Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho instalado um sistema multi-split Daikin com um compressor MSX90-E e 5 unidades interiores FTXS-K.

    Recentemente adquiri um medidor de energia para a casa da Efergy e detectei que o compressor do AC está constantemente a usar entre 60W e 70W de energia. Pelo que pude apurar os compressores precisam de manter um óleo de lubrificação a uma determinada temperatura, daí este consumo.

    Mas um consumo de 60W constante, ao final do mês são cerca de 7,5€ e ao final do ano já ronda os 90€. Já é dinheiro.

    As perguntas que coloco são:
    1 - Será que este consumo em standby é constante todo o ano, mesmo no tempo quente?
    2 - É aconselhável desligar o disjuntor da máquina em longos períodos em que não vá ser usado o sistema, tais como Primavera e Outono?
    3 - Em caso de desligar o disjuntor por longos períodos, existe um procedimento ou tempo mínimo de esperar desde que se volte a retomar a energia até podermos operar o sistema?

    É um tópico de discussão interessante, já que muita gente não tem conhecimento deste consumo fantasma.
  2.  # 2

    Eu tenho algo semelhante da Mitsubishi Electric, e já me apercebi de algo semelhante ( embora bastante menos: +-30w). Em conversa com um técnico da área, ele disse-me que a maior parte disso seria energia reactiva e isso não é contado. Realmente só medi com uma pinça amperimetra que não só tem um erro razoável a baixas potencias como não destinge energia reactiva!
    Na pratica desligo no disjuntor os AC's quando não é época deles!!

    Por isso estou curioso com os comentarios
    • 1976
    • 29 outubro 2013

     # 3

    logo vou ver se encontro o medidor de consumos e meter nos meus, para verificar. mas já uma vez fiz isso e tenho ideia de consumo de 7w ou algo do género. mas pode ser a memória a falhar-me...
    • eu
    • 29 outubro 2013

     # 4

    Colocado por: system32Em conversa com um técnico da área, ele disse-me que a maior parte disso seria energia reactiva e isso não é contado

    Hummm... e você acreditou?

    Colocado por: FilipeOliveiraEm caso de desligar o disjuntor por longos períodos, existe um procedimento ou tempo mínimo de esperar desde que se volte a retomar a energia até podermos operar o sistema?

    Já li algures que sim, deve-se ligar o disjuntor cerca de uma hora antes de ligar o AC... estou apenas a repetir o que li algures...
  3.  # 5

    Colocado por: euestou apenas a repetir o que li algures...

    Hummm... e você acreditou?
    ;))
  4.  # 6

    Agora estou no telemovel e nao da para desenvolver correctamente a resposta a estas duvidas, mais logo ja posto as respostas.
  5.  # 7

    Bom, por acaso esta questão foi colocada umas horas antes de receber a visita do técnico da empresa que me instalou as máquinas para dar um parecer sobre uma intervenção para melhorar a saída dos condensados.

    Aproveitei e claro, coloquei-lhe a questão dos consumos em stand-by e eis a explicação que corrobora o que já havia investigado pela net:
    O consumo que existe em standby, nas máquinas Daikin serve para alimentar uma resistência que tem como função manter o óleo do cárter do compressor à temperatura ótima de funcionamento para que a qualquer altura que seja solicitada, esteja em funcionamento ótimo, de modo a prevenir avarias. Ele explicou ao pormenor o que poderia acontecer caso o óleo não estivesse com a viscosidade certa mas não adianta estar a detalhar aqui.

    Depois perguntei-lhe então se podia desligar o compressor no disjuntor e ele disse que sim, inclusive é o que ele faz nas máquinas dele: Nos meses em que não se vai dar uso às máquinas, recomenda-se que se desligue o disjuntor para poupar energia.
    Mas quando se pretende retomar o seu funcionamento, é recomendado ligar o disjuntor umas 10h antes de operar as máquinas, para garantir que o óleo se encontra à temperatura ideal.

    Ele adiantou que costuma ligar o disjuntor mais ou menos por esta altura, porque mesmo que não seja preciso ligar as máquinas, estão sempre a postos para se algum membro da família se lembrar de as ligar, que estejam já a postos.
    Mas lá está, nos meses de primavera/outono, justifica ter a máquina desligada no disjuntor.


    Fica a explicação e cabe agora a cada um fazer a sua avaliação da melhor maneira de lidar com a alimentação do sistema de AC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Redeaglle, luis caetano
  6.  # 8

    Colocado por: FilipeOliveiraO consumo que existe em standby, nas máquinas Daikin

    E nas outras marcas?
  7.  # 9

    Colocado por: Picareta
    E nas outras marcas?


    Não tenho conhecimento do consumo noutras máquinas. Apenas tenho a informação da minha Daikin de 9kW.
  8.  # 10

    isto acontece em todas as marcas de renome, é uma protecção contra os "golpes de liquido", (como devem saber não é possível comprimir um liquido, sendo esta a principal causa de avaria de muitos compressores) ,

    nos compressores inverter das gamas mais baixas das marcas mais credenciadas, não existe resistência eléctrica física, mas a maquina injecta nos enrolamentos do compressor uma corrente para fazer o mesmo efeito,

    nalguns modelos existe a possibilidade de desactivar esta função, o que nem sempre é aconselhável,

    e na gama domestica o consumo varia entre 7 e 90W, o que daria qualquer coisa como 0,070a 0,007*24*365= 613Kwh e 61Kwh por ANO ou seja entre 110€ ou 11€, isto caso o consumo fosse fixo e permanente, coisa que não é, pois é controlado pela placa principal em função da temperatura exterior,

    o tempo necessario para o compressor adquirir a temperatura ideal varia de equipamento para equipamento, mas nunca será superior a 6horas,

    isto é mais importante em aquecimento do que em arrefecimento,

    no proprio manual de instruções (aquele livrinho que ninguém lê) que as marcas disponibilizam tem lá a indicação que deve ser desligado da alimentação eléctrica caso não esteja previsto o seu uso durante um largo período de tempo,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta, 21papaleguas, larkhe, 1976, Extravagancia, FilipeOliveira, Redeaglle
  9.  # 11

    Colocado por: jorgealvesisto acontece em todas as marcas de renome, é uma protecção contra os "golpes de liquido", (como devem saber não é possível comprimir um liquido, sendo esta a principal causa de avaria de muitos compressores) ,

    nos compressores inverter das gamas mais baixas das marcas mais credenciadas, não existe resistência eléctrica física, mas a maquina injecta nos enrolamentos do compressor uma corrente para fazer o mesmo efeito,

    nalguns modelos existe a possibilidade de desactivar esta função, o que nem sempre é aconselhável,

    e na gama domestica o consumo varia entre 7 e 90W, o que daria qualquer coisa como 0,070a 0,007*24*365= 613Kwh e 61Kwh por ANO ou seja entre 110€ ou 11€,isto caso o consumo fosse fixo e permanente, coisa que não é, pois é contorlado pela placa principal em função da temperatura exterior,

    o tempo necessario para o compressor adquirir a temperatura ideal varia de equipamento para equipamento, mas nunca será superior a 6horas,

    isto é mais importante em aquecimento do que em arrefecimento,

    no proprio manual de instruções (aquele livrinho que ninguém lê) que as marcas disponibilizam tem lá a indicação que deve ser desligado da alimentação electrica caso não esteja previsto o seu uso durante um largo período de tempo,
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FilipeOliveira


    Eu li o manual! De facto vem lá isso escrito de desligar o disjuntor quando não vai ser usado por longos períodos. Não clarifica lá é o tempo que se deve esperar desde que se volta a ligar o disjuntor antes de ligar uma máquina, ou seja o tempo máximo de aquecimento do óleo, as tais 6h.

    Aproveito o tópico para perguntar ao jorgealves se existe a possibilidade de, na programação semanal, controlar além da temperatura e hora ON/OFF, também a velocidade da ventoinha. Eu tenho quase a certeza que não, pois não vem referido no manual. Mas seria muito útil programar a ventoinha de uma unidade interior para Automático durante o dia, para obter a melhor performance, e regular para o modo super silencioso de 19dB durante a noite.

    Desde já obrigado por contribuir com informação adicional para esta questão.
  10.  # 12

    Colocado por: FilipeOliveirana programação semanal, controlar além da temperatura e hora ON/OFF, também a velocidade da ventoinha

    com o comando standard não consegue, só com módulos de gestão.

    PS: as 6 horas é para estes compressores grandes, nas maquinas mais pequenas (até 5Kw) basta 2 horas, a própria maquina controla esta função para manter a temperatura de standby.
  11.  # 13

    Muito interessante esta informação muito bom mesmo sempre a aprender... cumprimentos
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  12.  # 14

    Creio que agora as marcas são obrigadas a divulgar o consumo em standby. Estive a verificar para um monosplit e um multisplit de 2 da Mitsubishielectric. No mono tinha um consumo em standby de 1w e o multi um consumo de 11w.
  13.  # 15

    Ola

    Tenho uma placa de indução que consome 100w/140w em standby. É normal e existe alguma forma de desligar sem ser ir ao quadro no disjuntor?
  14.  # 16

    Colocado por: DanielyOla

    Tenho uma placa de indução que consome 100w/140w em standby. É normal e existe alguma forma de desligar sem ser ir ao quadro no disjuntor?


    Como é que mediu esse consumo?
    • turnip
    • 27 setembro 2016 editado

     # 17

    Colocado por: FilipeOliveiraTenho instalado um sistema multi-split Daikin com um compressor MSX90-E e 5 unidades interiores FTXS-K.

    Recentemente adquiri um medidor de energia para a casa da Efergy e detectei que o compressor do AC está constantemente a usar entre 60W e 70W de energia. Pelo que pude apurar os compressores precisam de manter um óleo de lubrificação a uma determinada temperatura, daí este consumo.

    Mas um consumo de 60W constante, ao final do mês são cerca de 7,5€ e ao final do ano já ronda os 90€. Já é dinheiro.

    As perguntas que coloco são:
    1 - Será que este consumo em standby é constante todo o ano, mesmo no tempo quente?
    2 - É aconselhável desligar o disjuntor da máquina em longos períodos em que não vá ser usado o sistema, tais como Primavera e Outono?
    3 - Em caso de desligar o disjuntor por longos períodos, existe um procedimento ou tempo mínimo de esperar desde que se volte a retomar a energia até podermos operar o sistema?

    É um tópico de discussão interessante, já que muita gente não tem conhecimento deste consumo fantasma.


    Recuperando o tópico de 2013, verifico exactamente o que tem sido descrito. Tenhos 4 AC's instalados (máquinas independentes), todos Inverter das marcas PANASONIC e DAIKIN e os 4 gastam sensivelmente 150w em standby. Isto representa cerca de 20€/mês.

    Nos meses de Primavera/Outono tenho por hábito desliga-los nos disjuntores. Esta medição fiz com recurso ao Efergy engage HUB.
      ac.png
  15.  # 18

    Numa altura em que tanto se fala em eficiência energética faz sentido AC's teoricamente de gama média, inverter, classe energética xpto terem consumos absurdos em standby?
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 27 setembro 2016

     # 19

    Colocado por: turnipos 4 gastam sensivelmente 150w em standby

    Fogo, isso é inadmissível...

    Tenho que ver quanto gastam os meus em standby...
    • eu
    • 27 setembro 2016

     # 20

    Colocado por: turnipNuma altura em que tanto se fala em eficiência energética faz sentido AC's teoricamente de gama média, inverter, classe energética xpto terem consumos absurdos em standby?

    Não faz sentido nenhum! É inacreditável...
 
0.0235 seg. NEW