Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Ahhhh. mas a diferença, segundo o que ouvi na rádio, é tramada: As autoridades vão deixar de ter de verificar se existe justificação, por exemplo problemas relacionados com ruído ou salubridade, e podem actuar desde que exista uma queixa.


    A limitação já existia, não resultava de violação de normas de ruído ou salubridade. Estranho até a referência, na notícia do Público, a respostas de uma jurista com obra relacionada com a administração de condomínios, que dá a entender o contrário.

    http://www.lpda.pt/legislacao/apartamentos.htm
    Existe legislação que regulamenta as exigências quanto aos cuidados a ter com os animais nos apartamentos. Porém, não existe legislação que proíba as pessoas de os ter . A mais recente, portaria nº1427/2001 de 16 de Dezembro,define no seu art.º 1º alínea 2 -“ Sempre que sejam respeitadas as condições de salubridade e tranquilidade da vizinhança, podem ser alojados por apartamento até três cães ou 4 gatos adultos” -, ou seja até 4 animais.

    Artigo 2.º
    Posse e detenção de cães e gatos
    1 - A permanência de cães e gatos em habitações situadas em zonas urbanas fica sempre condicionada à existência de boas condições de alojamento dos mesmos e ausência de riscos hígio-sanitários relativamente à conspurcação ambiental e doenças transmissíveis ao homem.
    2 - Sempre que sejam respeitadas as condições de salubridade e tranquilidade da vizinhança, podem ser alojados por cada apartamento, tanto nas zonas urbanas como nas rurais, até três cães ou quatro gatos adultos, não podendo no total ser excedido o número de quatro animais.
    3 - O alojamento em cada fogo de mais de quatro animais implica autorização sanitária por parte do município, a pedido do dono ou detentor, mediante parecer do médico veterinário municipal, que determinará a construção de canil ou gatil devidamente licenciado em conformidade com o previsto no artigo 22.º
    4 - Em caso de não cumprimento do disposto no número anterior, as câmaras municipais, após vistoria conjunta do delegado de saúde e do médico veterinário municipal, podem mandar retirar os animais para o canil ou gatil municipal, se o dono não optar por outro destino.
    5 - Da decisão municipal cabe recurso nos termos da lei geral.
    6 - A posse, manutenção, comercialização, selecção e multiplicação dos carnívoros domésticos deve obedecer ao disposto no Decreto n.º 13/93, de 13 de Abril.




    Se é verdade que existe uma intercepção de liberdades entre o poder ter animais e os animais afectarem de forma não desprezável a vida dos vizinhos, este "novo poder" já não se trata de resolver problemas de conflitos entre liberdades e passa a ser pura e simplesmente uma descarada intromissão na vida alheia baseada num limite arbitrário.


    Much ado about nothing.

    PS - Acho extraordinário que, a juntar ao Código Civil, Código Penal, Código do Processo Civil, entre outros, surja agora o Código do Animal de Companhia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 1976
  2.  # 62

    Colocado por: luisvvA limitação já existia, não resultava de violação de normas de ruído ou salubridade. Estranho até a referência, na notícia do Público, a respostas de uma jurista com obra relacionada com a administração de condomínios, que dá a entender o contrário.


    Pelo que entendi a limitação já existia mas as autoridades fechavam os olhos se não houvesse problema aparente.
  3.  # 63

    Tanta coisa para tratar... toca a chatear os donos dos animais...

    Quero v o que vau fazer na assembleia da republica.. ( é só animais / 4 por sala ????)
  4.  # 64

    ainda à dias dizia-se que um animal abandonado tinha um custo que ultrapassava 100 € pelo seu resgate mais a despesa diaria que chegava aos 5€ sendo que o animal poderia chegar aos 2 anos no canil ....até ser adoptado .
    Os canis de portugal estão cheios , não há comida em alguns canis como vemos em alguns pedidos de ajuda ... a lei defende os animais, ela existe e depois simplesmente não é colocada em funcionamento ora lembramos a famosa tourada até a morte do animal por puro gozo em algumas zonas do país ... criadas as leis fica-se pelo mesmo modo limitado á pouca sabedoria de quem as faz e o seu seguimento ...lembramo-nos dos cães perigosos e lutas de rua ...
    lembramo-nos que há dias atrás uma reportagem dava conta de uma cidadã em foi multada por dar comida a um cão abandonado no centro da cidade ...e com um final infantil por parte da policia camarária a tentar explicar o que não podia perante uma camara de um canal qualquer ...

    é triste ver isto num país governado por corruptos há muitos anos .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandoR
    • 1976
    • 30 outubro 2013

     # 65

    eu, pessoalmente, até acho que em apartamentos de áreas pequenas nem deviam ser permitidos cães... que é para anão dizer em todos os apartamentos. mas enfim.
  5.  # 66

    Colocado por: 1976eu, pessoalmente, até acho que em apartamentos de áreas pequenas nem deviam ser permitidos cães... que é para anão dizer em todos os apartamentos. mas enfim.


    Pior que cães em apartamentos são pessoas em apartamentos.
    Concordam com este comentário: J.Fernandes, Italiano, fernandoR, maria rodrigues
  6.  # 67

    Colocado por: danobregaPior que cães em apartamentos são pessoas em apartamentos.

    Cada vez me parece mais acertada aquela frase: "Quanto melhor conheço as pessoas mais gosto do meu cão."
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    • LuB
    • 3 novembro 2013 editado

     # 68

    Cada vez me parece mais acertada aquela frase: "Quanto melhor conheço as pessoas mais gosto do meu cão."



    Ahahahah

    Esta faz-me lembrar uma situação que ainda hoje me diverte.

    Quando ainda era novita ia com uma colega para uma reunião ali para os lados de Alvalade. Apareceram uns cães a ladrar furiosamente na nossa direcção, a minha colega desatou a correr e caiu. Eu peguei em pedras da calçada e lá consegui afastar as feras com a ajuda de uns rapazolas que entretanto apareceram e a ajudaram a recompor-se.
    A minha colega levantou-se, sacudiu a roupa como pode e agradeceu aos rapazes que entretanto se afastaram. Um pouco mais à frente parou e disse-me entre dentes:
    - "Quanto mais conheço os cães mais gosto dos homens..."
    Desatámos as duas a rir...
  7.  # 69

    Cada um é que sabe como gosta de viver, eu por mim jamais teria q.q. animal em um apartamento. Mesmo numa moradia pensaria duas vezes, gosto muito de cachorrinhos e gatos mas na casa dos outros. Eu por mim contento-me com um de peluche, não faz porcaria, não deixa pêlo por todo o lado, não se baba, e quando vou de férias posso deixa-lo em casa sozinho, sem ter que me preocupar. Quando me fartar dele posso simplezmente abandona-lo num q.q. cxde lixo que isso nã ome deixa remorsos. Deveres mete-me algum nojo ver por exemplo os franceses deixarem que os animais os lambam todos. Uma das coisas a que dou bastante importancia quando visito um apt para comprar é se no prédio existem muitos animais, esse facto, se a casa for para eu habitar, pesa tanto como a localização. Prefiro um pior localização sem animais que um prédio bem localizado mas que uma maioria tem cães em casa.
  8.  # 70

    Cada um é que sabe como gosta de viver, eu por mim jamais teria q.q. animal em um apartamento.

    Ora aí está uma boa notícia para os animais.
    Concordam com este comentário: eu, dedao, Sabrina
  9.  # 71

    Colocado por: j cardosoOra aí está uma boa notícia para os animais.

    hehehehehe...
  10.  # 72

    De facto é mesmo uma boa noticia para eles, se os encontrasse dentro do apt voavam pela janela abaixo.
  11.  # 73

    • eu
    • 7 novembro 2013

     # 74

    É uma triste lição de vida...
 
0.0253 seg. NEW