Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

De qualquer forma resumindo a questão. Se houver um pilar naquele local, nem que eu gastasse dinheiro com um engenheiro de muita competência e fizesse um trabalho bem feito, não compensaria?
  2.  # 22

Colocado por: lagoa2De qualquer forma resumindo a questão. Se houver um pilar naquele local, nem que eu gastasse dinheiro com um engenheiro de muita competência e fizesse um trabalho bem feito, não compensaria?

É isso mesmo. E mesmo no Brasil, devem colocar pilares nos cantos das casas.
  3.  # 23

lagoa2,
    A casa tem 1º andar além disso vai roubar espaço na cozinha.
    Não faça isso.
    • eu
    • 1 novembro 2013

# 24

Colocado por: lagoa2Sim, a casa é no Brasil.

Ah... com esse clima maravilhoso, nem devem saber o que é "isolamento térmico" ;)
  4.  # 25

Colocado por: euAh... com esse clima maravilhoso, nem devem saber o que é "isolamento térmico" ;)

Vá lá para os Estados do Sul.... e depois diga-nos qq coisa ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  5.  # 26

Colocado por: Pedro Barradaslagoa2,
    A casa tem 1º andar além disso vai roubar espaço na cozinha.
    Não faça isso.

O espaço que iria retirar da cozinha não iria fazer nenhuma falta. O mais importante era retirar a garagem da frente da casa. Desta forma, eu teria uma área mais homogênea para fazer um espaço gourmet. Anexei uma foto da minha idéia de utilização do espaço.
      Piscina lateral esquerda 7.JPG
  6.  # 27

Olha como o espaço de manobra para o segundo carro não é grande. Considerando que a largura é de 2,85m, é um perigo para mulher dirigindo (desculpe se fui machista).
    Vocês tem alguma idéia melhor para aproveitamento do espaço?
      manobra carro.JPG
  7.  # 28

Você quer fazer uma omelete mas não tem ovos: pretende ter piscina, espaço gourmet (adoro esta expressão brasileira, como adoro o conceito de suite master), estacionamento para dois carros, área de apoio à área de serviço, etc., num logradouro pequeníssimo, que em Portugal serviria para plantar um bocadinho de relva e duas roseiras... Ou seja, você não tem espaço para que isso tudo funcione bem...
  8.  # 29

Se eu te contasse que este imóvel é considerado grande em comparação com o que se tem construído aqui no Brasil. Atualmente o que estão construindo de apartamentos de 50 a 60m2.
    Com a garagem na posição original o espaço fica ainda menor. A idéia e tentar aproveitar ao máximo minha pequena moradia.
  9.  # 30

Já fui ao Brasil e não há dúvida de uma coisa, a construção por aquelas terras é de má qualidade. Isolamento? É para esquecer, nem sabem o que é. Qualquer 30 graus e as casas ficam um forno ou gastam uma fortuna em electricidade a tentar reduzir a temperatura.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  10.  # 31

lagoa2, as alterações que pretende fazer na habitação poderão ser possíveis de realizar mas será sempre necessário pedir apoio ao Eng. que realizou o projecto ou a outro Eng. da área de estruturas. Eu costumo dizer que tudo é possível, é apenas uma questão de custos...

Neste caso poderá ter que realizar diversas modificações estruturais, não só na zona de intervenção directa como também em outras zonas da habitação, que poderão conduzir a custos elevados. Mas volto a referir que antes de tomar qualquer decisão peça apoio técnico.
  11.  # 32

Agora sei que mesmo que seja possível não devo nem encostar nos pilares. Caso a planta estrutural mostre que não há pilar no local (o que acho difícil) volto a pedir auxílio.

Obrigado a todos meus amigos portugueses que tiveram a paciência de me auxiliar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
    • lagoa2
    • 8 novembro 2013 editado

# 33

Encaminharam-me a planta estrutural. Eu estava certo há um pilar no local certo?
      vigas foto.JPG
  12.  # 34

Sim. É o P1.
    Tantos pilaretes.. para quê!?! (por exemplo P6, P26)
    Mau projecto de estruturas.

Lajes com 9cm de espessura!?!?

0.0187 seg. NEW