
    •  
      alv
    • 8 fevereiro 2009 editado

     # 7

    Viavm!
    Agora as paredes...
    Como será as instalações electricas e canalizações, os remates com as janelas, futuros furos para fixar seja o que for, tudo o que para nós é normal numa parede em alvenaria,como será em pladur????...
    !!!!!! Tudo exactamente da mesma forma, para melhor em termos de eficiencia e rapidez consequentemente, se bem pensado, mais económico, não só aquando da construção, mas também em exploração e manutenção, isto é, no funcionamento durante a vida da casa.

    Todas as canalizações e instalações são executadas pelo interior dos tectos, divisória ou revestimentos das paredes exteriores, sem necessidade de abertura e fecho de roços, sendo que os sistemas pladu suportam todos os sistemas de que existem para as paredes de alvenaria, embora também existam caixas e todos os acessórios especiais para paredes ocas que não são mais caros e que aumentam a produtividade.
    Um dos problemas com que nos deparamos é a velha escola dos electricistas e canalizadores que quando a casa é em pladur, não têm o pedreiro para lhes abrir os roços, fechar e chumbar as caixas porque em pladur têm de ser eles a fazer tudo, embora seja obvio, que é muito mais fácil. Outro argumento que os canalizadores usam para evitarem o pladur é o argumento que ao utilizarem as camisas das tubagens em tubos anelados, como não estão chumbados depois é mais dificilpassar os cabos ou as tubagens do tipo PEX; É verdade, mas o que normalmente se usa em vez dos vulgares tubos anelados são os não menos vulgares tubos isogris que não são mais caros, mas como eles são mais dificeis de manusear normalmente não gostam. Outra situação normal que se nos depara é a velha máxima como fixar e suportar todos os equipamentos, mas aqui também é tudo mais fácil mas náo é com os mesmos métodos, mas com sistemas de fixação especiais mais fáceis e baratos que em alvenarias correntes.
    Claro que quando se opta por construir em pladur não faz sentido não usar o sistema completo em tectos, paredes de compartimentação e revestimento interior das paredes exteriores, criando assim um sistema homogéneo com as mesmas capacidades de isolamento, regulação higroscópica e demais caracteristicas. Em todo o caso é importante que seja acompanhado por um instalador oficial ou homologado de uma marca e que escolhida a marca deve trabalhar com o sistema completo dela, porque o que mais existe por aí são instaladores a usar placas de marca e o resto só Deus sabe. (Não esqueçamos que embora estejamos sempre a falar de Pladur - que é a marca com que trabalho - exitem outras exactamente com as mesmas características e que normalmente tabém só garantem os sistemas se eles forem completos e instalados por instaladores que eles recomendam e de acordo com as suas especificações técnicas).
    Por fim existem cuidados especiais com os remates das janelas, lareiras, encontros de paredes, juntas perimetrais, etc., mas isso vem no seguimento do que dizia atrás, sendo acompanhado ou executado por empresa ofiicial ou homologada não terá problemas.
    Quanto a fotos, como imaginam uma casa depois de pronta em paldur não se distingue duma corrente excepto nos pormenores construtivo que só podem ser executados em pladur, como sancas de luz, cofres, couretes estantes, etc., etc. porque em paredes e tectos correntes depois de pintaods e em fotografia não têm diferença.
    Já agora dois em um: Respondendo ao NBastos o papel kraft é um papel que certo tipo de mantas têm que não é mais que uma folha de papel impregenda por uma cola do tipo asfaltica que serve simultâneamente para suporte da manta, reforço, facilita a aplicação e como é impermeável, quando correctamente aplicado com o papel virado para a divisão aquecida serve de barreira pára-vapor no caso de existirem condensados.
    Algumas fotos: Devem selecionar Portugal e Beira Litoral

    http://www.uralita.com/Uralita/Divisiones/AlbanileriaInterior/OtrosServicios/ReferenciasObra/result_busqueda.asp?tipo=a&divId=PLD

    "Fassam" parte.
  5.  # 8

    Muito obrigado alv. Você tem paciência para nos aturar...
    Já fiquei um pouco mais esclarecido.
    Tenho que ir visitando umas obras para ver o sistema das paredes, para me convencer.
    Em relação a utilizar as paredes em pladur só nas que dão para o exterior, não há inconvenientes???
    Muito obrigado mais uma vez.
  6.  # 9

    Colocado por: alvVivam!

    Se possível, até a rede de águas quentes e frias e dos sistemas de aquecimento, se houver, podem passar entre o tecto e a lage, embora tenha de haver o cuidado de isolar acústicamente as tubagens, sobretudo as de esgoto.


    Perdoe a ignorância: Neste caso qual o melhor método/material para as isolar?
    •  
      alv
    • 11 fevereiro 2009

     # 10

    Vivam!
    Nandogonca, poderá, se entender, revestir apenas as paredes exteriores e usar as alvenarias de tijolo para compartimentação. Há quem defenda esta solução para que o interior da habitação contribua para a inércia térmica (conversa de engenheiros) mas eu sou um defensor das casas sem inércia, querendo dizer com isto que defendo que também as paredes interiores devem ser em pladur quando se opta por este sistema, mas isto dava uma grande conversa que por agora não interessa. Mas resumindo a pergunta e sem fundamentalismos, não há inconveniente, para além de ter de aquecer um pouco mais de parede na estação de aquecimento, se bem que de verão também beneficia com algum efeito dessa inércia.

    Respondendo ao Casamia, normalmente apenas os tubos de esgoto se isolam, e embora haja sistemas específicos em coquilhas (não sei se é este o termo) de lãs de rocha ou polietilemo, que não são mais que aquelas camisas com que se envolvem os tubos, mas em esgotos como os diametros são maiores isso fica caro.
    O que uso, simplesmente é envolver os tubos em manta de lã de vidro amarrada com um simples arame de cobre; é quanto basta e é simples e eficiente.
    Quanto aos tubos da água eles têm é de ficar amarrados a qualquer coisa e nunca soltos sobre os tectos ou no interior das divisórias para que não se ouçam aquelas pancadas estranhas que se ouvem ao fechar de repente um torneira e que não é mais que o "golpe de ariete".
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casamia
 
0.0164 seg. NEW