Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Muito bom dia,

Após algumas reuniões familiares decidimos avançar com a construção de uma moradia .. Como somos principiantes no ramo da construção surgiu-nos uma dúvida:

- O terreno no pdm está em zona urbanizável, no entanto tem pinheiros , uma especie de canil em cimento e tem declive .O arquitecto falou-me em fazer o levantamento topográfico por causa da terraplanagem e aqui surgiu a dúvida se o levantamento deve ser feito antes de eliminar os pinheiros e o canil, ou depois. O arquitecto disse que pode ser antes, mas não sei se será mesmo assim;

Desde já muito obrigada pela ajuda
  2.  # 2

Pode e deve ser feito antes e com a marcação de todos esses elementos até porque se calhar um outro pinheiro pode ficar.
  3.  # 3

Colocado por: ferreiramO arquitecto disse que pode ser antes, mas não sei se será mesmo assim;

Ainda que perceba que nem todos possamos perceber de tudo um pouco, admito por isso que se levantem diversas dúvidas quanto a qualquer processo. Mas começar a duvidar numa fase tão embrionária do profissional que lhe vai acompanhar desde o início até ao fim do (eventual) maior investimento da sua vida, parece-me que será mais um caso que no fim, o mundo todo está contra si.

Mas relativamente à questão colocada, pode e deve ser feito no início. Quiçá nem precisa de retirar todos os pinheiros, podendo mesmo a parte envolvente (jardim) ser trabalhado em conjunto com o projecto de arquitectura.
  4.  # 4

MAS....
    se já está a contar arrasar o pinhal e os anexos... faça-o antes de contratar o Lev. Top. concerteza será mais barato, pois tem o terreno "limpo" para o serviço ;)
    De resto, faz-se sempre o levantamento antes de qq intervenção, para se planear o que se irá fazer!!! è para isso que servem os projectos ;)
    Concordam com este comentário: marco1, doisarquitectos, Gabinete OP
  5.  # 5

deve fazer o levantamento quanto antes esteja lá o que estiver, pois mesmo que só seja para já avançar com um estudo, será sempre mais credível. os pinheiros e o canil a qualquer momento podem desaparecer do desenho ( levantamento).
    uma coisa é que não pode desaparecer que é os limites reais do terreno e o seu relevo ( declives).
  6.  # 6

Pedro
    Permita-me que discorde, não creio que fazer o levantamento com o sem pinheiros possa influênciar o preço de levantamento.
    Se lá estiverem os pinheiros as cotas do terreno podem ser dadas na base de cada arvore que não devem ser assim tantas como isso, e pelo menos fico a saber se posso ou não integar algumas no futuro jardim
  7.  # 7

Não conheço o terreno em causa, relativamente a área, declive e vegetação (além dos pinheiros), mas pode crer que os pinheiros vão influênciar o preço, é certo que ao localizar os pinheiros esses pontos já servem de cotas, mas em contra-partida vai também tirar visibilidade para o restante terreno, o que vai fazer com que seja necessário colocar mais estações para "varrer" o restante terreno. Se o terreno é grande corte pelo menos os pinheiros numa área confrontante com a estrada, e onde é permitida a contrução. Além de pelo menos nessa zona ser mais fácil fazer o levantamento, o valor atribuido aos pinheiros já serve para amortizar o pagamento do levantamento e algo mais. Em relação ao canil ou quaisqueres outros elementos fisicos existentes não vale a pena tirar, no futuro se for necessário essa questão resolve-se facilmente em CAD.
  8.  # 8

Fazer um levantamento com uma estação ou com 5 demora mais quanto tempo?
    1/2 hora para relocalizar o aparelho?
    Eu sei que o pessoal anda todo a tentar sacar dinheiros aos DO por tudo e por nada mas tb não é preciso exagerar.
  9.  # 9

OH Zé , são sempre pelo menos mais 20 ou 30€... ;)
  10.  # 10

No dia em que o meu topografo me levar mais 30€ porque o lev tem 4 estações leva logo com o bastão pela lombeira fora
  11.  # 11

A questão não é colocar mais 4 ou 5 estações, a questão é que se vai demorar mais tempo no conjunto total da tarefa. E agora imagine-mos um terreno cheio de mato e silvas, o DO vai lá abrir caminho ao porta miras para demorar menos tempo e facilitar o trabalho? O Sr. Zédasilva cobra o mesmo por meio dia de trabalho como cobra por um dia completo? Se o fizer é caso raro, não só nos tempos que correm, como até na chamada "época das vacas gordas". Como é obdvio um terreno mais pequeno, sem pormenor e limpo fica mais em conta do que um maior, com pormenor e falta de visibilidade. Ao autor do tópico peça dois ou três orçamentos, peça também uma opinião acerca do que está aqui a ser falado e depois compare valores.
  12.  # 12

sfescada
    Uma coisa é um terreno cheio de mato em que eu não consigo ver o porta miras, outra é um terreno com meia duzia de pinheiros.
    Mas estamos a falar de cor pois nem sequer conhecemos o terreno e na volta aquilo até sem pinheiros é dificil.
  13.  # 13

Se tiver meia duzia de pinheiros não altera, agora de afetar a visibilidade vai alterar claro. O autor do tópico que tire umas fotos e as coloque aqui para uma avaliação mais correta.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  14.  # 14

O terreno tem cerca de 4000 metros quadrados, mas a ideia é usar só uma parte... Nós queremos retirar os pinheiros do terreno todo até porque isso vai ajudar um bocadinho nas despesas e até já contratamos uma empresa.. Só que agora surgiu esta dúvida e não sabemos o k fazer primeiro, se cortar o pinhal ou se fazer o levantamento.. Já ouvi opiniões MT contraditórias
  15.  # 15

Colocado por: ferreiramJá ouvi opiniões MT contraditórias

e quais as explicações dadas?
  16.  # 16

Umas pessoas dizem que não devo retirar os pinheiros antes do levantamento porque como vou arrancar as raízes, vou estar a alterar a configuração do terreno e este vai ficar bastante mexido. Por outro lado há quem defenda que o devo fazer depois dos pinheiros tirados porque me vai sair muito mais barato e como os tenho que tirar o terreno fica mexido à mesma depois do levantamento.. Se realmente for melhor para o levantamento não tirar os pinheiros, mesmo que mais caro, prefiro.. Se isso for garantia de que obtenho melhores resultados
  17.  # 17

Na minha opinião quem lhe disse que arancar as raizes dos pinheiros vai alterar a configuração do terreno não deve ter a minima noção de topografia. A não ser que sejam pinheiros centenário e que as raizes ao serem arrancadas deixem buracos do tamanho de pedreiras!!!
    Concordam com este comentário: marco1
  18.  # 18

Então posso concluir que o senhor sfescada é da opinião que primeiro deveria retirar os pinheiros, certo?
  19.  # 19

corta os pinheiros e limpa o terreno todo; depois faz o levantamento topográfico; e depois manda arrancar as raizes.
  20.  # 20

Colocado por: ferreiramEntão posso concluir que o senhor sfescada é da opinião que primeiro deveria retirar os pinheiros, certo?

Se conhece-se o terreno poderia mudar de ideias, tendo apenas as informações que o senhor dá acho que faz algum sentido. Continuo com minha porque conheço as dificuldades que por vezes se encontram em situações parecidas.

0.0161 seg. NEW