Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Pesquisei mas não encontrei a resposta, se calhar já responderam à minha questão mas de facto não encontro resposta.

    A minha casa é r/c e 1º andar.
    Eu tenho uma vivenda com a tubagem para o aquecimento centrar.
    Na garagem tenho o sitio para colocar a caldeira.

    Agora o que eu queria fazer era colocar um recuperador de calor na sala com uma caldeira de água e fazer entrar no sistema de aquecimento (claro que tinha de comprar os radiadores). Isto é possível?
    Se sim, posso aproveitar uma tubagem de um radiador para fazer entrar e sair a água? Ou tenho de fazer uma ligação directa à garagem?

    Se a água não tiver força suficiente será que não posso meter uma bomba do género da circulação forçada?

    Para complicar tenho um painel solar termosifão, com um cilindro de apoio, posso ligar aqui também a caldeira do recuperado?

    Algo do género do ficheiro em anexo.

    Muito Obrigado,
      esquema-solzaima2.jpg
  2.  # 2

    Boa tarde Jackslater.

    Vou tentar ajudar, embora no forum haja pessoas mais entendidas do que eu que poderão dar outra opinião.

    Agora o que eu queria fazer era colocar um recuperador de calor na sala com uma caldeira de água e fazer entrar no sistema de aquecimento (claro que tinha de comprar os radiadores). Isto é possível?
    Sim é possivel

    Se sim, posso aproveitar uma tubagem de um radiador para fazer entrar e sair a água? Ou tenho de fazer uma ligação directa à garagem?

    Tem que fazer a entrada de agua directamente na garagem, e de preferencia deve de levar uma bomba de circulação.

    Acabei a pouco de fazer uma instalação igual aquilo que pretende.

    Anexo tudo o que fiz.

    https://forumdacasa.com/discussion/29540/1/lareira-tradicional-e-recuperador-edilkamin-acquatondo-29-com-foto/

    Espero ter ajudado.
  3.  # 3

    Mas eu não tenho nada na garagem, nem caldeira nem deposito.
  4.  # 4

    Colocado por: jackslaterMas eu não tenho nada na garagem, nem caldeira nem deposito.

    mas já tem lá a pré-instalação certo? se sim faz lá a ligação.
    porque estar a ligar o recuperador no sitio de um dos radiadores, poderá não ser aconselhável porque nessa zona os tubos têm diametros mais pequenos, o que obriga a água a circular com mais velocidade... poderá não ter o funcionamento hidraulico mais desejado.
    quanto a insterligar o Termosifão com o Recuperador, é muito dificil.
    poderá eventualmente instalar um deposito de dupla serpentina, e transforma o Termosfão em circulação forçada... mas financeiramente não sei se será uma boa solução ...
  5.  # 5

    O meu problema é que tenho a sala muito longe da garagem e para estar a partir as paredes numa casa semi-nova é chato.
  6.  # 6

    Colocado por: jackslaterO meu problema é que tenho a sala muito longe da garagem e para estar a partir as paredes numa casa semi-nova é chato.

    não dá pra furar a Laje no sitio da Lareira e passar a tubagem no tecto da Cave?
  7.  # 7

    O problema é que a minha casa é r/c e 1º andar, sem cave. A garagem esta lá fora no fundo do terreno.
  8.  # 8

    entao mas tens:

    Colocado por: jackslatercom a tubagem para o aquecimento centrar


    essa tubagem ligava supostamente a que fonte de calor? e em que local?
  9.  # 9

    É assim o empreiteiro preparou a casa com toda a tubagem para futuramente eu colocar radiadores.

    Na garagem que fina no fundo do terreno colocou lá a tubagem para a caldeira.

    Mas nunca o fiz. Agora queria colocar um recuperador de calor na lareira, e pensei aproveitar e colocar um com caldeira a água. O meu problema estava resolvido se eu pudesse usar a tubagem de um radiador, caso não seja possível vai ser muito dificil fazer passar a tubagem directa da garagem até ao meio da casa onde tenho a lareira.
  10.  # 10

    e não quer investir logo numa caldeira de chama invertida?
  11.  # 11

    Qual seria o preço?

    E tinha de ir à rua alimentar a caldeira. certo?
  12.  # 12

    preço há para quase todos os gostos :) é ir sondando instaladores para ficar a conhecer melhor e ler o Tópico do Arcade.

    mas também é no exterior que você pode guardar a lenha e fica logo perto da caldeira, penso que é o melhor que pode fazer se tiver disponível algum dinheiro. para abastecer (dependendo do isolamento da casa e outros..) abastecer de 4 em 4h.
  13.  # 13

 
0.0155 seg. NEW