Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa noite, recebi á pouco uma carta das financas para comparecer o qual o fiz, para cancelamento da insencao do imi, isto deveu-se a uma queixa, a situacao é a seguinte tenho um casal de amigos na minha casa que comprei por emprestimo e onde eles me pagam apenas água e luz, a minha pergunta é a seguinte terei de pagar o imi em atraso desde que eles lá estão, apesar de nao usufruir da casa nao pedi renda porque o casal nao tem posses, e vou perder a isencao do imi pk?
  2.  # 2

    A isenção de imi é dada apenas na primeira habitação ( habitação permanente). Se tem alguém a morar lá, onde mora o senhor?
    Se não mora nessa casa não deverá ter direito a isenção do imi. Acrescento ainda que é um grande benemérito , pois paga o seu empréstimo e ainda " empresta " a sua casa a outros.
  3.  # 3

    Colocado por: Maria LuísaA isenção de imi é dada apenas na primeira habitação ( habitação permanente). Se tem alguém a morar lá, onde mora o senhor?
    Se não mora nessa casa não deverá ter direito a isenção do imi. Acrescento ainda que é um grande benemérito , pois paga o seu empréstimo e ainda " empresta " a sua casa a outros.

    dito isto penso que nao havera nenhuma duvida!
  4.  # 4

    Qual a sua morada fiscal?
  5.  # 5

    o que aconteceu não foi nenhuma queixa, mas sim você alterou a morada fiscal... e nas finanças deu alerta.... ou seja s emantem a sua morada fiscal na mesma casa isso nao acontecia...

    quanto ao resto é uma boa historia... imaginativa..
  6.  # 6

    a minha morada fiscal é a do emprestimo, da casa que "emprestei" e sr costa3333 imaginativa ou não, o sr nao tem direito a meter a colher na historia, ok?
  7.  # 7

    paulonhaka, o que pode também ter acontecido é esse casal ter colocado a morada fiscal deles na sua casa.

    Assim sendo há dois contribuintes (você e o casal) com a mesma morada fiscal. Qual a relação de parentesco que têm consigo? Fazem IRS em conjunto? Então é sub-arrendamento, mesmo sendo comodato (a valor zero) e a isenção de que estava a beneficiar para Habitação Própria e Permanente deixa de ter sentido.

    Faz todo o sentido ser-lhe cancelada/anulada a isenção.

    É assim que a máquina fiscal "pensa", o que não quer dizer que seja a minha opinião...
  8.  # 8

    sempre posso dizer que vivo lá com eles
  9.  # 9

    paulo, você pode dizer o que bem entender.

    Tem é de conseguir justificar, perante os factos que lhe foram apresentados para justificar a perda da isenção, que está errado. Que o correcto é manter a isenção uma vez que bla bla bla (bla bla bla = o seu argumento)...

    O que está escrito na notificação? Qual a base legal para a perda da isenção? Com base em que artigos e em que código está o problema?
  10.  # 10

    Colocado por: El_58Então é sub-arrendamento, mesmo sendo comodato (a valor zero) e a isenção de que estava a beneficiar para Habitação Própria e Permanente deixa de ter sentido.

    Está tudo dito.

    Colocado por: paulonhakasr nao tem direito a meter a colher na historia, ok?
    Tem todo o direito, isto é o forum público. Quem coloca questões publicamente, ouve o que quer e o que não quer. Tem de estar preparado para isso.
    Concordam com este comentário: costa3333
    • 1976
    • 31 outubro 2013

     # 11

    veja se não está a arranjar forma de ter uma averiguação séria à sua situação fiscal por suspeita de fuga ao fisco...
  11.  # 12

    Colocado por: PBarata Tem todo o direito, isto é o forum público. Quem coloca questões publicamente, ouve o que quer e o que não quer. Tem de estar preparado para isso.
    isto relativo ao dito sr ter dito que é uma boa historia imaginativa, e sei as regras, onde não se deverá chamar nomes improprios, deduzi que imaginativo tivesse a chamar-me mentiroso, e podem por o topico fechado, parece que as regras aqui tb sao imaginativas
    • 1976
    • 31 outubro 2013

     # 13

    esta thread tem um bug! :) o paulonhaka cita o PBarata e a citação é feita com o meu nick.
    onde está o post do servidor novo? :)))
  12.  # 14

    Colocado por: 1976esta thread tem um bug!

    Não é só este... às vezes acontece.
    Concordam com este comentário: 1976
  13.  # 15

    Colocado por: 1976esta thread tem um bug! :) o paulonhaka cita o PBarata e a citação é feita com o meu nick.
    onde está o post do servidor novo? :)))

    Corrigi a citação, mas não pergunte o que se passa que é html demais para a minha camioneta
  14.  # 16

    Colocado por: paulonhakaisto relativo ao dito sr ter dito que é uma boa historia imaginativa, e sei as regras, onde não se deverá chamar nomes improprios, deduzi que imaginativo tivesse a chamar-me mentiroso, e podem por o topico fechado, parece que as regras aqui tb sao imaginativas


    pois deduziu mal.. porque não costumo ofender membros... pode consultar o meu histórico...

    quanto à sua intervenção... e como isto é um forum público.. a minha opinião... é que a situação não é como a descreveu... e simplesmente já lhe foi explicado em cima porque é que as finanças lhe retiraram a isenção...

    agora com a comunicação das facturas... não e muito dificil cruzarem dados... como por exemplo facturas da EDP de outra morada diferente da morada fiscal...

    Já agora deixo-lhe também um conselho que já lhe deram em cima... pior que a isenção perdida é a fuga ao fisco... que isto de ser benemérito já tem os dias contados...
 
0.0176 seg. NEW