Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite

O sonho de construir tem vindo a perseguir-me há uns anos mas por questões profissionais ou económicas tem vindo a ser adiado anos após ano.
    O meu objectivo era construir de raíz mas tenho uma carinho especial por casas antigas, principalmente pela construção em pedra.

Recentemente encontrei uma moradia muito pequena, com 70m2, mais um pequeno anexo em pedra, que me pôs a pensar!!
    Estive hoje a cuscar a casa e parece-me em muito bom estado (é de 1975), e basicamente para o que já existe seria apenas preciso novos vidros/aluminios e talvez uma revisão ao telhado (ou armação). Aparentemente trata-se duma casa fechada e não abandonada.

O nosso objectivo era construir e ampliar mais uma parte ao que já existe, nomeadamente a zona dos quartos (3). A zona existente seria "convertida em sala e cozinha.

Sei que fazendo ampliação necessito de projecto de arquitectura e especialidades, câmara, etc; mas oq ue me levanta duvidas é se terei que cumprir com TODA a legislação em vigor para novas construções, nomeadamente paineis solares, ITED, etc.

As vantagens que vejo na casa é o facto do existente apenas precisar de interiores (deitar todas as paredes abaixo e fazer novas em pladur a meu gosto), já ter "ramal de água, luz, e poço. Quanto à exposição solar fica virada para o nascer do sol. Toda a construção é em pedra.

Uma coisa que me deixou intrigada foi o facto de apesar da casa ser apenas res-do.chao, parece ter uma cave que "nivela" a casa no terreno, ou seja, não consegui encontrar acesso a ela e apenas vejo uns buracos (propositados) na pedra quase como se fosse para respirar! Sabem do que se trata? é normal?

Obrigado a todos pelas respostas.

Luísa Pedrosa
  2.  # 2

Colocado por: Luisa Pcomo se fosse para respirar! Sabem do que se trata?

em principio é mesmo isso...

quanto à obra de reconstrução com ampliação, carece de projectos e tem de cumprir os regulamentos actuais.

onde é a obra?
  3.  # 3

O que me deixou mais confusa foi o facto de estarem esses buracos abertos ( 20x20) e só Deus sabe a bicharada que lá deve andar. Isso não prejudaicará o interior da casa, ou seja, o chão?

A casa está em Lagares, Penafiel.

Terei que ter à mesma os paineis, leis de acessibilidades, etc? Desculpem as perguntas tontas mas queria tirar estas duvidas antes de marcar uma visita e começar a tratar de saber se posso ampliar naquele terreno (o terreno tem 1000m2)

Cumprimentos

Luísa Pedrosa
  4.  # 4

Veja este tópico de uma reconstrução:

https://forumdacasa.com/discussion/10125/1/diario-de-um-restauro-a-concretizacao-de-um-sonho/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luisa P
  5.  # 5

Obrigado pelo link. Por acaso já o conhecia e já foi lido da 1ª à ultima mensagem.

No entanto ainda não consegui tirar a dúvida: em caso de ampliação terei que cumprir com TODA a legislação que é aplicada a novas construções?

Só por curiosidade, alguém me consegue dar valores médios (por m2) de tela asfaltica (e tudo o que deve levar por baixo) para o telhado da ampliação?

Valores de ETICS (já aplicado e pintado) por m2?

Obrigado a todos
  6.  # 6

Colocado por: Luisa PNo entanto ainda não consegui tirar a dúvida: em caso de ampliação terei que cumprir com TODA a legislação que é aplicada a novas construções?

já lhe tinha respondido a essa questão.
    sim tem de cumprir com toda a legislação, se quiser fazer as coisas dentro da legalidade.
  7.  # 7

Obrigado a ambos pelas respostas.

Quanto às características do ETICS ainda não percebo o suficiente sobre o assunto para decidir o que gostaria de aplicar. Mas já fico satisfeita com o valor que me deu pois já posso saber com o que contar!

Realmente o Fernando já me tinha respondido à questão mas fiquei na duvida, desculpe a persistência.

Entretanto vou tentar saber mais algumas coisas, entre elas valores médios das coisas e ponderar se vale a pena o negócio da compra desta pequena casa para ampliar, ou se será melhor construir de raíz.

Obrigado pelas ajudas

Luísa Pedrosa
  8.  # 8

Colocado por: Luisa PObrigado a ambos pelas respostas.

Quanto às características do ETICS ainda não percebo o suficiente sobre o assunto para decidir o que gostaria de aplicar. Mas já fico satisfeita com o valor que me deu pois já posso saber com o que contar!

Realmente o Fernando já me tinha respondido à questão mas fiquei na duvida, desculpe a persistência.

Entretanto vou tentar saber mais algumas coisas, entre elas valores médios das coisas e ponderar se vale a pena o negócio da compra desta pequena casa para ampliar, ou se será melhor construir de raíz.

Obrigado pelas ajudas

Luísa Pedrosa

Ohhh Luisa, o Anonimo16062021 estava a brincar quando falou em 100€ o m2.
    Com um sistema completo (e esta parte é realmente importante) ja com mão de obra, deverá gastar pouco menos de 45€ o m2.
    O que lhe posso dizer é que comparativamente ao sistema de isolamento convencional, parede dupla com caixa de ar e wallmate para lá enfiado, o Etics é sobejamente melhor. Tenho aplicado em minha casa e as diferenças em relação ás casas dos meus vizinhos são realmente muito grandes.
    TEM É DE SER UM APLICADOR COMO DEVE SER A EXECUTAR A OBRA!!!!!!
  9.  # 9

O que lhe posso dizer é que comparativamente ao sistema de isolamento convencional, parede dupla com caixa de ar e wallmate para lá enfiado, o Etics é sobejamente melhor.

Explique então quais são as diferenças e as vantagens relativas entre os 2 sistemas - admitindo que são ambos bem executados.

PS: esqueceu-se de referir que há ainda outro sistema, o isolamento pelo interior, que também pode ter, conforme o caso, as suas vantagens.
    Concordam com este comentário: GT_racing
  10.  # 10

Não sabia que o user Anonimo16062021 era um brincalhão, ou então os restantes 55€ euros por m2 seriam todos para as tais mines :)
    Obviamente que 45€ m2 é um preço bem mais simpático..:)

João Dias; não utilizou o sistema de parede dupla na sua construção? Colocou apenas o ETICS pelo exterior, e oq ue colocou pelo interior? Há ganhos (€) significativos ao optar por outras soluções?

Obrigado a todos pela paciência :)

Já agora, e abusando um pouquinho, alguém me sabe dar valores médios (m2) para o preço dum telhado com tela asfáltica, incluindo todos os materiais necessários e já aplicado?

Luísa Pedrosa
  11.  # 11

Colocado por: Luisa PNão sabia que o user Anonimo16062021 era um brincalhão, ou então os restantes 55€ euros por m2 seriam todos para as tais mines :)
    Obviamente que 45€ m2 é um preço bem mais simpático..:)

João Dias; não utilizou o sistema de parede dupla na sua construção? Colocou apenas o ETICS pelo exterior, e oq ue colocou pelo interior? Há ganhos (€) significativos ao optar por outras soluções?

Obrigado a todos pela paciência :)

Já agora, e abusando um pouquinho, alguém me sabe dar valores médios (m2) para o preço dum telhado com tela asfáltica, incluindo todos os materiais necessários e já aplicado?

Luísa Pedrosa

Boas, Só tenho efectivamente um pano de tijolo unico e o Etics. No meu caso utilizei tijolo Termoarcilla que mandei vir directamente de Espanha da fábrica Tabicesa. O tijolo é fenomenal e o comportamento acustico e termico nada tem a ver com o dito tijolo normal. Tem o senão da diferença de preço ser significativa mas a meu ver justifica e bem o investimento. Depois com 8cm de Etics fiquei com um comportamento termico e acustico realmente muito mas muito melhor do que ficaria com o sistema convencional. Uma vez mais, tenho como elemento comparativo as casas vizinhas á minha e sinceramente não tem sequer comparação!!
    Quanto á alternativa que o JCardoso falou do isolamento pelo interior eu pessoalmente não gosto. Acho que é escusado roubar espaço interior com a aplicação do gesso cartonado + o isolamento com lâ de rocha ou lâ de vidro quando se pode fazer um isolamento exterior que é na minha opinião de qualidade superior. Para alem de tudo isto, eu não gosto particularmente das mantas de lâ. Acabam sempre por soltar particulas e nós a respirar aquilo. Em casa minha não entram!!
  12.  # 12

Acho que é escusado roubar espaço interior

"Roubar"espaço pelo interior ou pelo exterior é exactamente a mesma coisa. Se disser que o ETICS "rouba" menos espaço até posso concordar mas a diferença é irrelevante. O que já não é irrelevante é a diferença entre as respectivas inércias, e é este o factor decisivo - o tipo de inércia que se pretende é que é o factor decisivo na escolha do sistema. Dizer, como o João prece querer dizer, que um sistema (seja ele qual for) é o mais indicado em qualquer situação só revela ignorância sobre o tema e pode levar os outros ao engano.
  13.  # 13

Colocado por: j cardoso
    "Roubar"espaço pelo interior ou pelo exterior é exactamente a mesma coisa. Se disser que o ETICS "rouba" menos espaço até posso concordar mas a diferença é irrelevante. O que já não é irrelevante é a diferença entre as respectivas inércias, e é este o factor decisivo - o tipo de inércia que se pretende é que é o factor decisivo na escolha do sistema. Dizer, como o João prece querer dizer, que um sistema (seja ele qual for) é o mais indicado em qualquer situação só revela ignorância sobre o tema e pode levar os outros ao engano.

Agradeço a resposta técnica a qual eu não teria capacidade para dar devido á minha óbvia ignorância sobre o tema.
    A unica alternativa é reformular as minhas respostas anteriores e com o intuito unico de ajudar a Luisa com o pouco ou nenhum conhecimento que tenho, dizer-lhe, que a minha casa dá 10 a 0 a qualquer uma das casas que tenho visto, vivido ou entrado que possuam o tão defendido sistema convencional. Isto como leigo claro.
  14.  # 14

O meu marido faz regularmente deslocações a França e já tinhamos falado dessa hipoteses, de fazer apenas uma parede de tijolos e colocar o ETICS exterior, neste caso de 6cm.

Mas pelo Interior o João o que tem? Pladur? Desculpe mas não percebi como construiu...

Luísa Pedrosa
  15.  # 15

Colocado por: Luisa Pneste caso de 6cm.

Porquê 6 e não 5?
  16.  # 16

Colocado por: Luisa PO meu marido faz regularmente deslocações a França e já tinhamos falado dessa hipoteses, de fazer apenas uma parede de tijolos e colocar o ETICS exterior, neste caso de 6cm.

Mas pelo Interior o João o que tem? Pladur? Desculpe mas não percebi como construiu...

Luísa Pedrosa

Não tenho nada, somente estuque... com aquele tijolo e com o etics de 8cm não preciso de mais nada.
  17.  # 17

Caro Picareta, foi o que o marido me falou..:) nem sei o porquê do 6 :)

João, e os rasgos para tubos e electricidade? Fez directamente nesse tijolo? sem caixa de ar a casa "respira"? Há quanto tempo vive na sua casa?

Obrigado a todos, têm sido impecáveis!

Luísa Pedrosa
  18.  # 18

Colocado por: Luisa PCaro Picareta, só sei que o foi o que o marido me falou..:) nem sei o porquê do 6 :)

João, e os rasgos para tubos e electricidade? Fez directamente nesse tijolo?

Luísa Pedrosa

Exactamente... mas atenção que os rasgos não são para fazer á maluca como a maioria. Cobvem utilizar primeiro a rebarbadora para delimitar o espaço a rasgar e depois paciencia pous aquele tijolo é muito mas muito mais sólido do que o tijolo normal e por isso muito mais dificil de rasgar.
    Faça o seguinte, clique em cima do meu nome e veja as discussoes iniciadas por mim. Tem um topico sobre este tema e lá vai encontrar algumas fotos que a poderão ajudar de certeza a perceber as diferenças.
  19.  # 19

Colocado por: Luisa PCaro Picareta, foi o que o marido me falou..:) nem sei o porquê do 6 :)

Esta questão é para discutir com o autor do estudo térmico, que obrigatoriamente terá que mandar executar. Regra geral, o autor desse estudo coloca o mínimo regulamentar, mas poderá conversar com ele de modo a ver as vantagens e custos de aplicar uma espessura de isolamento superior ao mínimo exigido.
  20.  # 20

Colocado por: Luisa PCaro Picareta, foi o que o marido me falou..:) nem sei o porquê do 6 :)

João, e os rasgos para tubos e electricidade? Fez directamente nesse tijolo? sem caixa de ar a casa "respira"? Há quanto tempo vive na sua casa?

Luísa Pedrosa

O proprio tijolo faz caixa de ar. A maneira de acentar este tijolo é diferente. Alem de não levar massa nos topos laterais por ser de encaixe, o facto de ter os furos na vertical ajuda no caso de ter alguma humidade (que não deverá ter á pargida) dentro do próprio tijolo a escorrer par baixo ao inves de ficar estagnada como acontece com o tijolo normal. A casa respira pois o sistema Etics é pensado para permitir isso mesmo.
    Eu ainda não terminei a construção mas já tenho a casa fechada á um ano e dá para ver bem o comportamento da mesma. Mesmo com muito frio ou muito calor na rua esta-se sempre bem dentro de minha casa.

0.0232 seg. NEW