Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora viva,

    A minha esposa faleceu no ano passado e nós eramos casados no regime de comunhão de adquiridos.
    Tenho 2 pequenas filhas e os meus sogros têm algumas propriedades que pretendem doa-las já às netas porque tem medo que as coisas se percam!!! Enfim!

    No entanto, eu não sei como serão as minhas filhas quando forem mais velhas e tenho medo que elas detenham posses de algo que poderão vender, para outros fins, sem o meu controlo (estou como podem ver a imaginar o pior cenário possível) e preferia que os meus sogros detivessem o seu património até ao fim das suas vidas.

    Mas já percebi que eles têm medo de morrer e que eu fique com os terrenos e faça deles outra coisa.

    Preciso de saber uma coisa:
    As minhas filhas não são as únicas herdeiras legítimas das propriedades do meu sogro?

    Se assim ,não for, não existe qualquer tipo de acordo que eu possa fazer que garanta que elas são as únicas herdeiras?
    • psteum
    • 30 outubro 2013 editado

     # 2

    Bom dia,

    Penso que voce nunca sera herdeiro do patrimonio dos seus sogros. Penso que as suas filhas sao as herdeiras directas.

    No maximo penso que voce podera é ser um tutor do patrimonio ate a idade adulta.
  2.  # 3

    Colocado por: jfsmoreiraAs minhas filhas não são as únicas herdeiras legítimas das propriedades do meu sogro?


    Pela parte que caberia à sua falecida esposa são... Você não é herdeiro.

    Colocado por: jfsmoreiraNo entanto, eu não sei como serão as minhas filhas quando forem mais velhas e tenho medo que elas detenham posses de algo que poderão vender, para outros fins, sem o meu controlo (estou como podem ver a imaginar o pior cenário possível) e preferia que os meus sogros detivessem o seu património até ao fim das suas vidas.


    Não percebo qual é o celeuma... se as coisas são delas... quando forem maiores e vacinadas fazem o que lhes aprouver... como é natural....
  3.  # 4

    Obrigado. Foi o que eu pensei e fico muito mais sossegado! Falta convencer o sogro que o que dizem e eu já lhe disse é verdade e que não precisa de se preocupar.

    E caro Erga Gomes... não é bem assim... existem muitas pessoas adultas que infelizmente não sabem tomar conta delas e perdem-se na vida... conheço muita gente assim..
    Como se costuma dizer "sem dinheiro não há vícios"...
  4.  # 5

    jfsmoreira, elas, e só elas, vão decidir fazer da vida delas o que bem entenderem, quer você esteja de acordo ou não...

    Enquanto menores, é uma situação. Você é responsável por elas e concordo consigo e com a figura de tutor.

    Atingida a maioridade, serão donas do seu nariz e aí a educação que lhes for dada é que irá influenciar os comportamentos futuros...
  5.  # 6

    Colocado por: jfsmoreiraFalta convencer o sogro que o que dizem e eu já lhe disse é verdade e que não precisa de se preocupar.


    Se quiser eu faço-lhe um parecer jurídico... ;)

    Colocado por: jfsmoreiraE caro Erga Gomes... não é bem assim... existem muitas pessoas adultas que infelizmente não sabem tomar conta delas e perdem-se na vida... conheço muita gente assim..
    Como se costuma dizer "sem dinheiro não há vícios"...


    "Perdem-se" pessoas com dinheiro e sem dinheiro... não é por aí... Com bem disse o El 58 a educação vai influenciar mais o comportamento do que o facto de terem ou não algumas propriedades..

    Cumps
  6.  # 7

    Não é bem assim! Acho que não chegaram a compreender o meu ponto de vista.

    Deixemo-nos de heranças e de avós e netos e vamos analisar a seguinte situação:
    Supomos que um casal tem 2 filhos maiores.
    Esse casal tem alguns bens.
    Um dos filhos é um tipo que só esbanja dinheiro e anda metido em coisas ilícitas.

    Acham bem o casal disponibilizar a esse filho os bens (que à partida lhe pertencem) para o "afundarem" ainda mais? Penso que não.
    E muitas vezes isso acontece com jovens e sabem-no bem! É chamada a irresponsabilidade fruta da tenra idade!

    Espero terem entendido agora a minha preocupação de "dar" bens a uma criança... Uma coisa é ter direito a tal.. outra é dá-la antecipadamente, podendo estar a correr um perigo!

    Por este facto é que eu acho que os meus sogros deveriam continuar a ficar donos das suas coisas, porque eles sei que são pessoas responsáveis (para já) :)
  7.  # 8

    Compreendo perfeitamente as suas preocupações. Não duvide disso!

    Só vejo outra alternativa que é os seus sogros, face ao infurtunio, fazerem testamento a favor das miúdas, e que você seja tutor (acho que o é logo à partida) enquanto elas forem menores.

    Desta forma a propriedade só passaria para elas por óbito dos avós e nunca antes.

    Se isso acontecer depois de serem maiores, ironizando, temos pena... É com elas...
  8.  # 9

    Podem doar às netas com usufruto em vida.
 
0.0144 seg. NEW